Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
David
Eu sou de Salvador, aqui rola muito isso no Bonfim e no Pelourinho. Vou à Paris no próximo mês e vou levar um monte de fitinha do Bonfim, quando o cara amarrar uma no meu braço eu amarro outra no dele. Quando ele me cobrar 1 euro eu cobro 5 pq a minha é importada.
Kátia Kiyoko Guimaraes
Um amigo meu já havia comentado sobre o golpe nas escadarias de Montmartre… só não comentou que em outros pontos turísticos também ocorrem esses tipos de abordagens desagradáveis.
Vou seguir os conselhos de todos, cara fechada, sem papo e se necessário um NON!!! rs….rs.rs..
P.S. Adoro o teu blog, esta me ajudando muito no meu roteiro a Paris… semana que vem estarei desembarcando ai….hehehehe
Alexandre
Também tentaram este golpe comigo e minha esposa no jardim em frente a torre Eiffel, mas como brasileiros ligados em tudo ja tinha visto uns passos antes um casal japones com a carteira aberta para um rapaz negro com fitinhas nas mãos, quando logo em seguida veio outro em nossa direção, e diante da recusa pegou forte no meu braço, tentando me segurar, mas empurrei o rapaz e consegui sair, e depois disso ele começou a me xingar em frances, e nem dei bola e sai andando. Isto esta muito comum mesmo, mas acho que eles devem faze um rodízio de lugares turísticos para evitar que o golpe fique manjado.
Espero ter ajudado , abraços a todos, fuia Paris e peguei varias dicas do Blog, especialmente os lugares gastronômicos. Posteriormente mandarei fotos, Obrigado!
NADIA B
Fiquei um pouco intimidada em Montmatre, sofremos um assédio bem insistente de uns africanos gigantes nas escadarias da Sacre Coeur, mas a Michele tem razão, uma negativa bem dura é bem entendida em qualquer lugar do mundo.. e eles nos deixaram em paz…
Não sei se voltaria lá…
Giovanna
A primeira vez que fomos à Sacre Coeur foi muito desagradável a subida pelas escadarias principais. Eles intimidam e atacam mesmo, além do odor desagradável deles e do local. Mas esse assédio não é de hoje.
Sueli OVB
Não é só em Salvador que se sofre o assédio dos malandros. Porto Seguro é o lugar da malandragem. Eles te empurram de tudo, não dão trégua. Até coco verde com água de torneira e adoçante eles vendem na praia.
O problema é que o turista nunca sabe como lidar com essas situações. Temos sempre que ser mais espertos do que eles. Ou então, dançamos.
Larissa Oliveira
Na primeira vez que fui à Paris fui abordada nas escadarias, mas falei em francês que não me interessava porque era de lá 🙂 Tirei onda de parisiense, mesmo! Eles nos deixaram em paz. Mas na volta, não tive coragem de descer pelas escadarias e fui de bondinho, mesmo. Da última vez, aproveitei para almoçar em Montmartre e alcancei a igreja pela parte de trás. Foi muito mais gostoso e tranquilo.
Michelle
Estive várias vezes em Montmartre, em todas as escadarias, com uma bolsa de máquina fotográfica pendurada (e agarrada), bem cara de turista. Váaaarios desses vieram até mim, mas logo recuam com um simples NON, bem rígido. No máximo dois NON. Não pode é dar trela aos malandros. Tem gente que responde, que conversa, que sorri… aí ferrou… Pode-se andar por toda Paris, basta saber como andar e como comporta-se.
http://www.viajenaarte.com.br
Jose Alfredo
Quem já foi ao Pelourinho em Salvador sabe como este golpe da pulserinha é velho.
MARIANA
Esse papo de fitinha tá me lembrando as fitinhas que também são dadas aqui na Igreja do Bonfim!rsrsrsrs