Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
André
Rodrigo, boa tarde!
Para circular pela cidade, entrar em monumentos e realizar compras é necessário portar e apresentar passaporte?
Rodrigo Lavalle
André, não. Você vai precisar apresentar o passaporte nos museus e monumentos somente se for menor de idade (para comprovar sua idade) ou nas lojas para fazer os procedimentos de détaxe.
Abraços.
Leandro
Estive com minha esposa em setembro/14 por lá e subimos a ruade frente a estação do metrô (que mais parece uma 25 de Março de SP) que dá acesso as escadarias já fiquei atento.
Não precisam ter medo, apenas fiquem atentos e não deixem tocar em você! Quando nos abordaram a primeira vez agradeci com um sorriso e continei caminhando (não parem de andar), na segunda tentativa logo a frente começaram a me tocar e só usei a singela frase: don’t touch me. Passamos no meio de uma roda com uns 6 homens sem problemas.
Acredito que por eu não ser sociável, isso facilita a evitar esses tipos de problemas.
Fiquem atentos também ao truque de “quer que eu tire a foto pra você?”.
Valéria
Eu estive lá em março de 2014, também fomos abordados e conseguiram prender a mão do meu marido, tentamos por diversas vezes sair dali, mas quando percebemos já estávamos sendo cercados por mais golpistas. Resultado: meu marido só foi solto mediante pagamento! Nós estivemos em diversos lugares na Europa e esta foi de longe a pior situação pela qual passamos. Para quem vai, evitem!
Alessandra
Eu e meu esposo estaremos em Paris em abril / 2015.
Ver esses depoimentos e dicas está sendo instrutivo! Já sei q mãos nos bolsos e cara amarrada é a melhor pedida.
Meu irmão foi em fevereiro de 2014 e falou sobre o golpe da rosa: grupos de imigrantes te oferecem um linda e inocente rosa. Vc, surpresa e agradecida, a pega, tira até foto com ela. Aí eles começam: exigem dinheiro. Nada de 2 ou 3 euros. De 20 pra lá. Vc tenta devolver a rosa e ele diz q já esta usada, vc já segurou, até foto vc tirou e por isso a devolução é impossível.
Segundo meu irmão, a saída é dizer NÃO quase gritando, BEM ríspido, em alemão, língua q eles não conhecem (pelo grau de dificuldade).
Ele fez assim e deu super certo! O grupo da rosa se entreolhou e decidiu partir pra outro casal de mais fácil entendimento.
Helbert
Estive com minha família no mes de julho/14 em Paris e apesar desses golpistas agirem no local, observei vários policias agindo tanto na igreja quanto na torre Eiffell. O importante é não demonstrar medo, falar rispidamente com eles. Se mesmo assim se sintir inseguro, pode ir de taxi até a porta da igreja
Thiago Casado
Cheguei em Paris hoje e fui ao Sacré Cœur. Fui pelo caminho alternativo, mas ao descer, usei teleférico, ocasião em que fui abordado pelo grupo. Recusei a tal pulseira e um dos membros continuou a insistir; foi quando entao disse “go out”. A pessoa me perseguiu e tentou me chutar; quando senti que seria acertado, pulei alguns degraus rápido e me virei de frente para o “vendedor” com a mao no bolso ameaçando sacar uma arma (meu telefone); foi quando consegui assusta-lo e eu prosseguir.
Fica o aviso para quem vai para aquela região:
Ande atento e feche a cara, nao dando a entender que é turista.
Juliana
Ótimas dicas, obrigada pessoal!
Tenho vontade de visitar Sacre Coeur, mas as escadarias me impedem e fiquei feliz em saber que existe um bondinho lá. Posso acessá-lo usando cadeira de rodas?
Abraço!
Manuel Gomes
Eu já vi alguns desses golpes, a jóia no chão, as mulheres do leste grávidas, no metrô querendo ajudar etc. Quero contudo relatar uma situação por que passei e em que nem tudo é ruim. Fui de taxi da Madalena até ao Marais e paguei o taxi e sai e deixei a carteira no banco com dinheiro documentos catões e tudo mais. Verifiquei logo o que me tinha acontecido e voltei para o hotel quando cheguei o taxista já lá tinha ido deixou o telefone para o chamar quando eu chegasse e apareceu entregando-me tudo intacto dinheiro, cartões, documentos etc. Eu que era apaixonado por Paris fiquei ainda mais.
