Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris
Em 1343, o Rei Felipe VI criou na França o “imposto sobre o sal” tornando-o assim um artigo de luxo. Neste momento, a manteiga salgada, amplamente consumida nos lares franceses, foi substituída pela manteiga sem sal.
No reino vizinho, a Bretanha, que até então não fazia parte da França, esta lei não foi aplicada e a manteiga continuou salgada.
Na França, até hoje, come-se manteiga sem sal, exceto na Bretanha onde a manteiga salgada se tornou um dos símbolos da região.
E o caramelo salgado?
O caramelo era uma receita clássica e ancestral feita com açúcar e creme. Mas, em 1977 um chocolatier da cidade de Quiberon, na costa oeste da Bretanha, resolveu experimentar colocar um grande pedaço de manteiga salgada no caramelo. Ao mudar completamente seu gosto, ele criou um dos doces preferidos dos franceses: o caramel au beurre salé.
Receita do caramel au beurre salé:
160g de açúcar
80g de manteiga com sal
200ml de creme de leite fresco.
Em uma panelinha derreta o açúcar até virar uma calda cor de âmbar. Este processo leva de 3 a 4 minutos. Em outra panelinha esquente o creme de leite até levantar fervura.
Fora do fogo adicione o creme de leite na calda, devagarinho, sem parar de mexer até que o todo fique completamente incorporado. Se embolotar um pouco, não tem problema. Volte com a panelinha para o fogo bem baixo e continue mexendo. Adicione a manteiga, misture bem.
Depois de pronto, coloque o caramelo em um recipiente de preferência de vidro.
As maneiras de degustar este caramelo são inúmeras: com sorvetes, frutas, no recheio de crepes (outra iguaria bretã), bombons, bolos.
Você ainda pode adicionar: nozes e castanhas se quiser.
Eu gosto muito de comer na colher, com uma pitadinha de flor de sal em cima.
fonte: www.caramelaubeurresale
Clique aqui e conheça todos os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela Karen.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
32 Comentários
Marcia Rozas
Só uma pergunta de quem não entende nada de cozinha, mas vai se aventurar: o creme de leite é fresco ou de caixinha?
Morrendo aqui só de pensar no saber dessa receita.
Rodrigo Lavalle
Márcia, eu também não entendo nada de cozinha por isso sigo à risca as receitas! Essa pede creme de leite fresco!
Abraços.
Aurea Borne
Karen, eu fiz! Se ficou bom? bem, segui sua sugestão e comi de colherinha, com uma pitada de flor de sal de Camargue, que trouxe da última vez que fui aí…. hummmmm… morri! é maravilhoso! Amei!!! Valeu a dica, como sempre perfeita, do CP. bjksss
Aparecida Vicentin
Tudo de bom esse post
Vou experimentar esta receita
Chegou na hora certa
Abraços a todas que admiram a culinária francesa
elizabeth fernandes
Karen,
Posso usar um doce de leite de qualidade ao invés de dissolver o açúcar?
Rodrigo Lavalle
Elizabeth, a Karen responde: “Oi Elizabeth, nunca testei esta receita com doce de leite não. Por isso se você quiser o mesmo resultado do caramelo tradicional, melhor não arriscar. Um abraço. Karen”
maria julia
Adorei as receitas erea bom se pudesse enviar atraves do computador mas ja sinto o gosto so pensando
Ana Belli
Muito obrigada por este post. Receita deliciosa!!! Eu fiz e lembra (e muito) os doces com caramelos que comi em Paris. Agora descobri o segredo!!! hehehe.
Mas vai uma dica para quem for fazer: cuidado quando for misturar o creme de leite com o caramelo: ele borbulha demais e pode passar por cima da borda da panela. Sugiro fazer em uma panela maior, pois o meu fogão ficou uma me-le-ca depois… Abraços!
Sonia
Adorei a história e a receita !!! Eu vou fazer!!!
MônicaSA
Adoro os posts preparados pela Karen. Os ingredientes são sempre de ótima qualidade: cultura e gostosuras. De comer rezando