Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
DJALMA,
Parece que os golpes estão em toda parte em Paris. Na região da torre Eiffel e praça da concordia, tem o golpe das alianças das ciganas , que simulam encontrar uma aliança no chão ( muito grande, de chamar a atenção ) e perguntam se é sua ( golpe antiquíssimo ) . Cuidado, não dê atenção. Em um mesmo dia, naquela região , em questão de minutos isto aconteceu duas vezes. Da mesmo vontade de chamar a policia .
Pat
Pessoal, estou morando em Paris há pouco mais de um mês e já deu pra perceber os principais golpes: Acho que no geral a cidade é tranquila, são pouquíssimos lugares em que eu me senti um pouco insegura. Acho que o segredo para não ser furtado é estar atento, mas não precisa de paranóia. No Metro, cuidado com o celular, o que acontece muito é de a pessoa estar mexendo no celular perto da porta e aí na hora em que o metro pára na estação, o malandro puxa o celular da mão da pessoa e sai correndo pela estação. Pode mexer no celular enquanto o trem estiver andando, o perigo é quando as portas estão abertas. Também vi os africanos na escada da Sacre Coeur, mas eu e meu marido passamos sem problema. Primeiro: não ande parecendo um turista, com mochila nas costs, máquina na mão, essas coisas. Turista sempre é alvo. Segundo, não demonstre insegurança, passe de cara fechada, não faça contato visual, não pare pra olhar o que eles estão vendendo nem por um segundo e se te abordarem fale um “non, merci.” e continue andando com firmeza. Tem vários policiais pela área sim então se acontecer esses casos de te segurarem e vc não conseguir se livrar, faça um escândalo mesmo. É um lugar cheio de gente e esses malandros não vão fazer nada com vc lá, só querem intimidar e levar dinheiro mesmo.
Claudia
Olá, primeiramente, parabenizo Conexão Paris pelos detalhismos como apresenta esta cidade linda a nós! Tive que desmarcar minha 1ª viagem A Paris ano passado e vou agora. Seria com marido e filhas, mas meu marido não tira férias esse ano e vou com minhas filhas pequenas e minha mãe que é idosa. Vc poderia nos ajudar, indicando como será melhor nos deslocarmos por lá, se de metrô, táxi… estou preocupada, pois vamos ser alvo fácil, não acha?? Bjs e obrigadíssima!!
Mariana Berutto
Claudia, andar a pé por Paris é a melhor forma de se conhecer a cidade. Paris é uma cidade segura, sobretudo quando comparamos as estatisticas com as cidades brasileiras. Vc deve estar atenta a roubos sobretudo quando estiver em pontos muito turisticos. O metrô tb é uma otima altenativa pois é facil, rapido e seguro. Se as filhas forem muito pequenas e não conseguirem caminhar, pode valer a pena alugar carrinhos ou patinetes. Se sua mãe tiver dificuldade de locomoção, então os táxis serão uma boa alternativa.
Geovana
Pois é gente, em países civilizados também têm disso. Tanto vi essas pessoas na escadaria da igreja, como as pranchet a fazendo estas abordagens. Também vi em Granada na ESpanha as ciganas chatas. Fui abordada por duas delas e foi horrível.
Palova
Oi pessoal, vou a a Paris em agosto sozinha e agora me bateu um pouco de medo deste golpe. Vou avaliar bem se vai valer a pena eu correr este risco… lembro que quando fui a Barcelona tb pesquisei e varias pessoas falavam das ciganas, dos golpes que existem por lá e eu nao vi nadinha, foi tranquilo. Espero nao ter problemas em Paris… de qualquer forma, vou tentar estar mais próximo de lugares onde há mais gente, subir em funicular… enfim… triste ter que evitar ou ir a um lugar assim com medo…
Vinicius
Hoje (28/05/13) fui à basílica de Sacre Coeur com minha esposa e nos abordaram tanto na entrada quanto na saída do funicular. Em ambas situações mantive a mão no bolso e fui ríspido com os caras dizendo: – No, no! Fechei a cara e fiz tom de que eu poderia agredí-los se insistissem mais. Infelizmente eu não sabia que isto poderia acontecer, só tomei conhecimento agora, pesquisando sobre o que aconteceu comigo. A dica que dou é de meter a mão no bolso e colar o braço ao corpo, ele vai tentar puxar seu braço, mas seja ríspido que eles arregam e vão encher o saco e roubar o dinheiro de outro.
Luis
Fui cercado junto com minha esposa. Eles nos seguraram pelos pulsos. Minha esposa se livrou e todos vieram pra cima de mim. Tive que ser violento e comecei a xingá-los e fui pra cima pra socar o desgraçado mais nervosinho. Nisso ele abriu um sorriso e fez de conta que me conhecia. FDP!!! Estragou o dia.
Faz tempo que isso acontece. Custa colocarem um mini posto policial no local? Não recomendo subir pela frente da escadaria principal. Isso sem contar as ciganas pedindo assinaturas e dinheiro. São todos insistentes e intimidantes. Saco.
Higor
Infelizmente essa agressão da pulseira está acontecendo ainda. Hoje eu e minha esposa fomos abordados por esses ladrões que se dizem africanos. Grudaram no braço e eu tentando sair dali o sujeito ficou ainda mais agressivo e logo em seguida já nos cercaram mais sujeitos. Fui obrigado a deixar ele colocar aquela fita/pulseira nojenta no meu braço, e em seguida já quis dinheiro. Eu disse que não tinha dinheiro e peguei algumas moedas, mas ele abriu a jaqueta e mostrou sua carteira cheia de euros (provavelmente dinheiro dos assaltos) e falando que queria o meu dinheiro. Eu pensei mil coisas, mas fiquei sem ação por temer que algo aconteceria com a minha esposa que estava ao meu lado. Enfim ele pegou as minhas moedas em tom irônico dizendo que eu poderia subir as escadas. Voltamos embora e procuramos uma delegacia. Com muita insistência registrei um boletim. Tudo bem, sei que não vai dar em nada, mas temos que fazer a nossa parte. Que primeiro dia mais decepcionante em Paris viu.