Durante um agradável jantar com amigas brasileiras, uma delas me contou que tinha sido vítima do golpe do anel.
Uns dias após este jantar, voltando da minha caminhada habitual nos Tuileries, presenciei na rue da la Paix uma tentativa do golpe do anel. Os golpistas são numerosos e bem estruturados.
Tudo se passa da seguinte forma. Quando você estiver caminhando, de repente uma jovem apanha no chão, na sua frente, um anel. Ela te oferece a jóia dizendo que pertence a uma religião que a proíbe o uso de adereços. Você agradece e recusa a oferta, ela insiste, explica que acabou de encontrar este anel no chão, o coloca na sua mão e vai embora. Uns minutos após ela volta e te explica que aquele dia é um dia de sorte para você e que ela gostaria que fosse um dia de sorte para ela também. Se você não a presenteia com alguns euros ela vai te pedir. Se der somente uns 3 ou 4 euros achando que com esta soma vai acabar com a história, ela vai te chamar de avarento e mesquinho.
Agora você já está avisado. Se alguém quiser te presentear com um anel, recuse, não dê conversa e apresse o passo.
A foto acima e o anel que a minha amiga ganhou no seu dia de sorte.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
136 Comentários
Lúcia
Uma pessoa as vezes na rua nunca anda segura. Aqui em Lisboa nunca apanhei assim nada parecido e agradeço por isso.
Mas a 3 anos quando estive em paris fui ao Sacre coeur e lá estavam uns rapazes que vinham ter connosco e se metiam a fazer pulseiras nos nossos pulsos e depois davam tipo um nozito. Por mais que uma pessoa disse-se que não queria eles continuavam ali parados. Depois de eu farta daquilo perguntei quando era e ele disse que era 5 euros. Eu meti a mão no bolso e tirei uma moeda de 1 euro e disse que só tinha aquilo e ele aceitou.
Mas fiquei um pouco constragida pois eles praticamente obrigaram-me a ficar com a pulseira.
Karen
Bahhh…. tentaram me pegar tb!
Graças a Deus não caímos, foi bem em frente ao Louvre.
Dolores
Estive em Paris entre os dias 04 e 09/12/08, também tentaram me aplicar o golpe do anel. O mais estranho li os relatos anteriores, os golpistas são os mesmos, atuam nos mesmos locais, mas não são presos.
Marisa
Quando em Paris com minha filha, funcionários do Hotel e de outros lugares , achavam que eu era russa…E das outras vezes que ela voltou , com o marido, que parece um alemãozão, nunca passamos por esta situação! Será que só atacam turistas que não pareçam europeus? Ou foi apenas sorte, em várias ocasiões nunca termos sido abordados? Sei lá!
carla
em 26 de outubro ultimo eu estava atravessando o jardin Tuileries e uma moça tentou comigo, mas como eu havia lido nesse blog, não caí no golpe – logo já afastei a moça.
Obrigada pela utilidae desse blog !
Um abraço,
Carla
Miri
Tentaram por duas vezes aplicar esse golpe comigo e meu marido em junho, perto da torre e na Ponte Alexandre III.Como cariocas, desconfiamos e não demos atenção ao rapaz e saimos de fininho.
Mas, concordo com a Ana Claudia, nem a tentativa dos golpes tirou a magia de Paris!!! Quero voltar!!! Que saudade!!!
Ana Claudia
Fui abordada por uma moça na frente do museu D’Orsay. Dei uma de desentendida, que não falava francês e saí de fininho. Em Montmartre também tentaram nos pegar com o golpe da pulseirinha. Recusamos e os golpistas chamaram meu marido de bobo, achando que não entenderíamos. Minha primeira reação foi falar: Bobo é você! Aí eles começaram a se desculpar, gritando, até porque já tínhamos andado bem. mas fiquei com medo depois disso, pois não se sabe com quem estamos lidando. Mas na hora não deu pra segurar! Quem estiver indo para lá agora, cuidado! Ah, e cuidado também com os vendedores de souvenirs, pois eles te encurralam de uma tal maneira, que é preocupante, principalmente no Trocadero. Mas nem esses golpes, nem essa preocupação tiram o brilho de Paris, que é a cidade mais linda do mundo! Parabéns pelo blog, nos ajudou muito.
Nadia
Acabei de chegar de Paris e os amigos que estavam comigo foram vítimas de um golpe parecido, mas com jaquetas de couro… o golpista era aparentemente italiano, falante, simpático e envolvente. Estava de carro e parou para pedir informações a meus amigos. Explicou que não poderia ficar com aqueles casados (deu uma razão da qual não me lembro) e entregou duas sacolas, cada uma com dois casacos (masculinos e femininos, 2 de cada). Continuou a conversar e reclamou de falta de grana, pediu dinheiro a meus amigos. Minha amiga, constrangida, devolveu a sacola e meu amigo tentou fazer o mesmo, mas o italiano não aceitou. Eles acabaram dando tudo o que tinham (cerca de 50 euros!). Para sorte deles, a troca valeu a pena, pois os casacos realmente eram de couro e estavam em bom estado… mas o importante é notar como a gente fica vulnerável a estes vigaristas e acaba fazendo o que eles querem! Parabéns pelo blog
CJ
Eu presenciei este golpe no Champs Elysees. Eram dois caras tentando direto… Não vi ninguém caindo, mas iam arrumar um barraco se alguém desavisado cedesse! Adoro este site e obrigada por tudo
Juliana
Triste saber que há imigrantes que ao invés de se ocuparem com trabalhos honestos e contribuirem para o crescimento do país que os acolheu, vivem de golpes, de desonestidades, de roubo…Esta situaçao fomenta ainda mais o preconceito e a xenofobia de boa parcela dos franceses, o que me preocupa bastante – vide o crescimento de partidos de extrema-direita na Europa.