Este é o depoimento de Breno.
Cidade com histórico conturbado e presente sereno, Vichy e o lugar para os interessados em fazer um bom curso de francês no exterior.
A escola de Cavilam possui infra-estrutura impecável e professores altamente didáticos. As aulas ocorrem durante o dia, sempre respeitando o nível linguístico dos participantes. O curso de quatro semanas custa, em média, 1000 euros.
Para auxiliar o aprendizado a escola promove diversas atividades durante a semana e final de semana incentivando a interação de todos e prática da língua francesa.
Há pessoas de todas as idades, nacionalidades e objetivos de estudo. A escola procura diversificar ao máximo as nacionalidades de cada turma. É um aprendizado fantástico pois permite conhecer diversas culturas.
A grande temporada ocorre entre os meses de junho e setembro, época de férias escolares européias.
A morada acaba sendo uma grande dúvida. Existe opções de hotéis e studios mas eu indico a opção casa de família pois, além de mais barato, você poderá praticar diariamente a língua francesa.
A moradia em casa de família inclui o café da manhã, jantar e roupa lavada e o custo médio mensal é de 730 euros. Esta opção é útil também em caso de problemas diversos na França. Infelizmente isto pode acontecer.
Maiores informações, cliquem aqui para acesso ao site da escola.
foto: Fabrice Milochau
Gostaria de complementar o depoimento de Breno lembrando a vocês que Vichy é uma bela cidade situada no centro da França. Ela está rodeada por parques e jardins. O mais famoso deles o parque Allier.
Foto Parque Celestin – Fabrice Milochau
O centro da cidade possui imóveis elegantes com uma arquitetura inglesa séc. XIX. Mas o que faz a fama de Vichy são seus excelentes spas como o quatro estrelas Hotel et Réssort Célestins.
Leia também:
- Curso de francês em Paris
- Onde aprender francês? Institut Catholique de Paris
- As 10 melhores músicas para aprender francês
- Relato: como eu aprendi o francês
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
79 Comentários
Margaret
Obrigada Lina,
Gostaria de parabenizar seu blog que é excelente! Fomos a Paris em julho/2011 e como estou sempre ligada nas suas dicas, meu marido comprou os seus dois livros de viagem(1 e 2) que recebemos em casa e seguimos todas as suas dicas. Indico para todo mundo que conheço.
Quanto a viagem da minha filha ,vou procurar ver melhor e talvez entre em contato com a Katiê Müller que você já havia indicado, para talvez uma aulas extras.
Parabéns e obrigada.
conexaoparis
Margaret
Todos gostam muito da Katíê.
Margaret
Estava pensando em mandar minha filha de 21 anos, universitária, para aprender frances na Aliança Francesa em Paris, no início de dezembro até o final de janeiro/2012, mas já me informaram que o curso da Aliança de lá é um pouco infantil e o melhor seria o curso da Sobornne. Gostaria de opiniões. Obrigada.
conexaoparis
Margaret
Não saberia te dizer se eles são infantis. A Sorbonne tem séculos de experiência acumulada. Provavelmente os cursos são mais interessantes e frequentados por alunos mais maduros.
Aninha
Olá adorei as experiências citadas. Gostaria de aprender francês assim, me divertindo , tenho pouca noção, mas facilidade para o idioma. Talvez em duas semanas de muita dedicação … agradeço se tiver boas e ( baratas ) dicas. Por exemplo: Qual a melhor época do ano? Será que posso levar uma criança para intercâmbio tb?
conexaoparis
Aninha
A melhor época do ano é fora do inverno. O inverno aqui é de meados de novembro até meados de março.
Como vai participar das aulas com uma criança. Acho complicado.
Janaina
Já obtive recomendações de professores franceses de que a escola de Vichy é a melhor escola para estrangeiros na França.
Mas, falando um pouco da minha experiência, estou há quase 8 meses estudando francês na Azur Lingua, em Nice, e minha experiência têm sido extremamente positiva. Por aqui eles dão a opção de alojamento em casa de família, residência da escola ou ainda quitinetes individuais. Sem contar que a cidade é de uma beleza estondiante. Para os interessados, abaixo um link para o site da escola:
Aprender francês em Nice
Voilà!
Vanessa
João
Muito obrigada pelas dicas . Estava insegura pois tenho uma amiga que teve uma experiência péssima em casa de família mas depois do seu depoimento fiquei bem animada a tentar .Obrigada
João
Vanessa, temos mesma faixa etária, fiz francês na FRANCE LANGUE Paris e fiquei em casa de família.
A experiência foi ótima, a idade, ao contrário do que você está imaginando, vai lhe ajudar a manter mais contato com quem a receber, para conversar adultas, afinal em geral quem abre as portas da casa são senhoras solteiras, ou já viúvas, com filhos adultos, que não moram mais com elas. Adoram papear. Achei enriquecedor.
Fiz isso em vários países e recomendo, sem dúvidas.
Agora o outro lado da moeda: num país, tive péssima experiência com uma sra., que não fez questão de ser gentil (muito ao contrário, e sem motivo). um horror !!!!
Mas ela vivia sozinha, numa ótima casa, confortável, bem localizada, excelente comida, e isso era o que me interessava, afinal não fui lá para ser amigo dela.
Isso dependerá de SORTE, de “baterem os santos” (seu e de quem recebê-la).
Em último caso, caso não dê sorte, relaxe, pense nos prós e contras, e caso ache que há mais contras do que prós, converse com a escola e eles a trocarão de família. Poder ser uma melhor, igual, ou pior, claro.
Conselho: a depender do desenrolar das coisas, se comporte como se estivesse num hotel, não ligue para a pessoa, curta sua viagem, seus passeios, faça amigos na escola, use a residência para comer e descansar.
Se precisar de ajuda, me avise.
Boa sorte !!!!
Vanessa
Obrigada pelas dicas Bruno 🙂
ricardo
o curso da sorbonne tem 5 niveis, comecando no basico para quem nao
tem nenhuma noção da lingua. Chegando à Paris vc faz uma prova escrita e uma entrevista (sem nenhum stress, sao todos muito simpaticos) para ver em qual nivel vc vai ficar. Abraços
Bruno Oliveira
Vanessa, a adaptação é fácil, fora a comida do refeitório que muita gt n gostou(pra mim dependia do dia kkkk) o resto vc se acostuma fácil. Passa boa parte do dia no CAVILAM, depois vai fazer alguma atividade ou passeio. Chega em casa pra comer, fazer os exercícios e dormir.
E qnt aos conhecimentos vc vai adquirindo kkk é intensivo, todo dia na aula, chega em casa vc acaba estudando, todo mundo tentando falar a lingua. Fora que os alunos vão se ajudando.
Vanessa
Bete,
Muito obrigada! suas dicas me ajudaram muito 😀 vou lá no site do seu filho ver as fotos com certeza