POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Eric
Prezados, comprei 3 passagens no site da Sncf, porém uma era saindo de Paris e outras duas de Bruxelas. Essa de Paris x Bruxelas recebi o QR Code do ticket normal por e-mail. (Tranquilo!); todavia as demais apareceu que seriam enviadas pra minha residência no Brasil, nem cliquei em nada pedindo isso…. Alguém já recebeu essa carta com os bilhetes no Brasil? Daqui a 25 dias estarei partindo e estou receoso.
Neftalí
Oi Paula! Na Bahn é assim mesmo, você não vai ter problema, desde que o titular das passagens (e do cartão de crédito) esteja presente. Os fiscais geralmente não olham documentos de identidade.
Paula
Olá, comprei 5 passagens pela dutsche bahn e optei pelo e-ticket, mas como informado na publicação de vocês, eu posso ter problemas por todas as passagens estarem no meu nome. A passagem é para daqui a 2 meses, sera que da pra solucionar até la?
Rodrigo Lavalle
Paula, sugerimos que você entre em contato com a empresa. O artigo acima se refere à empresa francesa de trens, a SNCF.
Sandra
Boa noite. Estou tentando comprar dois bilhetes pela Talys de Paris Nord/Bruxelas Mid. Quando estava simulando, tinha a opção de imprimir e ou/ smartphone e também loja e quiosque. Depois que fiz a inscrição no site, para tentar comprar, só aparece à opção de Loja e quiosque. Não gostaria de pegar em nenhum dos dois, pois vi relatos de pessoas que não conseguiram e também no próprio site diz que alguns cartões estrangeiros não são aceitos. O que fazer antes de comprar, já que a tarifa não é reembolsável? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Sandra, tente nesse site. Outra opção é comprar quando chegar em Paris, na própria estação de trem, mas você corre o risco de pagar mais caro.
Camila
Boa noite . Comprei meus bilhetes paris a Veneza , no site goeuro e ao comprar digitei no nome (os nomes completos) e no apelido em vez de ter digitado o sobrenome , repeti foi o primeiro nome dos passageiros. Ficou Camila cordeiro dutra Camila. É assim os nomes dos meus familiares. Será que terá algum problema?
Rodrigo Lavalle
Camila, geralmente não há problema.
leandro
estou com dificuldade para comprar o bilhete no site da eurostar de paris para Londres, o primeiro nome composto pus no primeiro espaço, mas seu sobrenome não aceita no segundo espaço do sobrenome, o que faço, não consigo comprar, e lá diz que deve estar igual o do passaporte, e agora????
Rodrigo Lavalle
Leandro, tente nesse site.
Maria Fernanda
Bom dia! Comprei tres passagens pelo site da Eurostar (Paris —Londres), no entanto, ao abrir o e-mail para imprimir meus tickets e efetuar o devido login no site da empresa, eles retornaram com a seguinte mensagem: Sorry but your booking cannot be retrieved or managed online. Please refer to your original point of sale to perform any aftersales operation you might require.(SBE_301). Como devo proceder nesse caso?
Rodrigo Lavalle
Maria Fernanda, a resposta diz que você não irá conseguir gerenciar suas reservas online. Pedem que você vá ao ponto de vendas onde comprou as passagens. Sugiro que você entre em contato com a empresa pelo site e redes sociais.
Juan Gonçalves
Olá, comprei passagens para mim e minha esposa pela Eurostar e Thalys. Quando recebi os tickets por email, percebi que acabei colocando o nome de casada da minha esposa, que está diferente do passaporte, com o sobrenome de solteira ainda. Entrei em contato com ambas as empresas e nada de resposta. Para tirar um novo passaporte está muito próximo da viagem. Será que poderemos ter problemas ao embarcar?
Rodrigo Lavalle
Juan, creio que sim. Tente o contato novamente com as empresas pelas redes sociais.
Teresa Paulino
Olá, Rodrigo. comprei minha passagem Paris – Luxemburgo diretamente pelo site da SNCF. O voucher está com meu nome, data de nascimento e imprimi em casa. Nesse caso onde eu valido a passagem?
Rodrigo Lavalle
Teresa, não é necessário validar passagens compradas pela internet e impressas em casa.
Ingrid
Olá, Conexão Paris.
Fiz a compra de passagens de trem de Lyon para Milão no site da SNCF, e a única opção disponível era de retirar os tickets na “automatic tickets machine” devendo levar o cartão de crédito que fiz a compra para possibilitar essa retirada. Ocorre que a operadora do meu cartão de crédito trocou o meu o cartão . Terei algum problema para retirar o ticket?
Rodrigo Lavalle
Ingrid, creio que para retirar as passagens você terá que usar o cartão que foi usado na compra.