Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Cleide Gaspar
Boa noite, vim dá meu feedbak em Montmartre, comprei o roteiro de viagem de da Lina e amei, fui em Montmartre em dois momentos no dia 06/10/15 seguindo o roteiro, perfeito, gostei tanto que retornei no dia 11/10/15, em nenhum momento nos sentimos inseguros ( eu e meu esposo), voltamos para comprar lembrancinhas que o preço é bem melhor. Fomos dia 02 e voltamos dia 12/10. Passamos 3 dias em Londres, em todas as duas cidades fizemos tudo de metrô, é só baixar aplicativo visit paris que inclusive tem offline, taxi somente para aeroporto, agradeço muito a Conexão Paris, sobretudo pela seriedade e precisão das informações
Rodrigo Lavalle
Cleide, obrigado pelos elogios e estamos sempre à disposição.
Abraços.
Neftalí
Bonjour Laílson! Para um brasileiro é até engraçado escutar sobre os “perigos” de Montmartre…Vá, não duvide, é um passeio imperdível, um bairro muito bonito.
Lailson
Bonjour galera,
Estava pensando em ir em Montmartre hoje, mas o dono da padaria onde sempre tomo café aqui em Saint Germain me alertou sobre os perigos de lá. Estou pensando em trocar o percurso.
Rodrigo Lavalle
Lailson, não precisa evitar a região de Montmartre como um todo. Fica atento somente ao golpe descrito acima.
Abraços.
Juliano
Fui hoje e um africano tentou segurar meu braço. Tive que fazer força pra soltar a mão dele. Vi outro golpe, uns caras com um jogo de esconder bolinha no copinho. Algumas pessoas fingem que estão jogando e ganhando pra te fazer jogar. Cuidado!
Claudia Mendes
Oi, Pessoal.
Vim passando aqui no post pra pegar umas dicas pro passeio e levei um susto! Vou a Montmartre amanhã e estou incerta quanto ao que fazer se for abordada. Cogitando gritar escandalosamente dizendo que sou louca! Rs
Rodrigo Lavalle
Claudia, passe direto com cara de poucos amigos.
Abraços.
Julia
Oi gente,
Tenho 23 anos e estou morando em Paris há um mês.
Em alguns lugares certas atitudes de homens me incomodaram muito.
Primeiro foi um episódio com minha irmã, ela estava passeando no Jardin de Tuilerie quando viu que estava sendo seguida por um homem. Andou fazendo curvas, entrou em um restaurante, o homem entrou também. Ela se sentou , o homem também. Ela ficou muito nervosa, viu que o homem estava olhando e apressou o passo. O cara pegou no braço dela e começou falar um monte de coisas e tentou agarra-la. Minha irmã deu um grito e empurrou o cara no chão. Ele saiu correndo. Ninguém teve nenhuma reação. Isso é muito comum aqui.. Ninguém se mete muito nessas situações para ajudar.
Outro episodio foi comigo, mesmo sendo alertada que andar sozinha (sendo mulher) não era muito seguro. Estava no Odeon esperando para ir ao cinema quando resolvi sentar em um café (que estava cheio de gente)e tomar um rosé. Um homem ao meu lado tirou a carteira e falou para a garçonete: O que ela quiser eu pago.
Assustada e com raiva falei que não e fui me preparando para sair O homem ficou muito irritado e bateu na mesa ameaçando me seguir.
Isso parece um episódio unico mas a verdade é na maioria das vezes que ando sozinha, principalmente em pontos turisticos acontecem episodios assim com homens.
Conversei com as francesas e isso é realmente muito recorrente aqui. O que aconselho é gritar e falar bem alto. Esses caras não estão armados e se assustam.
Fora isso estou tendo uma experiência incrível, a cidade é uma delicia.
dillemba
Márcia Assis, para isso seria necessário que a Embaixada Brasileira estivesse preocupada com os brasileiros, o que eu duvido muito que aconteça.
Marcia Assis
Penso que deveríamos manifestar nosso temor à Embaixada Brasileira em Paris e esta, aos órgãos de Segurança Franceses. Diante de tantos testemunhos e fatos citados, não dá para achar que essa intimidação seja normal. Estive em Paris em 2008 e 2011 e , pelo que li, nada mudou; passei pelos africanos da pulseirinha, do anel, fui ameaçada por uma jovem romena e sua gang de cortar minha cabeça pq ousei avisar a um casal de idosos sobre o golpe , prestes a acontecer. Postagens recentes mostram que a cada dia eles ficam cada vez mais agressivos e em se tratando de uma cidade turística como Paris, há que se tomar medidas policiais urgentes. Sair do Rio , ou de qq cidade do Brasil para ser ‘assaltado” e/ou intimidado ou agredido é dose…
Karen Miranda
Colegas, quero compartilhar também minha experiência nestas escadarias .
Eu e meu namorado caminhávamos vigorosamente, sem nos distrairmos, subindo aquelas rampas e degraus cansativos. Do nada, surgiram 5 africanos enormes, que nos cercaram. Conforme tentávamos nos disvenciliar, dois deles seguraram nos braços do meu namorado, e eu, apavorada, fiquei imóvel, sem reação, pensando “agora irão nos assaltar e pegar nossas mochilas”. Em seguida, eles começaram a enrolar fitinhas em nossos braços, não tinha mais como escapar. Fiquei rezando para nada de ruim nos acontecer. É quando terminaram o suposto artesanato, queriam dinheiro. Não menos que 15 euros. Tentamos dar alguns trocados apenas, e um deles apontou para o tenis do meu namorado e disse: só tem isso de dinheiro com esse tenis caro nos pés?!
Bem, não me lembro ao certo, mas acabamos deixando uns 30 euros para eles nos soltarem. Foi horrível.
Nunca mais volto lá. É uma pena, pois a basílica é maravilhosa.
Não tenho a intenção de assustar as pessoas com essa história, mas acho importante compartilhar.
Jesus Maria José
Thais, não tenha medo, menina! Não mexa com quem está quieto. Deixe-os em paz. Tome cuidado apenas com os traficantes de órgãos que transitam pelas ruas. Proteja suas córneas. De resto, seja feliz!