POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
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591 Comentários
Felipe
Oi Lina,
Mais uma vez por aqui, de novo tentando me aventurar a comprar passagens na SNCF, agora preciso do trecho Geneve – Paris, mas não aparece a opção de retirar as passagens na hora, somente e-ticket ou enviar para o endereço. Alguem na mesma situação?
Obrigado desde já
Lina
Felipe
Então escolha e-ticket. Agora ele deve funcionar bem.
Ronaldo
Vou chegar uma semana antes da viajem de trem pelo aeroporto Orly, lá mesmo consigo comprar a passagem da Thalys ? Ou onde seria o melhor local para comprar ?
Obrigado
Lina
Ronaldo
Você compra as passagens de trem nas estações de trem. Elas são todas centrais e se chamam Gare d’Austerlitz, Gard du Nord, Gard de l’Est…
Veja o mapa abaixo.
http://www.ratp.fr/plan-interactif/
Ronaldo S. Silva
Lina, primeiramente parabéns pelo belo trabalho neste site de muito valor para nós viajantes. Estou com uma dúvida se compro as passagens de trem de Paris – Amsterdam pelo site da Thalys ou se compro diretamente no guiche em Paris, visto que ficarei 7 dias lá. No entanto se eu comprar la em Paris uma semana antes de embarcar o preço será absurdamente mais caro ?
Obrigado
|Ronaldo
Lina
Ronaldo
Os preços não são absurdamente mais caros. Compre nas estações em Paris. Mais fácil.
Flávia Rauli
Fiz duas compras pelo site da SNCF. As duas compras apareceram a mensagem “Your payment was rejected”. Porém, o valor foi debitado da minha conta. Recebi uma mensagem automática do Banco do Brasil confirmando a compra. Li nos comentários que isso aconteceu com outras pessoas. Como proceder? Alguém conseguiu reaver o dinheiro?
Estou indignada com essa situação. Nem mesmo um e-mail de reclamações a compania fornece.
Lina
Flávia
No site da SNCF você tem um espaço para entrar em contato com a empresa. Trata-se de uma empresa séria e o ocorrido é um bug do sistema. Olhe abaixo.
http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous/email
CARLOS FARIA
Comprei 4 passagens no trecho Amsterdam Ghent no site da SNCF voyage, não houve problema em relação ao pagamento. Entretanto, estou preocupado pois escolhi retirar os bilhetes na estação ou lojas SNCF e pelo que sei em Amesterdam não tem loja da SNCF. Não sei o que fazer, acho que vou cancelar os bilhetes pagando taxa de estorno.
Lina
Carlos
Você pode retirá-los no guichet da estação de Amsterdam.
Guilherme
Lina
Tive o mesmo problema de muitos que postaram comentários aqui. Hoje, pela manhã, tentei comprar, pelo site da SNCF, Paris – Bruges (via Bruxelas) seguindo as dicas do blog (usando o borne libre service) e, no final, recebi a mensagem de erro e o SMS informando o desconto no meu cartão! Enviei um e-mail para a SNCF solicitando o estorno mas ainda não obtive resposta. Vamos ver se tenho a mesma sorte que o Adriano.
Patrícia
Olás! Para auxiliar a quem, como eu, encontrou dificuldade para comprar no site da SCNF, apenas se optarmos pela retirada dos bilhetes no local ( borne libre service) que a compra com os cartões de credito brasileiros dão certo. As duas outras opções (eticket e envio do bilhete via postal), exigem cartões com o sistema tipo Verified by Visa, o que não é aceito creio que para quase todos os nossos cartões. Bem, após quebrar mto a cabeça, consegui finalizar a compra sem problemas desse jeito. Agora espero não ter problemas na retirada. Um abraço!
Lina
Patrícia
Muito obrigada. Grande dica.
Adriano
Meu problema foi resolvido Lina. O débito foi estornado. Muito obrigado pela ajuda. Vou comprar as passagens de trem lá na França mesmo
Lina
Adriana
Obrigada por me avisar. Estava preocupada.
Camila
Boa tarde Lina,
Estou com o mesmo problema que a maioria aqui, só agora me dei conta de como esse tipo de problema parece “normal” para a SNFC.
Meu namorado tentou comprar hoje duas passagens de Barcelona para Carcassone, no momento de finalizar a compra, o site não autorizou, porém, ele recebeu sms avisando que o valor havia sido debitado.
Não encontrei no site deles, algum e-mail para que pudessemos fazer a reclamação.
Vi, que vc indicou o Rodrigo… que tipo de serviço ele faz? ele conseguiria entrar em contato com a SNFC informando o nosso código de compra?
Muito obrigada!
Lina
Camila
Neste caso, o melhor é telefonar para a Sncf e resolver o problema. Entre em contato com ele.
[email protected]
Adriano
Lina
Obrigado pelo retorno e pela ajuda que você nos presta.. Estudo francês há 2 anos e mandei a reclamação pelo próprio site da SNCF. A empresa me mandou uma notificação de que estudariam o meu caso. Espero que dê certo. Informarei nos próximos dias sobre os desdobramentos