POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Caliman
Rodrigo, boa noite.
Comprei, ticket da Eurostar pela Goeuro, mas coloquei data errada, como faço para cancelar e comprar novamente. Nem sei quem é o validador no ticket. 77 euros, a data seria 06/10/2017.
Londres a Bruxelas. Me socorra pela besteira que fiz. grato
Rodrigo Lavalle
Caliman, não conhecemos esse site mas eles possuem uma página onde é possível cancelar as passagens compradas, clique aqui. Não sabemos como esse cancelamente funciona e se você irá ser reembolsado. Sugerimos que você entre em contato com site, clique aqui.
Simone
Não estou conseguindo comprar a passagem para minha filha, o nome dela é composto e ela tem 15 anos, jovem, como fazer para preencher quando o nome for composto?
Rodrigo Lavalle
Simone, coloque o nome composto no espaço “NAME/PRENOM”. Se não for aceito, coloque só o primeiro nome.
Antonio
Prezado Rodrigo,
Depois de algumas tentaivas comprei bilhetes eletrônicos Eurostar – Paris/Londres. Estou com eles no app. O problema é que depois de autorizada a compra pelo cartão a própria Eurostar reverteu o valor… isso é normal? Será que os bilhetes estão mesmo válidos? Não recebi e-mail, mas os bilhetes estão disponíveis na minha conta da Eurostar.
Rodrigo Lavalle
Antonio, sugiro que você entre em contato com a empresa. Certa vez comprei bilhetes na estação de trem na Espanha, as passagens foram emitidas, mesmo o cartão tendo sido recusado, mas elas não eram válidas.
Renato
Olá, estou querendo comprar um ticket para viajar de Amsterdã/Paris, minha dúvida é, se eu comprar direto no site da companhia Thalys, é necessário depois reservar assento, ou comprando no site já está incluso? Porque no site da Rail Europe já vem com reserva inclusa, porém está bem mais caro.
Desde já muito obrigado!!!
Att. Renato
Rodrigo Lavalle
Renato, ao comprar a passagem no site da Thalys ela já vem com o assento marcado.
Julio
Olá, comprei duas passagens de Paris para Bruxelas pelo site da Thalys, e recebi o e-ticket via email. Este e-ticket é suficiente para embarque ou preciso faze algum processo de validação em Paris Nord? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Julio, o e-ticket recebido por email é suficiente.
Enyana
Oii comprei passagem Londres-Bruxelas pela Eurostar com cartão de crédito do meu tio, pois o meu não estava passando. Há a necessidade de validar as passagens nas máquinas dá estação? Vou precisar do cartão no qual realizei a compra? Desde já, obrigada.
Rodrigo Lavalle
Enyana, a passagem tipo e-ticket, recebida por email, não precisa ser validade nas máquinas na estação. Não há necessidade do cartão.
Lilia Oliveira
Olá. Comprei passagens pela Thalys, de paris para Bruxelas para o dia 01.03. Para mim e para minha filha. A compra foi concluida. A cobrança foi feita no meu Cartão de crédito. recebi o e-mail com a confirmação da compra, mas não recebi os tickets por email. Entrei no site e não há opção de impressão de bilhetes. Como faço para pegar esses bilhetes? Eles dizem no site que não há emissão de segunda via dos bilhetes, mas eu não recebi a primeira. Desde já, muito obrigada pelo retorno.
Rodrigo Lavalle
Lília, você deve entrar em contato com a Thallys, só eles podem resolver o problema. Veja as formas de contato com a empresa aqui.
Saulo M. Silveira
Oi, compramos passagens de trem Londres / Bruxelas pela Eurostar , mas colocamos o sobrenome brasileiro, mas temos dupla cidadania e nossos sobrenomes são outros, mas gostaríamos de usar nossos passaportes europeus, caso precisarmos mostrar os passaportes mostramos o brasileiro ou europeu, levamos os dois, será que teremos algum problema,
– grato pelas informações.
Saulo Silveira
Rodrigo Lavalle
Saulo, no passaporte europeu não consta o sobrenome brasileiro? Vocês terão que fazer imigração em Londres antes de embarcar no trem. Sugiro apresentar primeiro o passaporte europeu e, caso haja algum problema relacionado ao sobrenome, apresentar o brasileiro.
Isadora F. Masiero
Boa tarde! Estou tentando comprar bilhete de Londres a Paris e Paris a Barcelona para 4 pessoas. Duas delas ainda não tem passaporte e, portanto, não sabemos como os nomes vão sair. Para comprar os bilhetes, os nomes precisam sair da mesma forma que estiverem no passaporte? Obrigada pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Isadora, não é possível colocar os nomes completos nas passagens?
Márcia
Poderia me orientar como cancelar passagem (perfil semi-flexivel) Amsterdan-Paris comprada pelo site da Thalys?
Rodrigo Lavalle
Márcia, clique aqui, acesse o site oficial da Thalys e siga os passos para cancelar sua passagem. Você precisa inserir o número da reserva e seu email.