Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Lu
Estou indo à Paris em maio, com uma prima, e ficamos bem assustadas diante dos comentários. O que fazer para evitar qualquer tipo de agressão nessas tentativas de golpe? Ou mesmo, tem alguma dica ou maneira que faça com que eles nem cheguem perto?
Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Lu, não faça contato visual, coloque as mão nos bolsos, diga não com convicção. Não precisa ficar assustada, esse golpe é localizado nesse local.
Abraços.
Claudia Soares
Já fui a Paris, mas não tive oportunidade de conhecer esse bairro charmoso. Vou novamente agora em out 2015, mas depois de ler esses comentários, confesso que estou assustada. Eu deixei em 2013 minha máquina fotográfica em um taxi e o taxista foi atrás de mim e me devolveu. Não me senti insegura, mas acho que em qualquer lugar do mundo essas coisas podem ocorrer. Mas corro o risco de ser assaltada lá a mão armada ou de violência corporal? Lendo os comentários fiquei super preocupada e estou pensando em desistir de visitar o bairro. O que muito me entristece pq me parece ser muito legal.
Rodrigo Lavalle
Cláudia, não existe assaltos a mão armada ou violência corporal em Paris. Visite o bairro sem preocupação. Esse golpe da pulseira acontece nessa escadaria especificamente.
Abraços.
Andrea
Estive em março/2015 em Paris e mesmo após ler vários relatos resolvemos ir até a sacre coeur. Não caiam nessa de que é só ignorar, que é só dizer que não, que é só fazer de conta que não entende, pois eles são insistentes e agressivos. Digo por experiencia propria, pois pensava que era mais esperta que os outros, que era so ficar atenta que nao iria cair nesse golpe, para nao dizer roubo. A basílica é maravilhosa, mas não vale a pena por conta desses bandidos que ficam na região. Acredito que a unica maneira de escapar dessa situacao seja ir com um grupo bem grande. Infelizmente, posso dizer que não volto mais nesse lugar. Tem outras igrejas tão bonitas quanto ou até mais em Paris e na Europa.
leandro
Como ja falaram… Eh so ser antipatico e não dar bola, que não tem problema. Tentaram falar comigo para dar golpe e eu fiz que não entendia e passei direto, sem problemas.
Vanessa
Ola, estou em paris e hoje sofremos um golpe um pouco mais abaixo das escadarias no qual um senhor bem apresentavel tem 3 bolas pretas e apenas uma delas marcada com um ponto branco! Ele te pede 50 euros para você adivinhar qual a bola marcada! Se vc acertar ele te da o dobro! Mas mesmo acertando ele nao te da! Pedimos para ele trocar uma nota de 100 por uma de 50 e ele nos roubou os 100! Estou indignada com essa cidade…,ao chegar na estacao do euroestar tambem fomos assaltados no qual levaram meu iphone 5
Maria Eugênia
Gente, passei pela mesma situação em dezembro de 2014. Eu e meu pai, de 95 anos, estávamos subindo e fomos abordados. Colocaram a fita no braço dele e cobraram dinheiro. Não pagamos. Meu pai ganhou uma surra. Enfiaram uma barra de ferro no ânus dele. Foi horrível. A sorte é que eu luto capoeira, porém, estava sem meu berimbau. Meti um chute quebra-queixo em um deles, mas eles eram mais de 95 pessoas. Usei todos os golpes que conhecia, e demorei mais de 30 minutos até derrubar todos. Depois desse dia nunca mais encontrei meu pai. Não sugiro a visita a esse antro de perdição e pecado!
Simone Gomes
Olá! achei super interessantes os alertas sobre os golpes em Paris! estou indo p lá em 18/04/15 e, com certeza, iria cair no golpe da pulseirinha por conta do meu marido, que é simpático em excesso e iria parar p dar atenção aos golpistas! agora eu ficarei alerta! cara fechada, não toque em mim e andando sempre com pressa!
Giani Santos
Para evitar a subida da escadaria em Monmartre, o ideal é pegar o trenzinho em frente ao Moulin Rouge, na saída da estação Blanche. Ele dá uma volta no bairro antes de te deixar ao lado da igreja. Não lembro quanto custa (fiz este passeio em setembro de 2012), mas não é caro e vale muito à pena. Caí no golpe da pulseirinha em visita anterior a Paris e fiquei ligada. Fica a dica.
Marcelo Moreira
Prezados.
Em março de 2010, estive em Paris com minha mulher. Visitamos muitos lugares. Inclusive Sacre Coeur. Fomos de metrô. Saltamos agora não me lembro onde exatamente. Fomo andando por uma rua bastante movimentada. Inclusive vi alguns individuos fazendo algo com umas caixinhas. Olhei de longe e nem dei atenção. Subimos de trenzinho e agora não me lembro como eu desci. Acho que foi de bondinho mesmo. Não estou livre de que algo aconteça, mas nasci e cresci no Rio de Janeiro. Sair do RJ para ser assaltado em Paris. Nem pensar. Mas todo cuidado é sempre bom.
Caroline
Olá! Eu e minha irmã estamos em paris e hospedadas em Montmartre , o bairro é bom, interessante mas repleto de pessoas mal encaradas e como está só eu e minha irmã, teve alguns momentos que fiquei com medo de andar pelas ruas, principalmente no fim da tarde. Qdo fomos a sacre cour minha irmã caiu no golpe da linha, enquanto eu puxei meu dedo rapidinho e fui ríspida com o cara e logo já sai andando e brava, ela ficou parada e encheu de homens em volta dela, aí ela deu 1euro e eles queriam mais, ela continuou subindo as escadas até chegar onde eu estava, aí começamos a falar alto e bravas com eles e por fim foram embora pedindo pra gente se acalmar, no fim das contas eles que saíram reclamando da nossa “grosseria” (que na vdd foi um ato de defesa ao nos ver intimidadas por aqueles indivíduos). Fica a dica!!