Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Eliana Vídero
Estou indo para Paris em junho próximo e estas dicas vão me ajudar muito. Apesar de estar indo pela 4ª vez, é sempre bom se atualizar com a “modernidade”. Nossa ! pra quem vive em Salvador, vai ser bem normal reconhecer um salafrário.
clau
estive hj na escadaria da sacre coeur e estava tranquilo e perfeito, inclusive com policiais.
muito boa a dica do cafe da industria.
me emocionei com meu prato!
Luciana Fernandes
Apesar de ter lido bastante o conexão paris não tinha lido esse post… Quando eu e meu marido fomos ano passado a Paris fomos abordados por umas moças que pareciam ciganas enquanto caminhávamos em direção aos jardins des tuileries, proximo ao Louvre. Elas vinham com umas pranchetas como se fosse uma pesquisa p/ preenchermos nome e país e eu achando q estava ajudando alguma ONG parei p/ouvir, e aí q está o problema: depois q vc preenche elas te cercam e ficam pedindo dinheiro insistentemente…. Em Montmartre fizemos o roteiro sugerido pela Lina e foi super agradável. Resolvemos subir as escadas que ficam ao lado do bondinho e antes encontramos esses homens já nos abordando p/ colocar as tais fitinhas. Nós já percebemos q havia algum tipo de golpe e passamos rápido de mãos dadas. Apenas falamos com firmeza “non, non, merci, merci…” sem parar nem olhar p/ olhar e nada nos aconteceu. Saindo da Sacre Coeur e caminhando pela rua com lojinhas em direção a Place du Tertre (dos artistas) tb fomos abordados por insistentes artistas querendo fazer uma caricatura, sem grosserias, apenas insistência. Fica claro q todos querem aproveitar os turistas p/ ganhar algum dinheiro. A questão é ser firme e ficar sempre atento. Em nenhum momento em Paris sentimos medo em algum lugar. Quanto ao metro de Paris, não tivemos problemas, mas é sempre bom saber dos golpe, já q voltaremos a Paris em julho deste ano.
Kelly Pimentel
Muito bom o alerta… Agora, o colega aí em cima que disse que na Bahia isso ocorre com as fitinhas (imagino que seja a do Senhor do Bonfim)… Olha, não sofri nenhuma agressão em Salvador! Recusei todas as fitinhas, respeitosamente,porque realmente não acredito no tal santo, e ninguém me agrediu. Espero não ser agredida em Paris… Já pensou? rss
Érika
Cheguei ontem de Paris, e fiquei tão admirada com a quantidade de golpes que vim pesquisar na internet. Claro que já havia lido sobre eles antes de ir, mas não poderia imaginar que a frequencia que eles tentam era tal. Subi a Sacre Coeur somente a noite quando estava com um grupo de amigos. De dia, estava sozinha, e quando vi aquele grupo parado aos pés da escadaria, tive de desistir…uma pena.
Ana
Estamos em Paris e fomos anteontem no Sacre Coeur. Abordados pelos negros que literalmente quase nos seguraram pelos braços. Fomos espertos mas o perigo é eminente e um absurdo a não presença da policia francesa, que só a encontramos na volta. A abordagem foi exatamente na entrada dos tickets para o bondinho. Então, muito cuidado. Braços fechados, bolsas agarradas ao corpo e passem reto com firmeza!!
Felipe
Percebi que nos principais pontos de Paris a presença de policiais é bem pequena.
Namur
pessoal, cheguei hj a Paris e amanhã vou fazer alguns desses passeios descritos pro vcs, confesso q fiquei assustados com as postagens, mas valeram as dicas!!!!!
Anderson
Fitinhas com intimidação no pulso de turistas, nada mais é o brasileiro “exportando” seus “conhecimentos”, sendo que a Bahia já pratica o golpe da fitinha desde a década de 70, com agravante de agredirem o turista!
J.M.
Estou em Paris tem alguns dias e hoje fui conhecer a Sacré-Coeur, quando cheguei no começo da escadaria logo avistei aquele monte de homens parados na subida, e o pior dos dois lados não tinha para onde correr, vi que eles abordavam as pessoas, mas não entendi o porque, mas logo avisei para o amigo que estava junto que ficasse atento e me seguisse, fui direto para a cova dos leões, não nego que fiquei assustado e com um pouco de medo, estava frio e coloquei minhas mãos dentro dos bolsos do casaco, e comecei a subir, não olhei diretamente no rosto deles, quando fui me aproximando logo fui abordado e ele veio falando alguma coisa que não entendi o que era, mas eu só dizia “non, non” e fui desviando e subindo direto, ele não gostou muito, meu amigo que vinha atrás disse que eles comentaram alguma coisa, depois disso fiquei muito inseguro naquele lugar, entrei na basílica onde permaneci um tempo maior, mas quando sai, queria logo sair daquele lugar, tivemos medo de sofrer alguma retaliação na descida por parte daqueles homens, porque parecem mais uma “gang” pronta para agir. Então só nesta hora vi que tinha uma escadaria secundária e desci por lá, mas sempre observando se eles estavam se aproximando. No final da escadaria tem uma escola, aproveitei que era horário de saída e me misturei com os pais e crianças e logo consegui chegar a rua por onde cheguei a estação do metrô. E agora chegando no hotel fui procurar aqui na internet o que aqueles homens faziam lá, e para minha surpresa, achei a resposta aqui no Blog, que já acompanho faz um tempo, quando comecei a organizar minha viagem para Paris, pena que este tópico eu não tinha visto, acho muito bom ter esse tipo de informação antes de acontecer, assim podemos saber como agir na hora, sem ser pego de surpresa.