Rodrigo Lavalle
Manuel, que sorte!
Abraços.
Goiano Braga Horta
PARIS – CUIDADO COM OS GOLPES:
GOLPE DO CASACO – Um carro vai parar próximo e um cara falando Português com sotaque vai oferecer, de graça, um casaco de alta costura, que sobrou de um desfile de modas. Ele está voltando para Roma e quer dar o casaco de presente. É um golpe inocente. No final ele vai pedir uma ajuda para a gasolina, lá se vão cem euros por um casaco que na feira (Marché aux Puces de Montreuil ou de St-Ouen) custa dez ou quinze euros.
GOLPE DA JÓIA – Alguém, se abaixa na sua frente e ache uma jóia, um anel de rubi! Vai perguntar se é seu. Ele pode entregar o anel, mediante uma recompensa, É lindo, mas de latão e vidro.
GOLPE DO TÍQUETE DO METRÔ – Você está tentando comprar tíquetes do metrô na máquina, mas está enrolado. Um bom samaritano se oferece para ajudar. Ele é tão legal que vai até retirar na máquina com o cartão dele. Ele retira os tíquetes, entrega, você paga e quando tenta passar pela roleta… babau! Os tíquetes são usados! Os bons ficaram com eles e os teus euros também.
PICKPOCKETS NO METRÔ – Os gatunos agem principalmente no metrô: quando está cheio, aproveitam-se do aperto para enfiar mão nos bolsos, abrir bolsas. Também pegam a maleta descansando no chão na hora exata em que o trem vai partir e saem calmamente enquanto a porta se fecha.
GOLPE DO ABAIXO-ASSINADO DOS SURDOS-MUDOS – São jovens surdos-mudos que querem apenas que você assine um abaixo-assinado. Não assine, passe direto. Ou você será, após assinar, solicitado insistentemente a dar uma contribuição ou, o que é pior, quando parar para assinar poderá ser cercado por um grupo deles, que vão te depenar. Eles ficam muito nas entradas que dão para o Louvre. Se a polícia aparece eles somem.
GOLPE DA PULSEIRA EM MONTMARTRE – Antes da subida das escadarias, eles vêm com uns barbantinhos para fazer uma pulseirinha, já vão pegando no seu pulso para tricotá-la no seu braço. Não deixe. Vá passando. Não ligue para a insistência. Eles dirão que é grátis ou que é para conseguir dinheiro para a igreja. Mentira. Depois de fazerem a pulseira vão querer extorquir (nem pense em dar um euro que eles vão querer muito mais). Se a polícia aparecer eles somem.
GOLPE DAS DUAS MOÇAS NOS CHAMPS ELYSÉES – Elas chegam fazendo uma pergunta de chofre: – Do you speak English? Uma delas possivelmente estará grávida. Dirão que são de um país paupérrimo do Leste Europeu. Não dê conversa, se quiser ser educado peça licença, diga que está com pressa e saia fora.
OUTROS GOLPES EM PARIS NÃO SÃO DIFERENTES DOS APLICADOS NO RESTO DO MUNDO, como o do cara que faz aposta na rua para você adivinhar debaixo de qual caixinha está a bolinha. Alguns comparsas dele ganharão na sua frente e você pode achar que será capaz de ganhar também…
ATENÇÃO ESPECIAL: GUARDE O DINHEIRO GROSSO, OS CARTÕES E O PASSAPORTE DENTRO DE UMA SACOLA QUE VOCÊ PODE COMPRAR EM LOJAS DE MALAS E QUE FICA PRESA À CINTURA POR BAIXO DA ROUPA. SE QUISER TIRAR FOTOS COM ESTÁTUAS HUMANAS E DAR UMA AJUDA PARA OS MÚSICOS NO METRÔ, MANTENHA NO BOLSO DINHEIRO TROCADO EM MOEDAS.
Rodrigo Lavalle
Goiano, obrigado pelas dicas.
Abraços.
Anna Erika
Gente…estou indo pela primeira vez à Paris e sozinha…fiquei preocupada…onde pego o bondinho?? Obrigada pelas dicas!
Rodrigo Lavalle
Anna, não precisa ficar preocupada. O bondinho ou funiculaire se pega aos pés da colina, à esquerda.
Abraços.