Durante um agradável jantar com amigas brasileiras, uma delas me contou que tinha sido vítima do golpe do anel.
Uns dias após este jantar, voltando da minha caminhada habitual nos Tuileries, presenciei na rue da la Paix uma tentativa do golpe do anel. Os golpistas são numerosos e bem estruturados.
Tudo se passa da seguinte forma. Quando você estiver caminhando, de repente uma jovem apanha no chão, na sua frente, um anel. Ela te oferece a jóia dizendo que pertence a uma religião que a proíbe o uso de adereços. Você agradece e recusa a oferta, ela insiste, explica que acabou de encontrar este anel no chão, o coloca na sua mão e vai embora. Uns minutos após ela volta e te explica que aquele dia é um dia de sorte para você e que ela gostaria que fosse um dia de sorte para ela também. Se você não a presenteia com alguns euros ela vai te pedir. Se der somente uns 3 ou 4 euros achando que com esta soma vai acabar com a história, ela vai te chamar de avarento e mesquinho.
Agora você já está avisado. Se alguém quiser te presentear com um anel, recuse, não dê conversa e apresse o passo.
A foto acima e o anel que a minha amiga ganhou no seu dia de sorte.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
136 Comentários
Patrícia Venturini
Toda cidade grande tem seus problemas, e Paris não escapa! Tá comprovado que não vale a pena dar conversa na rua…
malupp
Nossa Lina , comigo tb aconteceu agora qd estava aí em setembro , qd voltava do passeio de barco pelo SENA na altura da Ponte Alexandre, era um senhor com cara de humilde e cheguei a achar que era da argola da minha bolsa, ele realmente falou que era meu dia de sorte e que podia ficar com o anel , mas como eu nao entendi muito o que estava acontecendo ele desistiu e resolveu pegar de volta o anel…;imagina se o cara comecasse a me xingar ,ia ficar com uma pessima lembrança de Paris, ainda bem que nada mais grave aconteceu!! Incrível!!
Liana
Tbém fui abordada com essa história agora em setembro… Duas vezes; uma eu estava sozinha, perto da Torre e na segunda vez, com um brasileiro (e um mapa) perto do Louvre. E o melhor é que vinham falando em inglês: “is gold?”
Em Montmartre também fui abordada, desta vez com a história da pulseirinha, mas saí rapidinho. Dizem que essa pilantragem é ainda pior, porque vc acaba virando uma espécie de “alvo”, mesmo depois que eles te fazem pagar uma “fortuna” pela pulseira.
Enfim, isso existe em td lugar do mundo… O melhor é ficar bem atento à coisas e pessoas estranhas, sempre!
Waleska Marin
Acabei de voltar de Paris e vi pessoas aplicando o golpe do anel em frente ao Louvre, na Ponte Alexandre e em outros lugares com turistas distraídos. Todo cuidado é pouco!
Mesmo com todo cuidado que tive, fui roubada no aeroporto Charles de Gaulle sem nem sentir, levaram a pasta onde estava o meu passaporte e o do meu marido. Perdemos o vôo, tivemos que ir até a embaixada brasileira (onde fomos muito bem tratados!) para conseguirmos uma autorização de viagem e só depois conseguimos um outro vôo.
Mesmo com esse desfecho chato, a viagem foi ótima! Paris é uma cidade mágica e com certeza quero voltar!
Gostaria de aproveitar pra agradacer as dicas que li aqui sobre o passeio a Reims, o tour de champagne é fantástico! O passeio por Montmartre também segui a risca e adorei caminhar pelo bairro!
Márcia
Oi, Lina.
Tentaram comigo no pátio interno do Louvre, uma moça, dizendo que achou o anel, mas que a religião dela não permitia, desse jeitinho, eu não quis aceitar, ela insistiu e foi logo falando de uma ajuda em euros. Aí eu devolvi o anel e cortei a conversa, indo embora.
Ronaldo
Esse eu não conhecia.
Já tentaram comigo um golpe dos tickets do metro, numa das primeiras vezes que eu estava tentando decifrar a máquina automática de tickets e devia estar com uma cara de turista perdido 🙂
Uma senhora começou a falar comigo e oferecer tickets que ela tinha. Tentou até pegar meu dinheiro e colocar os tickets na minha mão. E não gostou quando eu disse que nao precisava de ajuda. Me mandei e fui pegar o metro em outra estação, pq ela nem me deixava usar a máquina.
Eu, muito desconfiado, me mandei e fui pegar o metro em outra estação.
Claudia Pimenta
oi lina! ah, que saudade… ainda não tinha tido tempo de vir me atualizar por aqui… e não é que eu quase caí no golpe do anel? foi na place de la concorde, saindo das tuileries. eu e meu marido vimos a moça se abaixar e levantar alguma coisa, dirigindo-se a nós. como vivemos no rio e a violência é grande, nos afastamos fingindo não entender do que se tratava! isto está comum assim? nossa, não sabia! ainda bem, que nos fizemos de desentendidos… no entanto, voltar a paris foi ótimo e foram dias mt gostosos. espero que vc esteja ótima! bj gde e boa semana!
Simone
Olá Maria Lina,
Estive em Paris no início do mês e por duas vezes nos ofereceram o anel: em frente ao Grand Palais e no Arco do Triunfo. Apenas recusamos – apessar da insistência – e apertamos o passo!!
um abraço e parabéns pelo blog !!
cris
Maria Lina,
ocorreu uma tentativa de golpe comigo na Ponte Alexandre, a caminho do Jardin des Tuileries . Mas no meu caso não se tratava de uma jovem, e sim uma senhora, que se aproximou com a justificativa de perguntar se o anel era nosso. Depois a história se desenrolou exatamente do modo como você descreveu, inclusive com os insultos no final.
um abraço
Ana Tereza
Obrigada pela visita ao PBP! Agradeço tb à dica sobre o golpe do anel, como estou indo passar o feriado da Toussaint em Paris vou ficar de olho em todas as suas dicas. Quanto ao restaurante do hotel deve ser um sonho, mas vou aguardar outras opçoes mais “baratinhas”. Beijos e até breve.