Veja a receita do famoso prato da culinária francesa, o steak au poivre. Saiba também como ele apareceu e a história da pimenta do reino.
Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris
A pimenta do reino é uma especiaria antiga e as civilizações passadas já a utilizavam muito antes dela desembarcar por aqui. Os romanos apreciavam a pimenta do reino longa. Os grãos redondos e pequenos, que usamos hoje, serviam somente para disfarçar o sabor do vinho quando este começava a ficar azedo.
A pimenta do reino chegou à França no século XII nas malas dos monges itinerantes. Famosa por suas virtudes afrodisíacas, ela era símbolo de poder e virilidade. Ela era uma mercadoria preciosa, tão valiosa quanto o ouro e a prata.
Hoje, quando falamos em pimenta pensamos logo no steak au poivre. De acordo com o especialista Francis Marie esta receita data do século 19 e foi inventada nos bistrôs da Normandia. Os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios, desejosos de pratos apimentados e suas supostas propriedades afrodisíacas.
Receita Steak au Poivre Clássica
. 3 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grãos
. 4 pedaços de carne bem espessos com cerca de 120g cada
. sal
. 2 colheres de sopa de manteiga
. 1 colher de sopa de óleo
. ⅓ xícara de conhaque
. 1 xícara caldo de carne
. ½ xícara de creme de leite
Coloque a pimenta em um pano de prato limpo, em seguida esmague pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo. Atenção, a pimenta deve ser quebrada e não transformada em pó. Transfira a pimenta para um prato e enrole os filés nela para que fiquem uniformemente revestidos. Tempere os filés com sal.
Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira a carne para quatro pratos aquecidos. Cubra com papel alumínio para mantê-los aquecidos enquanto prepara o molho.
Aqueça a mesma panela que estava a carne e adicione o conhaque. Flambe cuidadosamente. Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário. Deixe o álcool queimar cerca de 1 minuto, em seguida adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade, cerca de 4 minutos. Adicione o creme e cozinhe, mexendo ocasionalmente uns 4 minutos. Tempere com sal e despeje sobre bifes. Sirva com batatas coradas.
Um dos meus lugares favoritos para comer Steak au Poivre é o Chez Paul.
Chez Paul: 13 rue Charonne, 75011 Paris. Tel.: + 33 01 47 00 34 57. Metrô linha 8; estação Ledru-Rollin.
Clique aqui para conhecer os roteiros gastronômicos em Paris que a Karen oferece aos leitores do Conexão Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Ana Maria Bezerra Vettorazzi
Amo Paris e adorei o Conexão Paris, no qual todo dia reavivo lembranças ótimas…
Karen Goldman
Oi Eymard! Na verdade as duas são a mesma, só que a verde foi colhida antes e preservada em salmora ou desidatrada para não amadurecer. Quando fui pesquisar para escrever este artigo descobri que as duas opções são consideradas “classicas” para este prato. Sendo que a preta é mais fácil de achar e por esta razão largamente adotada. Na escola de cozinha no entanto aprendi a com a verde na aprendizagem e com a preta no restaurante-escola.
um abraço!
eymard
Karen, me ajude com uma questão: eu já vi (e ate prefiro) este prato com a pimenta do reino verde e não com a preta. Mas a clássica é mesmo com a preta? é isso? Com a pimenta verde seria uma variação?
Luciana Oliveira
Nossa é mesmo, tinha me esquecido deste artigo artigo rsrs. Muito obrigado, Abraço.
Luciana Oliveira
Olá, gostatia da uma dica para algum bar bacana para assistir a final da liga dos campeões, no proximo sábado, ai em Paris.
Grande abraço.
Rodrigo Lavalle
Luciana, essa semana nós publicamos um artigo com endereços de vários bares onde é possível assistir aos jogos da Copa do Mundo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/05/13/bares-para-assistir-a-copa-do-mundo-em-paris/.
Abraços.
Karen Goldman
Oi Fernanda, a Paris é uma caixinha de surpresas ; ) mas acho que no começo de Outubro dá pra fazer um piquenique sim. Vamos torcer!
Silvia
O Chez Paul é o meu preferido há anos!!!! e o preço muito bom!
Vivian Campanelli - Destinos e Receitas
Lina e Karen,
Amei de paixão a receita e, com as devidas e mais do que merecidas referências, publicarei ela no meu Blog (Destinos e Receitas), ok? Espero que estejam de acordo. Se não estiverem, por favor me comuniquem e prontamente retirarei o post.
fernanda
Olá,
adoro o conexão! vou a paris em outubro e gostaria de saber se dá para fazer pic-nic nessa época. obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, pode ser que sim.
Abraços.
Moacyr
Nossa que delicia! Deixou agua na boca!!