POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Adriano
Primeiramente quero dizer que adoro o blog e vou realizar meu sonho de conhecer a França ( uma viagem de 25 dias sendo 8 em Paris ) usando muitas dicas dele. Parabéns Lina seu blog é maravilhoso
Mas o real motivo de escrever aqui pela primeira vez é que tentei efetuar a compra pelo site da SCNF e tive muitos problemas. Comprei uma passagem Nice – Lyon, sem maiores problemas usando o cartão visa Platinum. Vai ser na forma Borne Livre Service – retirar nas máquinas automáticas . Não havia opção e-billet neste caso.
Hoje animado por ter conseguido comprar esta passagem, fui adquirir uma passagem Lyon- Bordeaux com o mesmo cartão Visa Platinum .Fiz isso 3 meses antes da minha viagem por ser um preço bem mais barato que seria em outras ocasiões Ao tentar comprar na opção e-ticket, não deu certo. Tentei então comprar pela opção Bornet Livre Service com o mesmo cartão Visa Platinum da outra passagem e deu mensagem no site de autorização do cartão negada. Entretanto recebi ao mesmo tempo uma mensagem de débito pelo celular que sempre recebo ao efetuar compras pela Internet. Ou seja paguei 45 euros pela passagem e não vou receber nada.
Desculpem pelo longo desabafo. Acabei de mandar um e-mail de reclamação para a SNCF, mas já estou sentindo 45 euros no lixo.
Só para resumir:
NÃO COMPRE PELO SITE DA SNCF – CHANCE ALTA DE FRUSTRAÇÕES E PREJUÍZO
Lina
Adriana
A empresa é séria, mas a compra efetuada à partir da América Latina possui alguns bugs.
Estou tentando entrar em contato com eles, através um amigo para informar o problema.
Eles responderão seu contato.
Será que poderia me manter informada?
Elisa
Bom dia a todos,
Li a experiencia de todos e fiquei meio assustada. Tentei compra passagens de Paris a Epernay via RailEurope,que é bem mais cara ( com taxas de serviço e postagem) . Resolvi adiar a compra e entrei no site da voyages-sncf, que é bem mais barato ( em torno de 100 euros pra 6 passagens ida e volta). Arrisquei e devo dizer que comprei sem problemas. Aceitaram meu cartão Visa e escolhi a opção de enviarem de graça (!!!) por correio minha passagens.
Estava apavorada pois ainda não havia recebido minha passagens até hoje (5 dias de atraso), imaginando o que faria para reaver meu $$. Hoje as passagens chegaram, e se houve atraso foi do correio pois ele postaram logo a seguir da compra. Espero que todos tenham a mesma sorte. Elisa
Paula
Você acha que consigo comprar passagens para Annecy na segunda quinzena de setembro na hora de embarcar, ou um ou dois dias antes na própria estação? Fiquei meio em dúvida de comprar pela internet.
Lina
Paula
Consegue. Deixe para comprar aqui.
Maria Antonieta
Olá Lina,
Comprei a passagem de trem Paris/Londres pelo site Rail Europe. Imprimi o bilhete em casa. A minha dúvida é: como faço na estação de trem? Preciso passar na bilheteria da estação, tenho que validar o bilhete na máquina? Ficou faltando o meu segundo nome no bilhete , será que vou ter problemas? Obrigada desde já.
Lina
Maria Antonieta
Quanto ao nome, não terá problemas. Vá até um guichê e mostro o impresso. Se for e-passagem não terá que trocar e não precisará validar. Se não for, eles te darão a definitiva que deverá ser validade nas maquininhas amarelas.
Elizabeth
Bom dia, Lina
Gostaria de saber se posso comprar pessoalmente as minhas passagens de trem em Paris ou isso só é possível via internet? Tem como comprar em um guichê, com uma pessoa, sem maquininhas? Se sim quanto tempo de antecedência posso comprar e Paris a Amsterdam.
Lina
Elizabeth
Você pode comprar nos guichês das estações ferroviárias. Elas são todas bem centrais.
yrlla
Tentei comprar 4 passagens para julho Paris – Londres – Paris, no item coordonnés, vem esta resposta “La date de naissance que vous avez inscrite est invalide. Merci de la ressaisir à nouveau”, mas não há lugar algum para colocar a data de nascimento, o que devo fazer???
Lina
Yrlla
Não sei como te ajudar. Se for o site voyages-sncf saiba que ele é complicado.
Alguns conseguem finalizar a compra e outros não. Às vezes ele não aceita o cartão ou então o número do telefone. Esta da data de nascimento, nunca tinha ouvido.
Márcio Carvalho Jardim
Bom dia, Lina. Para informação: não consegui comprar com VTM na SNCF. Então, comprei pelo site da RailEurope para impressão nas máquinas da França. Ele me enviaram os códigos e vou torcer que dê tudo certo! Ah, as passagens da Rail são mais caras que da SNCF em média de 5 a 10 euros. Obrigado pelas informações.
Lina
Márcio
Aproveite bem.
Ronaldo
Lina, boa noite.
Vi diversos posts relacionados à pergunta que farei a seguir, porém nenhuma delas à respondeu com exatidão.
Comprei pelo site da rail europe 2 tickets, sendo um para mim e outro para minha esposa. O problema é que ao digitar o sobrenome da minha esposa coloquei o sobrenome de casada (que é o mesmo que o meu). No passaporte dela consta o sobrenome de solteira. Isto pode dar problema? Se sim, como faço pra acertar?
Grato.
Lina
Ronaldo
Não terá problemas, explique o que aconteceu.
Não sei se você fala francês, se não falar aqui vai uma ajudinha. Diga “c’est le nom de jeune fille”. Pronúncia: cé lê nom de jêne fie.
Márcio Carvalho Jardim
Boa tarde, Lina. Bem, não abre as opções e-billet mais no site da SNCF para os outros trechos que eu quero. Não sei o motivo… Eu queria já levar todas as passagens reservadas. A opção que abre é a “Borne Libre Service (Gares de France et Luxembourg uniquement) : La carte bancaire utilisée pour le paiement doit être en cours de validité au moment du retrait, le code secret vous sera demandé. ” Só que eu tenho um problema: as outras passagens que eu comprei e a opção e-ticket abriu, foi com o cartão de crédito da minha amiga, pois o site não aceita nenhum dos meus. Então, eu não posso retirar a passagem na SNCF porque tenho que estar com o cartão que realizei a compra. Agora, a pergunta: será que consigo comprar com o VTM pelo site e retirar as passagens na SNCF com o mesmo cartão??? (que confusão… rs não dava para fazer um site mais fácil para pagamento?). Obrigado
Lina
Márcia
Se não tiver o cartão com o qual efetuou a compra não conseguirar retirar a passagem. Negocie com a amiga. Risos.
Não sei se conseguirá comprar com VTM. Se conseguir, retire nos guichês.
Eles colocam somente opção borne, mas o usuário pode retirar no guichê mostrando o cartão de crédito.
Lais
Ainda bem que li este post porque realmente estava pensando em comprar o ticket pra Giverny, fico na neura com medo de abrir bolsa nas estações então quero levar tudo comprado, mas enfim depois de ler isso prefiro levar o trocado no bolso rs. E não correr o risco de passar essa situação.