POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Márcio Carvalho Jardim
Boa noite, Lina…
Segui seu conselho e pedi para uma amiga comprar com o cartão dela. Consegui comprar os trechos: Paris/Amiens, Amiens/Paris, Paris/Lille, Lille/Paris, Paris/Reims, Reims/Paris, Paris/Rouen, Rouen/Paris, Paris/Strasbourg… Tive que trocar os cartões dela, sorte que ela tem Visa e Mastercard, porque as vezes ele aceitava um e não aceitava o outro. Quando chegou para comprar de Strasbourg/Dijon, a opção de e-billet não aparecia mais, para pode imprimir o voucher. Só aparecem as opções: Borne Libre Service (Gares de France et Luxembourg uniquement) e Envoi gratuit par courrier. Você sabe o motivo? PS: Esse site está me deixando louco rs
Lina
Márcio
Ele nos deixa loucos. Risos. Não seio porque…
Aceite Borne Libre Service e no dia se apresente no balcão da estação para pegar sua passagem. Ou então use a borne – o auto atendimento.
Tatinha
Oi Lina, desculpe, mas sou meio perdida nesta história de trem… São duas empresas que fazem o trajeto Amsterdã-Paris? Voyages-SNCF e Rail Europe? Será que estou procurando certo? e pelo que vi nos comentários a Rail Europe geralmente é um pouco mais cara? Obrigada pela ajuda.
Lina
Tatinha
E empresa possui dois sites diferentes. O de vendas na França voyages sncf e o de vendas na Europa Raileurope. O primeiro possui preços mais baixos.
Tatinha
Oi Lina… Vou à Paris final de junho e planejo dar um “pulinho” de trem em Amsterdã… Mas estou com receio de usar meu cartãozinho e dar todo estes transtornos relatados… Como é esta prestação de serviço do Rodrigo? A gente deposita para ele efetuar a compra, aí ele entrega no hotel, ou pagamos na hora…? Outra dúvida, há muita diferença entre 1a e 2a classe? (em conforto). Merci!!
Lina
Tatinha
Não tem muita diferença de conforto entre as duas classes. Não é como nos aviões.
O Rodrigo cobra sim, mas ele não é caro. Vale a pena. Entre em contato com ele sem compromisso. Ele é uma pessoa ótima.
Márcio Jardim
Bom dia, Lina… Vou para a França em julho e quero levar todas as passagens de trem compradas. Já tentei algumas vezes no site na SNCF, mas ele nunca registra meu pagamento. Li seu texto, todos os comentários mas não encontrei uma resposta correta. Meu cartão é Visa e do Banco do Brasil e está liberado para compras internacionais. Devo utilizar cartão de outro banco? A diferença das passagens da SNCF e da Rail Europe é enorme. Quero comprar da SNCF e receber por email, para poder imprimir e levar. Agradeço o retorno.
Lina
Márcio
Muitos não conseguem comprar e não sei porque. A SNCF está ciente dos bugs e vai reformular os sites. Não sei quando o novo sairá.
Tente outro cartão, tente um endereço em Paris.
Tenho aconselhado aos leitores pedirem ajuda ao Rodrigo que presta serviços de conciergerie em Paris.
Ele compra as passagens e te entrega no hotel.
Email contato: [email protected]
DIego
Pessoal (não sei se é uma pessoa ou mais de uma kkkkk) , parabéns pelo excelente post e site.
Bem, pelo que tou vendo os problemas não são exclusivos nossos ein! kkkkkk. Que enrolada.
Pelo visto a compra no site da SNCF é suuuuper insegura e até a comprar com emissão de bilhete eletrônico é enrolada e ai pergunta:
A opção mais seguras seria ?
Comprar diretamente no guichê quando chegar e puder ou mesmo contactar o Rodrigo para ele fazer esse trabalho ? Existe o pro e o contra em ambas as abordagens referentes a custo. Acho que passagens mais próximas do dia tendem a ser mais caras não é isso ?
Me desculpem os amantes da França, que eu acho que deve ser espetacular (é a primeira vez que tou indo) mas me parece que, assim como no Brasil, estão anos luz atrás dos serviços oferecidos nos EUA. É isso mesmo ? A SNCF não tem nenhum posicionamento oficial sobre isso , devido a tanto problema ? Até pq não é algo pontual com um ou outro passageiro.
