Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Maria Gomes
Não vivi isso qd fui. Mas na porta da igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, sem opção de outro caminho com alguma segurança, já passei por isso 2 vezes. Fui rude sim pq eles tb foram. 1 senhora chegou a furar a minha blusa, q era de tecido fino, e ainda persistiu. Cuidado no RJ tb!
Luciana Herdy
Passei por isso em janeiro deste ano, estávamos eu e minha irmã! Fomos abordadas por três homens com essa história da fitinha!! A situação ficou mais tensa quando eles perceberam que éramos brasileiras!! Dai saímos correndo literalmente e nos agrupamos ao um grupo de idosos!! Foi horrível!’ Eu sugiro que suba de bondinho ou pelas ruas laterais !!!! Bom passeio a todos
Rodrigo Lavalle
Luciana, sentimos muito pelo ocorrido.
Luciana Herdy
Passei por essa situação em janeiro desse ano!! Estávamos eu e minha irmã!!, tive que puxar ela com força , 3 homens nos arbordaram, e quando viu que éramos brasileiras, a situação ficou mais tensa!! Tivemos que sair correndo e nos encostar ao um grupo de idosos!!! Foi horrível!!! Então eu aconselho subir de bondinho, ou nas ruas laterais !!!
Flávia
Olá Rodrigo,
Amo o blog de vocês! Vc me sugere qual meio de subida à sacrè coeur? É pq estarei no final da minha gestação! bjos
Rodrigo Lavalle
Flávia, suba pelo funicular: https://www.conexaoparis.com.br/2008/01/04/como-subir-ate-a-igreja-sacre-coeur-em-montmartre.
Abraços.
Paulo Fernando Vieira da Silva
Estarei em Montmartre em maio 2016. Lendo os comentários penso que é melhor ficar trancado no hotel.
Rodrigo Lavalle
Paulo, não há necessidade de ficar trancado no hotel. O golpe descrito no artigo acima não acontece no bairro todo, ele é localizado nas escadarias que dão acesso à igreja. Não se preocupe. Leia esse artigo sobre a segurança geral em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/01/questoes-sobre-seguranca-em-paris.
Abraços.
Layra Fernandes
Olá, passamos exatamente pela situação descrita. Ao subirmos as escadarias, eu e meu marido fomos abordados por um grupo que insistentemente tentava amarrar um barbante em nosso punho. Consegui me desvencilhar com mais facilidade, mas meu marido chegou a ser “ameaçado” por um deles, que segurou seu punho com força e falou “don’t fight”. Conseguimos sair em meio à confusão, mas ficamos aterrorizados com a situação, já que no momento em que passamos por eles estávamos sozinhos. Como meu marido se recusou a amarrar o barbante, eles se aglomeraram em nossa volta. Ficamos realmente muito assustados. Recomendação: ao passar por lá, vá sempre com as mãos nos bolso e recuse qualquer conversa com essas pessoas que portam barbantes.
Rodrigo Lavalle
Layra, sentimos muito pelo ocorrido. Obrigado pelo relato e pela dica. Esperamos que esse incidente não atrapalhe a viagem.
Abraços.
Cláudio Ferreira de Mendonça
Olá, estou pensando em ir a Paris e conhecer a basílica de Sacre Couer, e vendo no mapa, percebi que a estação de funiculaire lá em cima fica ao lado da escadaria. A minha dúvida é saber exatamente onde ficam essas pessoas que querem amarrar fitinhas em nossos braços. Eu simulei um trajeto descendo no metrô em Abbesses e caminhando pela Rue La Vieuville, Drevet, Gabrielle até chegar a Saint Eleuthere. E seguro esse caminho?
Obrigado
Bia
Eu já fui a Paris duas vezes com minhas filhas menores e não tivemos nenhum problema em Montmart.Subimos pelas escadas na lateral da igreja.O perigo existente lá parece “inofensivo” comparado ao que enfrentamos nas grandes capitais aqui no Brasil.Tomem cuidados com bolas e carteiras e lembrem-se do conselho que nossas mães davam quando éramos crianças: não conversem e não dê atenção para estranhos,rs.
Renato Maia
Quando estive por lá em 2013 peguei um ônibus, acho que era o 82, cujo ponto final fica numa pracinha, nessa pracinha sai o ônibus elétrico que para na frente da igreja. Na volta a mesma coisa, peguei o elétrico, desci no metro Pigale. O único africano que vi foi aquele senegalês que fica fazendo embaixada com a bola e uma mendiga que pedia esmola na porta da igreja.
Carlos Magno Pereira
Em Setembro de 2015 tive a oportunidade de passar trinta dias na capital francesa. Em minha juventude vivi três anos naquela cidade realizando meu Mestrado em Ciências Econômicas, de maneira que 36 anos após minha aposentadoria resolvi me reencontrar com um tempo perdido no passado e naquele lugar onde passei excelentes anos de minha juventude. Foi uma viagem maravilhosa e cheias de surpresas. A Carte Orange símbolo da mobilidade urbana francesa havia se transformado em Navigo. A gastronomia abriu as portas para a cultura anglo-saxã do Hambúrguer e a língua inglesa rejeitada pelos parisienses, era falada em todos os lugares onde íamos… Meu sotaque francês pesado e carregado pelo pó do tempo em função do desuso, quando identificado, logo os interlocutores passavam a se comunicar comigo em Inglês. Viagem maravilhosa sob todos os aspectos… contudo, caí no conto do Surdo & Mudo quando fui a Basílica do Sacré Coeur. Depois de subir um escadaria muito íngreme numa das ruas laterais da Basílica e chegando ao seu topo com o coração na mão, tendo a sensação de ter um ataque do coração em curso, fui abordado por um grupo de meninas (ciganas) solicitando assinar uma Petição em Prol da causa daqueles deficientes. A medida que estava preenchendo os dados da Petição fui cercado por um grupo de ciganas todos muito jovens se passando por surdos & mudos, e tal não foi a minha surpresa, quando elas me pediram dinheiro de forma muito agressiva… ameaçadora seria o termo correto. Tinha 20 euros num dos bolsos, que acabei dando para me livrar daquela gente inconveniente. Tal não foi minha surpresa, ver a mesma quadrilha, aplicando o mesmo golpe às portas do Centro George Pompidou. Desta vez reagi firme e disse que iria chamar a Polícia. Eles sumiram imediatamente. A outra coisa muito desagradável em Paris dos dias atuais e ser abordado por pedintes de toda a sorte na maravilhosa capital francesa. Há muito mendigos por lá o que não deixou de ser uma grande e desagradável surpresa!
Lina
Carlos Magno
A mendicidade em Paris começou com o projeto Espaço Europeu e se acentua com todos aqueles que tentam atravessar o Mediterrâneo para escapar de guerras, mutilações, sofrimento. No meio deles, alguns terroristas. A situação mundial está preocupante. Seja onde for.