POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Antonio
Olá Lina,
Na segunda imagem:
IMAGEM 02 – Passagem de Amsterdã a Bruges aparece com a mensagem
“sans resérvation”?
http://img651.imageshack.us/img651/3918/20130105171112tremamste.png
Dá para ver ali à direita que há assentos reservados, no caso do
primeiro, escrito assim:
“Voiture 15 – Place 81”
“Fenêtre”
“Duo côte à côte”
E logo abaixo disso, está escrito “sans réservation”.
Será que por acaso, a primeira numeração se refere ao trecho
“Amsterdã -> Antuérpia”, que é mais longo? Já o “sans réservation”
parece estar se referindo ao trecho “Antuérpia -> Bruges” que por
ser um trecho regional, me parece que não possui reserva de
assentos.
Faz sentido?
Outra dúvida: quando não há reserva, aparece o número do vagão e do
assento?
Muito obrigado,
Antonio
Olá Lina!
Por favor, estou com a seguinte dúvida. Estamos tentando comprar cinco
passagens para os seguintes trechos:
primeiro trecho: Paris -> Amsterdã segundo trecho: Amsterdã -> Bruges
Veja as duas capturas de tela a seguir, mostrando as duas simulações,
sendo a “IMAGEM 01” correspondente ao primeiro trecho e a “IMAGEM 02”,
correspondente ao segundo.
Somos em cinco: dois adultos e três idosos na faixa dos sessenta anos.
(1) Na primeira imagem aparecem várias opções de assentos. Quais são os
recomendados para o nosso caso?
Qual é o significado de “Kiosque”?
Se comprarmos o “Carré ou Familille”, existe a chance da quinta pessoa
ficar isolada das outras quatro?
(2) Nesta segunda imagem, temos o trecho Amsterdã -> Bruges. A dúvida é,
o que significa “sans resérvation” ? Esta mensagem não apareceu durante
a comprar do primeiro trecho. Será que significa que o assento não está
reservado por outra pessoa e portanto está disponível? Ou,
significa simplesmente que não há opção de reservas levando assim ao
passageiro a escolher na hora os assentos disponíveis?
IMAGEM 01 – Tipos de assentos:
http://img29.imageshack.us/img29/2679/20130105170747thalyspla.png
IMAGEM 02 – Passagem de Amsterdã à Bruges aparece com a mensagem “sans
resérvation”?
http://img651.imageshack.us/img651/3918/20130105171112tremamste.png
Obrigado!
Lina
Antonio
Eu não sei o que quer dizer kiosque. O Carré são quatro poltronas, duas a duas e em face a face. A quinta pessoa ficará só, de todas as maneiras. Te aconselho prestar atenção também no “sentido do trem”. Algumas poltronas ficam de costas para o sentido do trem e isto pode causar náuseas.
No carré, duas poltronas estão no sentido e duas de costas.
Eu gosto do carré, vamos conversando…
Para o segundo caso, as passagens são sem reservas de poltrona. Não teria opção passagem com reserva?
Fernanda
Lina,
Não consigo comprar o bilhete de trem pelo site da SNCF. O cartão é recusado! Mandei um e-mail para eles e me informaram que não aceitam cartaão de crédito brasileiro! O que vc me aconselha fazer? Chego em Paris no sábado dia 09/02 a tarde e preciso embarcar para Saint Gervais no domingo dia 10/02 pela manhã. Já tentei pelo site da rail europe e não aparece a estação de Saint Gervais como opção de destino!
Obrigada!
Fernanda
Lina
Fernanda
Não estou entendendo porque vários leitores compraram via voyage-sncf. Você não tem outro cartão?
Ou então troque o endereço. Coloque o do seu hotel.
Se não conseguir compre no dia da sua chegada.
Mas pesquise, porque não achei trem para Saint Gervais. Verifique o nome da cidade.Não encontrei cidade com este nome.
Denise
Oi Mariana!
E ao comprar pelo site, o que é melhor: imprimir o e-ticket em casa ou retirar na SNCF?
Outra dúvida: vou com minha família e três pessoas têm mais de 60 anos. Eu escolho esta opção da idade no site? Porque pelo que já li o desconto é só para quem tem uma carteirinha, não é?
E mais uma coisa: vocês aconselham escolher a tarifa mais barata (no-flex)?
Obrigada!!
Denise
Oi Lina!
Você sabe se há grande diferença nos preços das passagens de trem adquiridas com antecedência (1 mês antes) ou se for comprá-las no dia anterior diretamente na loja da SNCF? Gostaria de comprar passagens para cinco pessoas pelo site mas fico com medo de sair tudo em meu nome e ter problemas na hora do embarque. Além disso, para comprar pela internet é preciso pagar com cartão de crédito e aí incide o IOF, por isso é mais vantagem pagar à vista. Será que é tão vantajoso assim comprar com antecedência?
Obrigada!
Mariana Berutto
Denise, o único problema de deixar para comprar na hora é que você corre o risco de não encontrar passagem. Por isso é melhor se adiantar.
Roberta Rodrigues
Comprei minhas passagens nos guichês automáticos da SFNC, tanto em Paris quanto em Vernom. Não tive nenhum problema, muito pelo contrário. Foi até mais confortável do que ter que esperar a fila =)
Joao DF
Caio,
Procedimento padrão. Como eles terão certeza que você realmente é o dono do cartão? Chequei de Paris no início dessa semana e toda vez que eu pegava um ticket na loja da SNCF tinha, além de apresentar o CC utilizado na compra, de entrar com a senha. Se vc teve a oportunidade de visualizar no seu PIN ou no display do funcionário da cia, o valor da operação estava Zero(0,00). Na minha opinião o processo é seguro.
Caio
Lina, estou em Paris ..comprei uma passagem pra Londres e fui retirar em uma boutique SNCF.
Pediram meu cartão que efetuei a compra (ate aí era esperado) e minha senha.. achei muito estranho eu ter que digitar a senha sendo que ja havia comprado… é normal isso?
Obrigado,
Lina
Caio
A SNCF é uma empresa estatal. O funcionário estava somente verificando se você sabia a senha. Pelo menos esta é a minha interpretação.
sandra cristina cunha
boa tarde eu queria saber as escalas e o valor das passagens ida e volta de lisboa :paris obrigado
Lina
Sandra Cristina
Você obtem estas informações no site voyages-sncf. Eu não conheço este trecho de trem.
jaime
Oi Lina.
Gostaria de saber se é muito complicado ir do aeroporto ao hotel (Mercure Montparnasse), considerando as escadas e tudo mais.
Se possivel me indique um mercado do tipo do Mercado Municipal em São Paulo, ( sobretudo frutos do mar).Estive no Mercado São Miguel em Madrid e adorei.
Lina
Jaime
Eu acho complicado malas nos metros e RER. Esta é uma economia que não vale a pena. Pegue táxi.
O Mercado de Paris está fora de cidade. Não existe no centro equivalentes destes mercados da Espanha. Uma pena. Mas Paris tem feiras excelentes com barracas de peixes e frutos do mar. Mas sem degustação. Você verá inúmeros restaurantes de frutos do mar em Paris.