POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Maurício
Olá Lina,
Estou querendo comprar a passagem de TGV daqui do Brasil partindo do Aeroporto CDG para Avignon…existem 3 opções de bilhete:
bilhete eletrônico
print @ home
bilhete físico
Qual a mais recomendada (são duas passagens)?
E qual o tempo você sugere entre o horário marcado de chegada do avião em Paris e o horário de partida do TGV?
Muito obrigado!
Maurício
Carlos
Ao ler essa matéria, me deu medo. Comprei 3 passagens pelo site da SNCF. Recusaram meu Tam Itaucard, meu Santander Visa, mas, na terceira tentativa, aceitaram meu Santander Mastercard. Realmente, só preenchi o meu nome na compra das passagens. O site não pediu os nomes dos demais passageiros. E agora ? Recebi um e-mail de confirmação somente pedindo para retirar os bilhetes numa loja SNCF.
Lina
Carlos
Calma. Quando for retirar seus bilhetes explique que são pessoas diferentes.
Na loja eles resolveram esta questão.
karina
Os problemas com o site realmente continuam. Tentei agora e deu recusa do cartão. Mandei um e-mail para o Rodrigo para solicitar os serviços, mas como a passagem que quero é de Londres para Paris, acho q náo vai ser fácil também para ele… Aguardo.
Luciane
Fiz compra bilhete paris a bruges e na ultima tela deu erro q meu cartao nao foi aceito, e nao gerou a ordem servico. Mas no mesmo momento recebi sms q o valor tinha sido liberado cartao credito. E agora, o que eu faco sem bilhete e com o valor pago?
Lina
Luciane
Você tem que entrar em contato com a empresa onde efetuou a compra. Foi na voyages-sncf. É processo longo mas você recebe de volta o valor.
Vera Boza
olá Lina
Os problemas com compras de passagens no site SNCF continuam os mesmos.Desde janeiro estou tentando sem sucesso.No início achei que a dificuldade seria temporária,mas até hoje(8/04/2013)não consegui,inclusive também tive a confirmação da autorização do Cartão e não consegui finalizar a compra.Entrei varias vezes em contato e a resposta era para eu tentar a compra via telefone.Agora estou pensando em comprar as passagens pessoalmente quando chegar à França.
Lina
Vera
Se quiser, entre em contato com um parceiro nosso em Paris que presta serviços de conciergerie. Ele pode comprar para você agora, quanto mais cedo comprar mais barato, e em seguida leva no seu hotel. Ele é de toda confiança. Rodrigo: [email protected]
Andrea
Oi Lina, primeiro gostaria de agradecer as informação tão valiosas que você compratilha. Esta á a segunda vez que estamos indo a Paris, e claro, estamos sempre de olho nas suas dicas.
Desta vez estamos planejando algumas viagens de trem, e estou encontrando o mesmo problema com a SNCF, relatado por outros leitores, no que se refere a pagamento com cartão de crédito.
Sabe se alguém conseguiu resolver? Não consigo encontrar o email de contato da SNCF.
Um abraço!
Lina
Andrea
Uns conseguem comprar, outros não. As passagens do site voyages-sncf são mais baratas que os do raileurope. Os dois sites são ligados.
Muitos leitores que não conseguem comprar passagens via SNCF pedem auxílio ao nosso parceiro Rodrigo.
Ele oferece serviços de conciergerie. Ela compra as passagens na estação e em seguid leva ao seu hotel.
Se quiser entrar em contato com ele: [email protected]
Lauro
Boa tarde a todos.
Gostaria de fazer um alerta a todos que porventura venham tentar comprar passagens de trem pela internet. Pelo fato de achar as taxas cobradas pela Rail Europe abusivas, resolvi comprar pelo site de TGV Europe. Consegui comprar dois trechos sem problema. No entanto, quando fui comprar o último trecho, coloquei os dados do cartão e confirmei. O sistema deu a mensagem “transação não autorizada”. Apesar disso, recebi a sms de confirmação do Banco do Brasil de que o valor havia sido debitado. Aí começou o parto. Liguei para o BB, e confirmaram que o valor havia sido debitado. Me avisaram que a única forma de tentar estornar a compra seria entrando em contato com a empresa fornecendo o código de autorização. Anotei este código e entrei em contato com a TGV Europe através do atendimento ao cliente no site, onde expliquei a situação que havia ocorrido e poderia fornecer todos os dados que fossem necessários para eles comprovarem a minha identidade e que o valor havia sido debitado incorretamente. Agora vem a melhor parte: recebo hoje a resposta do serviço de atendimento ao cliente. Eles me informam que a única possibilidade de resolver o problema é enviando a fatura do cartão de crédito, destacando a identificação do débito indevido, dados bancários e pessoais através do serviço de correio tradicional. Isso mesmo: para resolver este problema, vou ter que juntar toda a documentação solicitada e enviar pelos Correios uma “carta” tradicional para a central de Bruxelas e torcer para que eles recebam e resolvam o meu problema. Incrédulo, enviei novo email para o serviço de atendimento, pois não é possível, que em pleno século XXI, uma empresa do porte da TGV, com clientes de todas as partes do mundo, ofereça o correio tradicional como única forma de resolução para este tipo de problema. Educadamente, o atendente me confirmou a informação.
Deve fazer uns 20 anos que não envio uma carta.
Enfim, desculpem a mensagem longa e o desabafo, mas fica aqui o alerta para aqueles que forem tentar comprar passagem diretamente pelo site da TGV Europe. Se tudo correr bem, ótimo..mas se ocorrer algum problema com o cartão, preparem-se para enviar uma carta pra Bruxelas.
Um abraço a todos e feliz Páscoa!
Lauro
Lina
Lauro
Obrigada pelo relato/alerta e pelo bom humor com o qual trata este problema!
Fe
Achei a ideia da Martha excelente! Encontro com os fãs do conexão paris em maio!! Vc ja fez algum evento assim, Lina?
Lina
Fe
Nunca fiz, Fe. Quem sabe um dia? Seria ótimo.
Fe
Eu também estou tentando há dias comprar passagens pelo site da SNCF, cartões todos recusados, sendo que ano passado comprei sem problemas. 🙁
Américo
Devo viajar para a Europa e, dia 9 de julho estarei me deslocando de Frankfurt para Paris .O que é mais interessante viajar de avião ou de trem .Caso a melhor opção seja o trem pretendo fazer a compra antecipada das passagens pela RailEurope. O que você acha?
Lina
Américo
Não sei qual passagem seria mais barata. Eu prefiro sempre o trem porque não gosto de avião. Faça uma pesquisa e se escolher o trem tente comprar no site da voyages-sncf. As tarifas são mais baratas.