POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Leandro Camargo
Boa Tarde!
Eu estive em Paris em Setembro com a minha esposa e resolvemos dar um “pulo” em Bruges.
Fiquei com muito receio de comprar as passagens de trem online, mas com as dicas que eu peguei no blog tudo ficou descomplicado.
Optei pela entrega das passagens em minha residência no Brasil, que ocorreu sem problemas dentro do prazo estimado para o envio e recebimento.
Saíram as duas passagens com o mesmo nome (o meu), mas no momento que o fiscal conferiu ele nem sequer atentou-se a este detalhe. Apenas validou o código e pronto.
Indico a todos que fiquem atentos as dicas do blog, e que não tenham receio, mas sim cautela, pois os problemas são exceções.
Obrigado ao blog e Boa Viagem à todos!
Leandro Camargo
Boa Tarde!
Eu estive em Paris em Setembro com a minha esposa e resolvemos dar um “pulo” em Bruges.
Fiquei com muito receio de comprar as passagens de trem online, mas com as dicas que eu peguei no blog tudo ficou descomplicado.
Optei pela entrega das passagens em minha residência no Brasil, que ocorreu sem problemas dentro do prazo estimado para o envio e recebimento.
Saíram as duas passagens com o mesmo nome (o meu), mas no momento que o fiscal conferiu ele nem sequer atentou-se a este detalhe. Apenas validou o código e pronto.
Indico a todos que fiquem atentos as dicas do blog, e que não tenham receio, mas sim cautela, pois os problemas são excessões.
Obrigado ao blog e Boa Viagem à todos!
Fernanda Garcia
Super obrigada Madá! Nós já havíamos percebido este problema e estamos tentando comprar o e-ticket!
Madá
Fernanda Garcia, acho ainda mais complicado vc fazer a entrega no apto alugado do que no hotel. No prédio do apto alugado, não será o seu nome que irá aparecer na caixa de correio. Em geral, os aptos não tem número, logo o endereço não contém identificação do apto, só o numero do prédio e o nome do morador. Além disso, a correspondência é colocada dentro da caixa de correio do morador (que fica trancada) e nem sempre o locatário tem acesso a essa caixa de correspondências. Nesse caso, é mais fácil vc receber as passagens no Brasil.
Fernanda Garcia
João,
Muito obrigada pelas informações. Nós cogitávamos a entrega pelos correios pois vamos ficar em um apartamento alugado e não em um hotel, de todo modo, se o procedimento do e-ticket é descomplicado, não há problema algum!
Um abraço,
Fernanda
Joao - DF
Fernanda,
Amanhã eu estou indo para Paris a partir de Colmar. A compra desse trecho no site da SNCF (out/12) não permitiu a impressão de e-ticket e sim para resgate dos tickets nas máquinas ou nas lojas da SNCF (cia. francesa de trens). Comprei, em uma única operação na Web, 2 tikects para um casal, sem problema. De posse da cópia do e-mail enviado para a minha caixa postal fui até a estação de trem de Colmar e troquei pelos tickets. Neles constam apenas o meu nome (um ticket para mim e outro para o segundo passageiro). Perguntei, no momento da troca, se havia algum problema já que os mesmos estavam no meu nome. A funcionária da SNCF informou que estava tudo certo e que eu não devia ficar preocupado.
Outra coisa: na impressão do e-mail que recebi consta apenas o meu nome e no local para o segundo passageiro apenas a idade.
Tenha em mente que o cartão utilizado na compra deve ser apresentado na troca.
Na minha opinião o melhor é imprimir em casa, como reportado pelo Eymard. Mas se a compra não permitir, eu particularmente prefiro pegar na estação. A entrega no domicilio europeu, um hotel por exemplo, era depender da confiabilidade desse estabelecimento. Pense na possibilidade de troca de Hotel. Estamos sujeitos a riscos.
Espero ter contribuído, mas lembre-se que a decisão final será sua. Boa sorte e viagem.
Jorge Fortunato
Já comprei diversas vezes passagens pelo site da SNCF e nunca tive problemas. Comprei passagens em meu nome e em nome de um amigo – há um campo para anotar os dados do segundo passageiro. Tudo muito simples. O que acontece na maioria dos casos é um certo “medo” na compra via internet e o nervosismo. Sem contar naquele velho “acho que vai dar errado..”. E depois a culpa é do site…vale prestar atenção, só isso.
Fernanda Garcia
João-DF
É mais seguro imprimir em casa do que solicitar a entrega pelo correio? Qual é a maneira mais simples, uma vez que viajaremos com um criança pequena?
Joao - DF
Fernanda,
É bastante simples. Compre pela internet e imprima em casa mesmo. Casa a compra não permita a impressão do e-ticket(como foi o meu caso de Colmar/Paris e de Strasbourg/Colnar), escolha a opção para pegar o ticket em uma maquina ou nas lojas da SNCF. Vc receberá um e-mail da
confirmação com um código de reserva (Reférence du dossier) e o nome do passageiro (Nom associé). Porém não se esqueça de levar o MESMO CARTÃO DE CREDITO UTILIZADO NA COMPRA VIA INTERNET. Ele será utilizado na troca e durante a sua viagem.
É só imprimir o e-mail e trocá-lo nos locais acima mencionados.
Um abraço
Helenice
Lina,
Aconteceu isto de nome errado nas nossas passagens (minha e de minha filha), mas é entrar no site, fazer a correção e imprimir a passagem corretamente. Acho que as pessoas estão desavisadas quanto a isto.
Mariana Berutto
Helenice, ótimo, obrigada pelo depoimento.