Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Martha Portes
Voltei de Paris dia 07/08/10, fiquei hospedada em Montmartre, detestei, aliás todos que estavam comigo. Quanto aos golpes na escadaria não tive problema porque fui muito cedo ainda não havia ninguém era sexta-feira. Fiquei hospedada na Rua Boulevard Barbés, muito movimentada, mas as pessoas são muito estranhas dava medo, uma mistura de raças e religiões, sair a noite nem pensar só se fosse de táxi. Fiquei o tempo todo com a sensação de que a qualquer momento ia acontecer algo ruim. O hotel então nem se fala os funcionários eram extremamente mal-educados, não podíamos falar nada porque nós é que éramos pessoas estranhas, tivemos que engolir a seco.Conhecer os pontos turísticos,td bem, mas se hospedar não recomendo. Foi uma experiência horrível
Beth
Silvia
São apenas tentativasde golpes, risos.
Cai no golpe quem quer… ou for muito crédulo!
Eu pessoalmente não gosto muito daquela região. Fui lá uma vez para conhecer e nunca mais voltei…
Abs.
SILVIA
Lina a policia não tenta fazer algo para acabar com estes golpes?
bjo
conexaoparis
Silvia
Não são atos graves. A polícia está mais preocupada com drogas, assassinatos…
Luana
concluindo: fiquei sem o resssarcimento dos impostos pagos.
Luana
Acabei de chegar de Paris e posso testemunhar todos esses golpes que os amigos leitores do blog narraram. Fiquei impressionada com as abordagens: na Torre Eiffel é um inferno, dezenas de negros enormes tentando aplicar o golpe da flor. Estamos em grupo de 5 pessoas, à noite e fiquei doida pra ir embora daquele local.
No dia seguinte fui furtada no Metrô de Paris. Levaram-me 200 euros restantes e os meus 2 cartões de crédito. Abriram a minha bolsa, o bolso pequeno dentro dela e tirarm tudo. A minha sorte é que estava com meu marido, porque sozinha iria ter que lavar pratos para voltar pra casa.
Na volta, no aeroporto, tentei ressarcir os impsotos pagos através do tax free e os atendentes me exigiram além da nota fiscal e dos documentos necessários que eu mostrasse o check in e OS PRODUTOS! Mas como eu já havia despachado as malas no check intentei argumentar mostrando-lhe os documentos necessários. Eles foram arrogantes e super grosseiros.
Paris é linda, mas…
Giovanna
Eu acabei caindo…
No momento estava sozinha, e eles me abordaram insistentemente, e acabei deixando eles trançarem a tal pulseirinha no meu braço.
Dei 0,50 cents para eles, aí eles disseram, – não não “madame” 1,00.
Mas o lance é realmente fazer cara de brava, nào olhar para eles e ir saindo pisando duro…. só depois aprendi!
Beth
Cesar
Em Paris uso simplesmente um “Allez” firme e sério e sempre foi o suficiente. Meu marido se diverte com o meu “argot”…
Cesar
Quando estive em Montmatre (abr 2010), por incrível que pareça, não fui abordado por nenhum desses “golpistas”. Não me surpreenderia se fosse porque, aqui no Brasil já sofri constrangimento muito maior na Catedral de Fortaleza. Foi um golpe parecido com o da fitinha (lá eles usam um crucifixo de madeira) e são tão insistentes e mal educados que fica difícil escapar quando eles o escolhem como vítima. Em Paris, comigo e minha esposa tentaram o golpe do anel próximo ao D’Orsay e tentaram vender-nos miniaturas da Torre Eifell. Em ambos os casos, utilizei-me do recurso que várias pessoas citaram aqui: olhei em frente e, no máximo, quando insistiam utilizava “non, merci” ou “no, thanks”, curto e seco sem encarar o cara. Deu certo ou dei sorte, mas acho que o fato de ser homem influencia um pouco no resultado final da abordagem do golpista.
Abraços
Ana Luisa
Lina,
queria saber se repondendo essas pessoas em francês ajuda alguma coisa. Não tem policiamento nenhum na área?
Irei pela primeira vez a Paris mês que vem e confesso que estou assustada com os comentários. Principalmente por ser jovem e estar indo apenas com uma amiga.
conexaoparis
Ana Luisa
Não precisa nem reagir com brutalidade. Basta ficar séria e dizer non, s’il vous plaît.
Não fique com medo.
Thiago Pedreira
Percebi que a maioria das pessoas que foram envolvidas com o golpe que aqui escreveram, são mulheres !! Isso não quer dizer que sou “machista” e sim de que eles devem se aproveitar disso para intimidar a vítima !! Estarei indo com minha esposa em agosto e com certeza iremos seguir os diversos conselhos acima. Bruno .. não deixe de dar um retorno se gostou da experiência , ok ?