Por Ellen Bileski diretora da eComunica, agência de relações públicas do Conexão Paris.
Estudo francês desde meus 13 anos, mas nunca falei o idioma com a fluência que eu gostaria. Há dois anos comecei minha própria agência de relações públicas e alguns dos meus primeiros clientes foram instituições francesas. Um cliente francês nos indicou para outro e, em alguns meses, percebi que não era suficiente atendê-los em inglês e arriscar uma conversa em francês aqui e acolá. Faria muita diferença falar (e escrever!) francês com fluência.
Partindo dessa necessidade profissional, me deparei com a possibilidade de realizar um antigo sonho: estudar francês em Paris. Retomei os estudos com um professor particular no Brasil e comecei a me planejar para passar Janeiro de 2014 na Cidade-Luz. Por que janeiro? Porque é o único mês em que eu poderia me ausentar dos negócios sem prejudicar o andamento da agência. Meu objetivo era “destravar” o idioma e acelerar o progresso que eu já vinha fazendo ao estudar no Brasil.
Por meio de um cliente, consegui alugar um quarto com banheiro privativo na casa de uma simpática artista plástica francesa, que hoje se tornou uma grande amiga. Ela mora no bairro de Belleville, o que me deixou feliz, pois há algum tempo eu já queria explorar a arte urbana parisiense (quem me ensinou sobre Arte Urbana em Paris foi a Fernanda Hinke, que organiza tours de street art em Paris. Clique aqui para saber mais sobre eles).
Eu estava com tudo organizado, já tinha onde ficar, bilhete de avião, carta de acolhimento (veja mais informações neste post do Conexão Paris), mas ainda não tinha decidido em qual escola eu estudaria. Confesso que esta decisão foi uma das mais difíceis. Como professora de inglês que fui durante muitos anos, fiquei com medo de pagar muito caro por uma promessa falsa de “melhor método” e, ao mesmo tempo, não queria desperdiçar recursos com uma escola mediana com métodos conservadores. Outros pontos importantes para mim eram: estudar com alunos adultos, classes com no máximo 12 pessoas e ter aulas específicas para desenvolver habilidades como escrita e compreensão oral.
Pesquisei muito na internet e conversei com amigos que tinham estudado em Paris. Fiquei entre as escolas ELFE, Accord, Institute Catholique de Paris e France Langue. Acabei optando pela France Langue, que foi recomendada por uma cliente. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha.
Assim que fiz minha inscrição pela internet (o site tem uma versão em português), passei por um exame escrito disponível no próprio site da escola. Em alguns dias, uma simpática funcionária da France Langue me ligou para fazer um teste oral. Fui encaixada na turma B2, que equivale a um intermediário avançado. A própria escola me ofereceu com antecedência serviços de transfer do aeroporto e acomodação em Paris. Eu não precisava de nenhum dos dois, mas achei útil a escola proporcionar serviços agregados como estes.
Estudei três semanas na France Langue, por um total de 973 euros. Foram três horas de aula diárias, mais os ateliês de compreensão oral e escrita/expressão oral e escrita, além das aulas particulares – os tutorats – que me proporcionavam a oportunidade de esclarecer dúvidas específicas. Cheguei a estudar cinco horas em alguns dias!
A localização da unidade France Langue na qual estudei é realmente privilegiada. Fica no Boulevard des Italiens, ao lado da Ópera. Na minha classe, a maioria dos alunos tinha mais de 30 anos. O nível de educação formal de todos era bastante alto. Entre brasileiros, suíços, americanos, canadenses, poloneses, colombianos, italianos, chineses e russos tinham professores universitários, chefs de cozinha, advogados, empresários, arquitetos, religiosos, entre outras ocupações.
A escola também oferece atividades extracurriculares, como degustações de vinho (participei de uma!), passeios por Paris com os professores e aulas de civilização francesa. O mínimo de tempo possível para um curso na escola é de uma semana. Há cinco unidades: duas em Paris – a outra fica próxima do metrô Victor Hugo –, Nice, Biarritz e Bordeaux.
Tive uma reunião com executivos da escola que me contaram que fizeram a versão em português do site pensando nos estudantes brasileiros. No final, esta aventura me rendeu mais um cliente francês – a própria escola – que, nos próximos meses, começará um trabalho de relações públicas focado no mercado brasileiro.
