Durante um agradável jantar com amigas brasileiras, uma delas me contou que tinha sido vítima do golpe do anel.
Uns dias após este jantar, voltando da minha caminhada habitual nos Tuileries, presenciei na rue da la Paix uma tentativa do golpe do anel. Os golpistas são numerosos e bem estruturados.
Tudo se passa da seguinte forma. Quando você estiver caminhando, de repente uma jovem apanha no chão, na sua frente, um anel. Ela te oferece a jóia dizendo que pertence a uma religião que a proíbe o uso de adereços. Você agradece e recusa a oferta, ela insiste, explica que acabou de encontrar este anel no chão, o coloca na sua mão e vai embora. Uns minutos após ela volta e te explica que aquele dia é um dia de sorte para você e que ela gostaria que fosse um dia de sorte para ela também. Se você não a presenteia com alguns euros ela vai te pedir. Se der somente uns 3 ou 4 euros achando que com esta soma vai acabar com a história, ela vai te chamar de avarento e mesquinho.
Agora você já está avisado. Se alguém quiser te presentear com um anel, recuse, não dê conversa e apresse o passo.
A foto acima e o anel que a minha amiga ganhou no seu dia de sorte.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
136 Comentários
Célia
Lina,
Em uma semana q passei em Paris c o meu marido fomos abordados 5 vezes, da segunda em diante o meu marido falava p o golpista: outra vez??? Dai ele caia fora
Vinícius
Oi Lina, amo as suas dicas, fui a Paris no mês passado e elas foram muito úteis.
Como eu sou jovem e viajei sozinho, ninguém tentou me aplicar nenhum golpe (vantagens… rsrs), mas vi uns caras tentando o golpe da pulseira em montmartre e também um outro tipo de golpe, naquela rua na lateral esquerda da igreja, onde existem várias lojinhas de souvenirs, os homens abordam normalmente casais, de uma forma meio incisiva, tentando fazer um desenho da pessoa, é bem desagradável.
Mas isso não ocorre só em Paris, em Roma, por exemplo, tem um golpe muito frequente na Piazza di Spagna e na Fontana di Trevi, um cara chega com uma rosa e tenta enfiar na sua mão, se a pessoa pega, tem que dar um dinheiro para ele, é um absurdo, pois eles surgem de repente e praticamente colocam a força a flor na sua mão… Mais uma vez, o alvo preferencial são mulheres. É necessário estar bem atento e manter as mãos fechadas… Uma pena…
Camilla
Esse do anel aconteceu comigo na Ponte tb, mas como não sou exatamente uma pessoa receptiva não deu em nada. Na chegada da torre tb tem um golpe, uma suposta mulher muda que fica pedindo dinheiro e pede pra assinar uma lista, sabe-se la pra que.
Agora o pior mesmo foi em Berlim, uma “bosnia” com ingles super fluente e vestida de mendiga pedindo 10 euros de esmola. Oi? 25 reais de esmola? Tive que rir, né?
tukinha
Estive em Paris no começo do mês, qualquer pessoa que se aproximava da gente apertávamos o passo ou fingíamos não ser conosco.
Acho que demos sorte!
Sabes o que são aqueles ambulantes com pedaços de linha na mão?
Beijos
p.s: usei muito as dicas do blog em minha viagem, são muito valiosas.
Tais
Tudo em Paris é chique. Até os assaltantes te dão brinde antes do golpe. Seria cômico se não fosse trágico.
Renata Tavares
Tentaram me aplicar o golpe duas vezes na Champs Elisees kkkkk credo, nem sabia q era golpe, mas como não falo com estranhos e ainda mais em fora do meu país… nem dei conversa. Bom saber…
Erica
Acabei de chegar de Paris e uma moça tentou aplicar o golpe comigo e meu marido. Falamos que não queríamos nada e que se ela achou, que ficasse com o anel.
Mas esse golpe é mto comum mesmo, outro dia vi uma mulher com o anel na mão, abaixando e depois tentando aplicar o golpe em outra pessoa. Absurdo, né?
Tomem cuidado, é só não dar bola e se afastar.
Marcelo
Nao sabia deste golpe. Logo no primeiro dia em Paris (28/2/2011) estava sozinho tirando umas fotos perto da Torre Eiffel e uma mulher, por volta dos 30 anos, se aproximou e comecou com a mesma historia narrada por todos acima, de dia de sorte e tudo o mais. Colocou o anel na minha mao. Como estava concentrado com as fotos, nao entendi muito bem o que se passava e me virei para continuar fotografando. Entao ela volta e pede um dinheiro para o cafe. Neste momento caiu a ficha de que era alguma malandragem. Comecei a falar que nao entendia o que ela estava pedindo, e disse em ingles que nao tinha um centavo. Entao ela pegou o anel da minha mao e se foi (gesto que por si so entrega o golpe, pois ela havia me “dado” o anel segundos antes).
Olival Jr
Semana passada fui abordado 2 vezes em menos de 5 minutos na Champs Elysée. Impressionante! Estava com meu filho (de 9 anos) e parei por pouco mais de 30 segundos para consultar um mapa online no smartphone. Olho pro lado e lá está o sujeito se abaixando e se levantando com um anel em minha direção. Virei as costas no mesmo instante e conduzi meu filho pra bem longe. Andei um bom pedaço da avenida e quando parei de novo pra tentar fazer a consulta, de novo alguém “acha” um anel aos meus pés. Novamente, quando vi o sujeito se erguendo com o anel já fui pra bem longe. Desta vez parei dentro de uma galeria e pude fazer a consulta ao mapa em paz.
Jane
Valeu por mais essa Lina.