POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Francisco
Comprei passagem de trem de Londres para Amsterdã por €118 pelo site da Go euro. No ato da compra, o site apresentou todo o trajeto passando por Bruxelas, Roterdã e chegando a Amsterdã. Porém, quando imprimo o cartão de confirmação, ha apenas o trajeto Londres- Bruxelas que é feito pela Eurostar. Estou na dúvida se preciso do ticket referente ao restante da viagem.
Rodrigo Lavalle
Francisco, não somos familiarizados com esse site, sugerimos que você entre em contato com eles.
Inácio
Olá,
Comprei passagens agora para trecho Paris – Bruxelas em novembro direto no site da Thalys. Tava dando tudo certo, mas na hora da aprovação no cartão, o site deu “sessão expirada”. Acontece que meu cartão debitou a compra, e aí fiquei sem meu voucher, mas com o débito de mais de 100 euros. O que eu faço? Até mandei email pra Thalys em inglês, mas nada de resposta.
Rodrigo Lavalle
Inácio, somente a Thalys pode resolver o problema. Nessa página você encontra todas os meios de contato com a empresa.
Luísa Ávila
Boa noite,
eu comprei as passagens errados. paris londres quando era para ser londres paris. sabem como faço para trocar?
Rodrigo Lavalle
Luísa, entre em contato com a empresa. Em qual site você comprou?
Alex
Olá, estou passando por uma situação que tem me deixado ansioso. Tenho duas viagens a fazer em julho – Paris-Nice e Barcelona-Paris. Ambas pela SNCF. Tudo bem na compra da passagem. No entanto, mesmo com experiência em trens na Europa, acabei preenchendo os nomes e os sobrenomes de todos os passageiros invertido. Estou com medo sermos retirados do trem, ou mesmo não conseguirmos embarcar.
Rodrigo Lavalle
Alex, esse erro é comum. Creio que não haverá problema. Caso o fiscal do trem verifique os nome nas passagens com os nomes nos passaportes, ele entenderá que foi um descuido no preenchimento.
Solange
Bom dia!! comprei 5 passagens pela Raileurope, de paris a avignon~frança- porém na hora de colocar os dados, uma passagem de adulto coloquei como criança, e de uma criança coloquei como adulto, será que terei problemas para embarcar?? como entrar em contato??
Rodrigo Lavalle
Solange, você entra em contato com a RailEurope no site da emrpesa: clique aqui.
Luis
Estou tentando falar com a RailEurope por e-mail; mas pelo que vi no site da Eurostar e em conversa pelo chat não devo ter problemas. Em todo caso vou aguardo o Retorno deles.
Obrigado pelo Retorno Rodrigo.
Luis
Srs, comprei um passagem pela RailEurope e infelizmente errei um letra do meu segundo nome de “ieu” por “iue”. Será que é possível a troca da passagem u em caso negativo terei problema no embarque? Grato por quem souber opinar.
Rodrigo Lavalle
Luis, creio que não haverá problema. De qualquer forma, entre em contato com o RailEurope, eles são os mais indicados para lhe esclarecer.
Tiana
Conprei passagens pela only train de Paris a Brugges. Qdo imprimo a confirmacao da reserva sai do jeito que comprei mas qdo mandei imprimir o eticket sai apenas de Paris A Bruxelas. Alguem ja teve esse problema? O que vale entao?
Rodrigo Lavalle
Tiana, não conhecemos esse site então não sabemos como é o funcionamento dele. O e-ticket que você imprimiu já não contem também a viagem Bruxelas-Bruges? O trem que liga essas duas cidades é um trem comum que não tem lugar marcado. De qualquer forma entre em contato com o site, eles são os mais indicados para resolver o problema.
Eric Velloso
Prezados, comprei 3 passagens no site da Sncf, porém uma era saindo de Paris e outras duas de Bruxelas. Essa de Paris x Bruxelas recebi o QR Code do ticket normal por e-mail. (Tranquilo!); todavia as demais apareceu que seriam enviadas pra minha residência no Brasil, nem cliquei em nada pedindo isso…. Alguém já recebeu essa carta com os bilhetes no Brasil? Daqui a 25 dias estarei partindo e estou receoso que as mesmas não cheguem a tempo…. Grato!
Rodrigo Lavalle
Eric, muitos leitores já nos relataram terem recebido pelo correio passagens compradas no site da SNCF. Geralmente uma correspondência demora 10 dias para chegar ao Brasil.
Eric Velloso
Prezados, comprei 3 passagens no site da Sncf, porém uma era saindo de Paris e outras duas de Bruxelas. Essa de Paris x Bruxelas recebi o QR Code do ticket normal por e-mail. (Tranquilo!); todavia as demais apareceu que seriam enviadas pra minha residência no Brasil, nem cliquei em nada pedindo isso…. Alguém já recebeu essa carta com os bilhetes no Brasil? Daqui a 25 dias estarei partindo e estou receoso.