Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Deborah Esteves
Cara Adriana,
Estive com meu marido em Paris há vários anos atras,tipo 1998/99 e passamos por esse mesmo golpe.Como meu marido é fluente em italiano e muito sarcástico,levou o cara ,na época,um Senhorzinho dos seus 60 e poucos anos,na “brincadeira” e deu nele foi uma grande canseira “parlando italiano”e contanto tanta mentira quanto ele.Na época demos sorte ,mas realmente temos que ter muita atenção à todos esses golpes .
Após vários anos retornaremos à Cidade Luz,em Fevereiro de 2015,se Deus quiser.
Neftalí
Uma solução muito mais charmosa é simplesmente evitar a escadaria e subir até a Sacre Coeur por atrás, descendo na estação de metrô ou parada de ônibus Lamarck – Caulaincourt. É uma subida muito mais agradável, bairro bonito.
Vi os africanos das pulseiras na parte de baixo das escadarias, eles geralmente perturbam os mais distraídos ou ingênuos, principalmente asiáticos. Mas não chega a ser perigoso, de jeito nenhum. É só ficar esperto.
Ricardo
Estou indo a Paris semana que vem, está na hora desses caras que querem dar golpe da pulseirinha conhecer o brazilian jiu-jitsu.
Newton Lins
Li numa matéria jornalística que os policiais não são mais rigorosos nestas situações porque temem serem acusados de racismo, em face das rigorosas leis anti racismo e a facilidade de serem acusados nesse sentido, quando se trata de terem que abordar franceses oriundos das ex-colônias e de países árabes.
Carol
Hoje fui a Montmartre, sozinha, e não cheguei a notar esses grupos. Entretanto me senti um pouco insegura pela investida de três homens, que pareciam franceses, e vieram, um de cada vez, puxar assunto comigo enquanto eu passava pela rua e depois, quando entrei na lojinha de souvenir próxima ao bonde. Foi estranho por que não me pareceu uma conduta tipicamente francesa, inclusive pela insistência ao me convidarem para beber alguma coisa. Um deles chegou a se oferecer para me levar de carro para casa! Eu procuro me vestir de modo discreto, sou bastante reservada e passo uma imagem séria, por vezes um pouco mal humorada. Fiquei bastante tensa com isso.
Eduardo
Aconteceu comigo e minha namorada há cerca de 2 dias atrás. Fui com total desconhecimento da causa e fiquei surpreso ao me deparar que este golpe já é aplicado no mesmo local, pelo mesmo grupo há anos e a polícia não faz nada!!! No meu caso fui completamente despreparado, inclusive com câmera embaixo do braço.. Avistamos de longe o grupo mas como vi que não tinha outra alternativa de caminho, seguimos em frente.. Logo me vi abordado no começo por um africano enrolando a fitinha no meu dedo e posteriormente enrolando no meu pulso, falando que era de graça e uma lembrança. Assim q porcaria da fitinha ficou pronta este sujeito começou a pedir dinheiro… Falei q não ia dar e logo chegaram outros 4 africanos impedindo minha passagem e apontando a carteira… Forcei a barra, chamei minha namorada e começamos a correr…acredito que se abrisse a carteira no momento iriam catar todo meu dinheiro certeza… Isso acabou com nossa manhã… Recomendo a quem for ir em grupos ou subir por uma rua alternativa!
Grasiela
Ola, chegarei em Paris no final do mes vindo de Londres pelo Eurostar, estarei com minha mae, filha de 2 anos, o carrinho de bebê e duas malas grandes. Ficarei hospedada no Hotel em Saint Germain, o q devo me prrocupar nesse translado? Qual a melhor maneira confortavel e segura de chegar no hotel? Vamos nos deparar com escadas nessas estacoes? Existe elevador? Ou é melhor pegar um taxi? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Grasiela, é melhor pegar um táxi. O valor será algo em torno de 18€.
Abraços.
Bárbara Bento Girardi
ATENÇÃO, EM JANEIRO DE 2013 O MESMO EPISÓDIO ACONTECEU COMIGO E COM MINHAS 3 AMIGAS! ficamos com bastante medo e acabamos pedindo para nos juntar com algumas pessoas do sexo masculino, turistas, que também subiam pro Sacre-Coeur… Vale a pena ir pra lá em grupo e tomar bastante cuidado…
selma
apesar de ter lido a respeito dessas abordagens antes de visitar a catedral Sacre Couer, fomos para lá imaginando que era somente desviar destas pessoas, mas nao era assim tao facil como imaginavamos, ao subir a escadaria, tentamos passar rapido pelas laterais, mas este grupo logo nos cercou como uma barreira, e um deles pegou o braço de meu esposo a força e rapido, meu esposo empurrou e eles ficaram agressivos, so sei que puxei ele rapidamente e saimos correndo, nao sei se eles so queriam intimidar, mas eles pelo menos encenaram querer brigar fisicamente e soltam palavras querendo peitar…enfim na descida fomos por outra escadaria….Mas vendo os depoimentos de outras vitimas, percebo que eles so atacam os casais !!! Nao entendo porque lá nao tem policia e imagino que foram muitas vitimas e a policia nao faz nada e nem esta presente…isso é um absurdo !!!
Eduardo
No comentário anterior eu quis dizer “escadarias da Basílica de Sacre Couer”
Perdão
Eduardo