Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Charmene de Cara
Mas não era isso que eu queria comentar… fui perseguida por uma pedinte da Bósnia atrás do Musée de la Mode e ainda levei bronca de uma francesa pq não queria ajudar a pedinte que me perseguia. Depois fui abordada na Notre Dame mas já estava mais escolada e passei reto.
Percebi que mulher turista (a Mi já é francesa, não conta) andando sozinha em Paris sim atrai uma atenção desegradável de pedintes. No metrô eu não vacilava de jeito nenhum.
Charmene de Cara
Brigada pela parte que me toca Mi,hahahahahah. Andando sozinha, humpf!!!
Fabiana Lagassa
Cheguei essa semana de Paris….no bondinho tb se encontravam essas pessoas que nos abordaram, tivemos que nos exaltar com eles, pois são bem insistentes….passamos tb pelo golpe da aliança em frente ao Museu D’Orsay….e lógico pelos vendedores insistentes de torrezinhas em volta da Torre Effeil, o que tenho para dizer é que temos que ignorá-los, de preferência nem olhar nos olhos deles, assim nos deixam em paz….
Fernanda
Infelizmente esses golpistas estão em qualquer lugar. A única razão de Montmartre estar no meu roteiro de viagem é a minha mãe. Se eu fosse sozinha passaria bem distante desse lugar. Seja aqui ou no orkut esses relatos de golpes e intimidações se repetem. Uma pena!
Patrícia
Eu e meu marido chegamos no Brasil ontem e infelizmente também sofremos esse tipo de assédio.
Tentaram aplicar o golpe da aliança em nós na Place Vendome e ficamos assustados pois o rapaz continuo nos encarando. Vimos o mesmo golpe na Place de la Concorde.
Quanto ao golpe da fitinha… Este está em todo lugar pois também vimos em Veneza e em Milão.
Pelo menos as cidades menores ainda continuam tranquilas.
Ronnye
Ah, aconteceu comigo também. Me pediu o meu, ele fez a pulseirinha na hora e eu ingênuo achando que ele precisava de ajuda, depois amarrou no meu braço e queria me cobrar 15 euros. Eu dei umas moedinhas e fui embora. Bem constrangedor. Em Salvador é a mesma coisa nos principais pontos turísticos.
Renée
David,
É isso , como já estamos calejados…sejamos mais espertos…
Fernando Diniz
Não adianta pegar o bondinho, porque eles ficam um pouco antes da escada principal, abordando os turistas que vão a pé pela escadaria principal também. Fui “vítima” disso em 2007 e, no ano passado, também tentaram me pegar, mas aí eu já estava ligado.
É bem como a Etienne relatou. Eles ficam trançando uma pulseira “rasta”, com as cores da jamaica, enquanto te dizem, em inglês, “isso vai te trazer muita sorte”. Papo furado.
Aí te pedem, depois, cinco euros. Eu me recusei a pagar o valor pedido, o cara ficou meio brabo. Mas, sabe como é, somos brasileiros… para dar medo eles tem que ser um pouquinho mais audaciosos. Dei 2 euros e caí fora.
Dessa vez, passei rápido, respondendo “não obrigado˜. Coloquem as mãos nos bolsos! Essa é uma boa dica. Montmartre está perdendo o encanto…
Flávia
Eu e meu marido (na época, namorado), estivemos em Paris em dezembro de 2006. Adoramos a cidade, mas apenas na Sacre Coeur nos sentimos desconfortáveis, exatamente por causa desse golpe. Não sabíamos como reagir e tivemos medo pois eles estavam em um grupo grande. Acabamos pagando o valor pedido com medo de sofrermos algum tipo de violência. Já em Salvador, em 2009, nossa estadia foi tranquila, mas quero alertar apenas para pessoas que pedem que você saia de perto dos amigos para comprar ‘leite’ ou fazer caridade a crianças necessitadas. É golpe! No mais, picaretagem existe no mundo todo, infelizmente!
Etienne
Estive em Paris em Outubro do ano passado, e sofri este golpe. Eles amarram a fitinha no seu dedo e vão fazendo uma pulseira, enquanto te desejam sorte saude, etc (tudo em ingles). Ai eles amarram no seu braço e pedem EUR5 por pulseira… nisso ja estão varios deles à sua volta. Eu e minha amiga acabamos pagando o valor pedido, mas pelas duas pulseiras. Dá um pouco de medo sim… mas sem a informação, é dificile scapar. Eles estão por toda parte!!!!