Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Mario
Hoje roubaram meu iPhone em Montmatre. Cheguei com os policiais na escadaria para ver se encontravamos as pessoas e todos se esconderam. Voltei lá e eles me ofereceram as tais pulseiras. Falei nao e bati boca feio com eles. Xingaram um monte, em bando, mas nao fizeram mais nada que isso. Nao recomendo a área. Desnecessário passar por isso. Passei um tempão na delegacia para nada.
Vitor Ikeda
Sofri um novo tipo de golpe, fiquem atentos:
Passei num mercadinho e comprei um único produto de 10 euros. Qdo cheguei em casa o mesmo mercadinho havia debitado 47,77 Euros. Provavelmente falsificaram minha assinatura. Como meu cartão era o visa travel money, não havia seguro nem senha. Ele simplesmente passou duas vezes o cartão. Fica a dica: se fizerem compras, fique de olho na máquina de débito. Amanhã vou na polícia procurar meus direitos (aqui na França) e pedi para não autorizarem a trasnferencia bancaria, espero que de tudo certo.
Sobre os outros golpes, muito cuidado pessoal: todos os golpistas andam em grupos e são intimidadores. A melhor coisa é não olhar na cara deles, não conversar, não dar atenção. Passe direto e sem conversas.
O metro frances nao oferece nenhuma seguranca e vc pode ser facilmente assaltado ou furtado la.
Julia Regina
Estou indo a Paris em setembro. Fiquei com medo após lê sobre este golpe. Que cuidados devo tomar?
Abraços e obrigada.
conexaoparis
Julia
Não fique com medo. Faça cara feia e não dê papo.
Andréia Nery
Acho que pior que este “golpe” foi o que ocorreu nas proximidades do Hotel ATN em Paris. Já relatei aqui em outro post.
As pulseirinhas estão se tornando pragas continentais já que na Itália fui (mês passado) muito importunada. Um dia decidi estender meu pulso e fiquei o restante da viagem com ela para que eles me deixassem em paz. Fica a dica.
Amélia
Acho que vou levar a aminha pulseirinha de casa, assim evito amolação, na ida e na volta, rsrsrs
Fabio Silva
Bom, eu e minha esposa passamos pelos mesmos inconvenientes que a maioria, no caso próximo ao funicular, com direito a pulseirinha que começa no dedo e e vai pro pulso. Fiquei muito receoso de enfrentá-los porque a primeira coisa que vem à mente é proteger a esposa, tentando fazer com que os infelizes não tenham nenhuma reação perigosa.
Mas fica uma dica se você cair no golpe (que eu chamo mesmo de assalto): Se for na ida pra Sacre Cour, mantenha a pulseirinha no pulso até voltar, porque isso nos ajudou a desviar dos que vieram tentar nos colocar a pulseira na volta. Nós mostravamos e eles se afastavam. Se tivessemos tirado antes, iriam nos perturbar de novo.
Abraços
Jose Bustamante
Eu consegui passar duas vezes e vi que eles são realmente muito ríspidos. Eles ficam, também, nas escadas que dão acesso ao bondinho.
Priscila
Estive hj mesmo lá e pra mim a melhor dica é botar a mão no bolso ou cruzar os braços. Se alguem se aproximar vc diz não, obrigado. Acho que não precisa desviar o caminho! Abraço!
Lanny
Sobre Salvador, usei uma tática que funcionou e meu marido ficou boquiaberto: eu disse “sou crente” (pq as pulserinahs sao de santo católico, né?) Os moleques saíram de perto de mim na hora. By the way, não sou evangélica (já fui) nem católica. Mas sei da restrição dos evangélicos com santos… Sobre Paris, estava com um amigo que só dizia mérci, mérci e passava reto, sem nem olhar pra eles.. funcionou tb.
Stefanie
Gente… fui ontem conhecer a Basílica Sacré cour, e sofri abuso pelas mulheres que ficam pedindo ajuda para o grupo de surdos-mudos. Acho que vocês devem conhecer. Elas ficam espalhadas por toda Paris, mas lá comigo foi bem pior. Uma delas chegou a enfiar a mão dentro do meu bolso para procurar dinheiro. Achei isso um absurdo sem tamanho.