Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Eduardo
Boa noite,
Estive em Paris agora em maio.2014. Um espetáculo, tudo muito tranquilo e voltarei com certeza.
Porém, nas escadarias de Montmartre eu não volto mais! Somente com o “bondinho”. Estes imigrantes ilegai não são “meio” agressivos, eles são muito agressivos. E não paenas verbalmente! Na descida, eles me abordaram e eu disse para eles que não queria a tal pulseira e eles agarraram meu braço e o da minha namorada. O dela soltaram, o meu eu tentei soltar e não consegui. Disse de novo para ele que eu não queria (em inglês)e ele se tornou agressivo e me puxou para o meio dos outros, segurando ainda a minha mão. Quando eu estava no meio de todos eles, e com muito medo, ele começou o me xingar na lingua deles e apontou para eu olhar no olho dele. Somente depois que eu olhei nos olhos dele, ele me soltou. Logo fui embora, com muito medo.
Minha prima acabou de voltar de Paris (ela foi logo depois de mim) e, o episódio se repetiu da mesmíssima forma com ela e o namorado.
No mais, a cidade é ótima, mas na Basílica tomem cuidado!
Eduardo
Carol Dias
Vou ficar hospedada em um studio em Montmartre (não tenho como cancelar!), pertinho do Moulin Rouge e do Café des 2 Moulins e, apesar de já ter visitado o local, os comentários me deixaram um pouco preocupada. Devo me preocupar tanto assim? Sei que o bairro não é dos mais seguros, mas nada como estar sempre atento.
Rodrigo Lavalle
Carol, não precisa ficar preocupada. Não há violência, somente essas tentativas de golpe na região da catedral.
Abraços.
Tiago Rocha
Cheguei aqui em Paris ha 3 dias, e nossa chegada foi bem estressante. Viemos da Italia que foi uma viagem extremamente tranquila, e do aeroporto Orly ate a estacao Rivoli fomos de metro, qnd chegamos na estacao, um povo estranho, todos te encarando, e eu com duas malas, escadas e mais escadas….foi muito estressante. Mais 3 dias depois ja vejo Paris de outra maneira rs, ja andei de metro e foi bem tranquilo, confesso que a igreja Sacre Couer me decepcionou, muita gente bebendo, uma sujeira, cheiro de xixi, fumando maconha sem cerimonia…nao gostei !!!!! mais nao tive nenhuma tentativa de golpe pelo menos !!!!!
Diego
eu estou apavorado vendo esses comentariros, e minha primeira viagem e vou sozinho, vou fica em montmartre .
Rodrigo Lavalle
Diego, não precisa se assustar. Esse golpe, quando acontece, acontece nas escadaria que levam até a catedral.
Abraços.
Diego
estou apavorado e minha primeira viagem, vou sozinho e vou me hospeda em montmartre la montclair rue ramey, e uma rua segura? alguem pode me passa mais dica de segurança, ate pq vou sozinho, a noite não e seguro eu anda,
Sophia
Ana Claudia, meu pitaco: o metrô é do lado do Moulin Rouge. Acho que você ficará menos exposta indo direto ao metrô do que se ficar procurando um táxi na rua. Como não sei para onde você vai, apenas fique atenta ao horário de funcionamento das estações. A estação Blanche, que é a do Moulin Rouge, fecha por volta de uma da manhã.
Ana Claudia
Lina, vou assistir ao show no Moulin Rouge no último horário de uma terça, acredito que terminará à meia noite e meia. É seguro voltar de metrô ou melhor pegar taxi? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Ana Cláudia, o último metrô é um pouco antes de uma da manhã e a estação fica próxima ao Moulin Rouge. Se você não tiver que fazer baldeação e pegar outro linha, eu te aconselho voltar de metrô. Caso contrário, para evitar o stress, pegue um táxi.
Abraços.
Felipe
Tive que sair puxando o braço na escadaria de S.Coeur. “It’s for the church”. Acabei nem terminando de subir. Os transportes publicos estavam de graça (até hoje dia 16/03) e, domingo, estava um inferno de tanta gente. Alias, que lugar cheio de gente.
Aurea Costa
Rodrigo,
Agora programando os dias que passaremos em Paris, depois de Carcassonne. Ja estive varias vezes em Montmatre mas sempre em grupos. Desta vez vou com uma sobrinha de 21 anos. Penso ir de metro e voltar de taxi. Nunca passei por nenhuma situação que me amedrontasse mas como vamos sós, estou mais cautelosa. Voce acha melhor irmos a Montmatre pela manhã cedo ou ou à tarde?
Rodrigo Lavalle
Aurea, você pode ir e voltar de metrô sem medo. Terão outras centenas de turistas na mesma situação e pegando os mesmos metrôs que vocês duas. Com relação ao horário do dia, tanto faz. Escolha uma dia de sol pois a vista do alto da colina é belíssima.
Abraços.
Henrique
Fui a Sacre Couer no segundo dia em Paris, fomos alertados que o local era meio inseguro mas mesmo assim fomos. Logo na hora da subida, um africano me segurou pelo braço e mostrou a tal fitinha. Prontamente recusei, dizendo: No, no! E ele pediu em inglês, de que pais eu era. Fiz uma cara de quem nao entendeu e segui em frente. Aí ele começou: Espanhol? E nisso continuei meu caminho. Como eu estava com um grupo de umas 10 pessoas, fomos separados. Na descida viemos pelo outro lado, e um africano abordou uma amiga minha dizendo: let’s go to africa baby, don’t worry, come with me. Foi apavorante. E quando pegamos a estação Abessess uma moça foi assaltada por 3 crianças logo antes de a porta fechar. Foi o único lugar em Paris onde não me senti seguro. Mas fora isso, amei a cidade.