E por último, ai é uma dúvida relativa ao meu roteiro mesmo. Estou chegando em Paris dia 30 de maio e pretendo chegar e já pegar o Trem pra Blois, onde vou passar 2 dias lá e em seguida ir pra Provence. O negócio é ir na SNCF mesmo ? Ainda tou meio enrolado com esses transportes: SNCF, TGV, rail europe, etc. Não entendi bem ainda ! kkkkkkkkkkkkkk.
Muito obrigado pessoal e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
Lina
Dlego
Você resumiu a questão com perfeição. Anos luz atrás dos serviços americanos.
Somente agora a SNCF pensa em reunir seus vários sites e várias empresas em um site só.
Eles possuem site de vendas na França -voyages-sncf- site de vendas na europa – raileurope – e site de vendas para certos paises europeus…
Se tentamos, do exterior, comrar no site de vendas para a França, onde os preços são mais baratos, encontramos bugs.
Quando compro daqui, tudo funciona maravilhosamente.
Penso que dentro de alguns meses o novo site estará pronto. Enfim!
Conselho: tente comprar antecipado, sobretudo porque pega o trem no dia da chegada. Coragem e tente via voyages sncf.
Se não conseguir, ou peça ajuda ao Rodrigo ou compre no dia mesmo. Você chega numa quinta, se fosse na sexta não aconselharia.
Andressa
Olá Lina.
No mês de maio farei o seguinte roteiro de trem:
Amsterdan – Bruges (via Bruxelas)
Bruges (via Bruxelas) – Paris
Vc acha melhor eu realizar a compra antecipada dos bilhetes via internet ou posso deixar para comprar pessoalmente na estação dos países?
Obrigada.
Lina
Andressa
Para viagens longas compro sempre com mais ou menos uma semana de antecedência.
Paulo Augusto
Lina, por gentileza: algum problema em comprar passagem para Chartres, na hora do embarque?? Será que correria o risco de não encontrar bilhetes em cima da hora? Para Fontainebluea e Chantily também haveria algum tipo de problema em comprar as passagens nas Gares próximo ao horário de embarque?
Grato.
Lina
Paulo
Pode comprar todas elas na hora do embarque. Para estas cidades a empresa possui vários trens por dia.
Jeison Azevedo
Gostaria de agradecer a dica da Lina, e em especial o Rodrigo. Fiquei inseguro de comprar as passagens Paris Barcelona no site, e entrei em contato com ele para me ajudar.
O dia que precisamos viajar é super concorrido, estava difícil, mas o Rodrigo fez milagre, não desistiu, e conseguiu do jeito que esperávamos. Sem contar sua educação e atenção, dá satisfação a cada etapa do processo.
Sugiro aos que estão inseguros de comprar pelo site que entrem em contato com o Rodrigo, que vale muito a pena, alem de ele ser muito legal.
Abraço a todos.
Wagner
Pessoal, desculpem-me se a questão já foi esclarecida, mas nestes casos em que houve problema não terá sido em razão de o cartão de crédito não ter sido autorizado para uso no exterior? Já aconteceu comigo. Mesmo o cartão sendo para uso internacional, para fazer uma compra pela internet precisei antes ligar na visa e solicitar que liberassem para esse tipo de operação…
Helen Orleans
Queridos amigos,
Preciso de um help!
Tentei comprar na semana passada passagens pelo site da TGV e, apesar de ter a compra recusada, tive o valor de mais de mil reais debitado em meu cartão de crédito.
O banco informa que eu tenho que resolver isso com a empresa, mas, apesar de todos os e-mails que enviei até o momento, eles sequer me respondem!
Vi que alguns colegas tiveram o mesmo problema que eu… Alguém conseguiu resolver?
Lina, vc tem algum contato telefônico da empresa? Já mexi no site todo, mas não encontro…
Muito obrigada a todos!
Helen Orleans
Lina
Helen
Não tenho contato telefônico. Desagradável esta situação.
Sugiro que entre em contato com Rodrigo, nosso parceiro para os serviços de conciergerie. Ele poderia se informar e tentar resolver o problema nos guichês da SNCF de Paris. Email de contato:[email protected]