POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Sandra
Olá, mto bom o seu blog. Estou adorando as dicas mto úteis.
Estou tentando comprar passagens de trem Paris para Bruges pelo site da sncf, porem não me dá a opção de e-ticket. Só tem duas opções de imprimir nos terminais da estação ou receber delivery em casa (nem sei se envia para o Brasil, ainda não tentei). Tmbem não quero a opção de imprimir da estação pois estou comprando no cartão de uma amiga que mora na Europa( não aceitam cartões do Brasil). Queria saber se tem alguma outra forma de comprar, ou se a opção delivery é segura( tenho 1 mês ainda pra viajar).
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Sandra, devido ao pouco tempo antes da sua viagem não aconselhamos a opção de entrega em casa. Como você não poderá utilizar a opção de imprimir os bilhetes na estação, infelizmente só resta a opção de comprar as passagens quando chegar em Paris. Pesquise se no site da Thalys há a opção e-ticket, clique aqui.
regert
Olá, muito útil os comentários…eu comprei um bilhete de Paris a Amsterdam, veio no meu email a confirmação e o link pra imprimir o bilhete, só que não leva ao PDF para impressão, mas pra uma página esquisita com as seguintes orientações:
Uma vez que a sua reserva esteja concluída, o seu ticket Print @ home será baixado automaticamente ao clicar neste mesmo link
Bilhete Thalys Print @ Home
Clique no link fornecido no e-mail de confirmação para abrir uma versão em PDF do seu ticket Print @ home.
Devido à verificação anti-fraude, pode acontecer que você receba o link para seu ticket Print @ home dentro de 2 dias úteis.
Verifique a sua pasta de spam, pois às vezes os e-mails são redirecionados automaticamente para lá.
Rodrigo Lavalle
Regert, você verificou a pasta de spam? Ja faz mais de 2 úteis que você comprou? Sugiro que você entre em contato com atendimento ao cliente do site onde efetou a compra.
Janizele
Olá,
Fiz a compra da passagem de ida e volta para Londre de Paris.
Gostaria mudar a data de ida para Londres, postergando-a. Consigo fazer essa movimentação? me gera alguns custo? faço pelo site?
Rodrigo Lavalle
Janileze, depende do tipo de passagem que você comprou. Geralmente as passagens mais baratas não podem ser alteradas, trocadas ou devolvidas. Verifique no email de confirmação que você recebeu quais são as condições da passagem.
Julio Cesar Cordeiro
Meu problema tem sido o cartão de crédito…tentei obter o trecho Amsterdam-Bruxelas pelo site da Thalys, NS da Holanda, SCNF, todos…mas não aceitam cartão de crédito não europeu. A RailEurope quer me cobrar 30 euros em uma compra de 90 euros, achei absurdamente caro…alguma sugestão?
Rodrigo Lavalle
Julio, leia esse artigo com uma solução utilizada por uma leitora do blog. Caso você não consiga, terá que esperar chegar na Europa e comprar a passagem em dinheiro em alguma estação de trem.
Vera Lucia Peixoto
Comprei 4 passagens pelo site da Raileurope só que o nome de uma de minha é muito grande e deu erro ,não estava aceitando aí eu tirei o primeiro sobrenome e deu certo.estou preocupada com a conferencia da passagem pelo passaport e da problema.O nome é: Eunice Lemes Marques Souza Lima.Eu tirei o Lemes.aí deu certo.Será que vai ter algum problema.Iremos de Paris pra Barcelona no dia 19 de janeiro.O que faço?
Desde já agradeço!
Rodrigo Lavalle
Vera, acredito que não vá haver problema. Geralmente o primeiro nome e o último sobrenome são suficientes.
david
Olá. Há possibilidade de alterar as datas compradas no site Rail Europe?
Rodrigo Lavalle
Davis, depende do tipo de bilhete que você comprou. Os mais baratos geralmente não podem ser trocados nem devolvidos. Entre em contato com a Rail Europe.
Renata
Rodrigo muito obrigada perlas informação
Rodrigo Lavalle
Renata, estamos à disposição.
Renata silva
Olá ,
Comprei dois bilhetes de trem eurostar com destino Londres Paris , aconteceu que quando finalizei a comprar os dois bilhetes estavam com o meu nome impresso. Vocês saberiam me informar
, se consigo alterar um dos nomes dos bilhetes? Não sei como fiz uma besteira dessa!
Comprei no site da Eurostar, mais não sei como
fazer essa alteração.
Rodrigo Lavalle
Renata, o site da Eurostar diz que somente a pessoa cujo nome está na passagem pode usá-la, não há como mudar o nome que está na passagem:
“Only the person named on the ticket may use it, but don’t worry if you’ve just made a tiny spelling mistake. There’s no need to let us know, just turn up and travel as normal.
If your passport or ID’s in your maiden name but your ticket’s in your married name, just bring a copy of your marriage certificate with you when you travel. There’s no need to make any changes to your booking or let us know in advance.
If someone else would like to travel, they’ll need to book a new ticket.”
Pablo
Não consigo entender como ainda tem gente que compra a passagem de trem pela Rail Europe. Hoje em dia tem tanta informação, é coisa de fazer um google para perceber que é melhor evitar intermediários, e comprar sempre diretamente no site das empresas ferroviárias. Sempre vai ser mais barato e mais prático.
Lidiane
Boa noite, comprei passagens pela Rail Europe e, por força do hábito, cadastrei os passageiros só com o nome e último sobrenome. Ocorre que no passaporte estão registrados todos os sobrenomes (só depois percebi isso). Há risco de não conseguir embarcar?
Rodrigo Lavalle
Lidiane, as passagens são referentes a qual trecho?