E o meu francês? Melhorou muito. Alguns clientes que se reuniram comigo no final de janeiro em Paris ficaram impressionados com o progresso que fiz. Eu acredito que a escola colaborou muito para isso, mas a experiência de conviver com uma francesa em casa e de estar imersa na cultura e no dia-a-dia foram muito importantes para melhorar a minha fluência. Continuo a estudar no Brasil. Quem sabe eu não repita a dose ano que vem no nível C2!
Informações:
France Langue: 27 boulevard des Italiens, 75002 Paris. Telefone: +33 1 42 66 18 08 / Fax: +33 1 42 66 14 56
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Gigi
Sou grata pelas nformacoes, muito úteis. Estou procurando por um curso de francês em Paris.
Rodrigo Lavalle
Gigi, nesse link https://www.conexaoparis.com.br/categoria/informacoes-basicas/informacoes-praticas-para-sua-viagem/cursos-de-frances/ você encontra todos os artigos no blog sobre curso de francês.
Abraços.
Gustavo Gurgel
Bom dia Rodrigo.
Estou pensando em fazer o curso de língua francesa na Sorbonne de 2 a 29 de setembro de 2015. Vc acha que para esse período é necessário um “Permis de séjour” ou posso ir como turista e ficar até 3 meses sem necessidade de nada?
Rodrigo Lavalle
Gustavo, não sei te informar. Consulte o consulado francês.
Abraços.
cynthia
Ola, Ellen
Vc recomendaria este curso para alguém com nível básico em francês? Acha q 2 meses de curso seriam suficientes para falar razoavelmente? Tem idéia de quanto custaria? Abraços
Rodrigo Lavalle
Cynthia, não sei se a Ellen acompanha os comentários do blog. Sugiro que você pesquise no site da escola: http://www.france-langue.com/.
Abraços.
Cândida
Minha filha estudou na France Langue em de fevereiro a maio de 2012, em agosto de 2013 foi fazer graduação na Sorbone Paris 4, muito orgulhosa dela, e ela gostou muito desta escola.
Janaina PS
Sou professora de francês e tenho uma aluna que se interessa muito pela jardinagem. Ela busca cursos de jardinagem na França e me pediu dicas. Como não sei o que indicar, pergunto se vocês teriam alguma ideia ou algum site para procurar informações. Grata desde já, Janaina.
Rodrigo Lavalle
Janaina, tente esse link: http://www.paris.fr/pratique/jardinage-vegetation/jardiner-a-paris/cours-de-jardinage-de-l-ecole-du-breuil/rub_8339_stand_17745_port_19351.
Abraços.
Adriano
Salut Lina!
Estou começando a ler seu blog (e estou adorando!) e desta vez tive que comentar.
Belleville, um belo bairro parisiense. E também o bairro onde vou estudar durante os próximos 12 meses. Aí que vem a pergunta: pagaste quanto para te alojar nesse quarto que nos contaste no início de teu texto?
Se não for muito caro gostaria de me candidatar para lá morar.
No mais, gostaria de agradecer enormemente as informações que divulga e fazer um outro pedido: por favor, continue publicando!
Abraço
Constantino
Oi Lina, acho que o curso gratuito de francês da biblioteca do Georges Pompidour também podia ser citado. Fui durante todos os dias (úteis) por duas semanas e me foi muito útil no dia a dia com as pessoas. Se acabou essa iniciativa é uma grande pena.
Sônia
É possível fazer um curso em Paris por um ano? Eu gostaria muito de fazer na França o intercâmbio que eu vou fazer na Irlanda, que é de seis mêses de curso e seis mêses de férias, com visto de um ano, podendo ser renovado em até três anos.
Rodrigo Lavalle
Sônia, pesquise pelos cursos nesse link: http://www.france-langue.com.br/cursos.php. Existem também os cursos da Sorbonne, a leitora Amélia falou sobre eles aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/22/pariscurso-de-frances-na-sorbonne/.
Abraços.
Olga
Ellen Bileski, adorei ler sobre a sua experiência na France Langue! Vou para lá em setembro ficar um mês, e escolhi a France Langue Victor Hugo. Espero também me encaixar numa turma de idade variada, pois vou fazer 32 anos e estava preocupada em ficar numa turma de gente muito mais nova somente. Obrigada por compartilhar a sua experiência! Abraços!
Léia Gonçalves
Ellen Bileski adorei seu depoimento… eu diria que é inspirador.
Me aposentei recentemente e tenho tempo e condições de participar de uma aventura desse tipo. Se a coragem superar meu medo, vou te pedir mais conselhos.
abs
Léia