POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
isadora
gostaria de saber se as comrpas feitas pela eurostar são no modo credito ou debito. Nas hora de comprar só consigo selecionar a bandeira do cartao 🙁
Rodrigo Lavalle
Isadora, pela experiência dos nossos leitores as compras são feitas no modo crédito.
Lenira
Rodrigo, muito obrigada pelas suas valiosas dicas, mas tenho uma dúvida. Comprei as passagens de trem na Europa, mas ao viajar o cartão de crédito já estará vencido. Isso pode dar problema? Tenho que ir no guichê pegar a passagem ou só a que veio pelo e-mail vale?
Rodrigo Lavalle
Lenira, se ao comprar as passagens pelo site você escolheu o método de recebê-las por email, não precisa trocá-las ou pegar outras no guichê. Geralmente a conferência é feita somente com o passaporte. De qualquer forma traga o cartão com a validade vencida.
manuella
oi tudo bom, comprei minha passagem pelo thalys amsterdam bruxelas e quando coloquei minha idade no caso 24 aparece a passagem por 41 euros, mais a partir de 25 anos a mesma passagem fica 29 euros, gostaria de saber se eles fazem alguma verificação da idade pois é uma diferença bem grande /? se tem algum problema comprar a outra opção ?
Rodrigo Lavalle
Manuella, geralmente é o contrário: menores de 26 anos pagam uma tarifa especial mais baixa e precisam apresentar uma justificativa de idade. Para as passagens “normais” (para maiores de 25 anos) e que sejam nominais (caso das compradas pelo site) geralmente há a verificação do nome.
Paulo Dórea
Boa tarde Rodrigo,
Fui comprar hoje 3 passagens Paris- Bruxelas para um bate e volta. Comparei no site da Raileurope e da Thalys quando percebi que o primeiro cobrava uma taxa de administração de 80 euros fato que não acontecia no site da Thalis. Fiquei surpreso e bateu a desconfiança. Vocês já compraram pelo site da Thalys? Algum problema? Grato pelas informações.
Rodrigo Lavalle
Paulo, o site da Thalys é super confiável. Ele é o site oficial da empresa, assim como o Voyages-SNCF é o site oficial da empresa francesa de trens, a SNCF.
Aline
Rodrigo estou com viagem marcada, vcs sempre me ajudam com os detalhes pois eh minha primeira viagem internacional rsrs … Estou tentando comprar bilhetes da eurostar paris-londres e não consigo, sempre dá um problema com o numero de telefone que eu coloco … vocês conseguem me ajudar?
Rodrigo Lavalle
Aline, tente por esse site: http://bit.ly/2dr86QZ. Escreva 0055 ou +55, em seguida o código de área e o número do seu telefone.
Maria Cristina
Olá Rodrigo,
Desculpa incomodar com esse tema mais uma vez (Vendome – Luxemburgo), mas gostaria de saber quanto tempo de caminhada dentro da Estação de Montparnasse até pegar o metrô (linha 4 – Port de Clignancourt), pois vi pelo Google que a estação de Montparnasse é muito extensa e não há muito tempo para pegar o próximo trem, na Gare de Lest (apenas 1 hora para a conexão).
Obrigada mais uma vez.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, não sei lhe informar o tempo de caminhada. Realmente a estação é grande. Uma hora é um pouco apertado para quem não conhece o caminho.
Maria Cristina
Olá Rodrigo,
Obrigada pela rápida e eficiente resposta.
Resolvemos comprar com o cartão dele mesmo.
Outra dúvida: no trajeto que ele comprou, Vendome-Luxemburgo, há uma conexão, ou seja, chega de Vendome em Paris Mont 1 et 2 e sai para Luxemburgo de Paris Est, inclusive, quando imprimi o bilhete, ele foi divido pelos trajetos citados. Como ir de uma estação a outra em Paris?
Grata.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, no subsolo da Gare Montparnasse (na qual chega o trem vindo de Vendome) ele deve pegar o metrô linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e descer na Gare de L’Est (Paris Est). Os trens saem do térreo da Gare de L’Est.
Maria Cristina
Olá Conexão Paris,
Primeiramente, não posso deixar de agradecer pelas inúmeras dicas, sempre úteis…
Estou diante de uma dúvida: pretendo comprar bilhetes de trem para meu cunhado, com o meu cartão, não viajarei com ele, os bilhetes serão eletrônicos, é exigida a apresentação do cartão de crédito que efetuou a compra?
A compra será feita através do site da SNCF e os trechos são:
Vendome/Luxemburgo
Luxemburgo/Colônia
Colônia/Amsterdam
Amsterdam/Bruxelas
Bruxelas/Paris
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, quando eu estava voltando da Alemanha para Paris de trem, o fiscal me pediu o cartão de crédito usado na compra da passagem para comprovar a minha identidade. Saindo da França essa exigência nunca me foi feita.
Lais
Ola!
Gostaria primeiramente de parabenizar vc por seu trabalho no Conexão Paris. As dicas são muito úteis, super válidas para os viajantes!
Preciso tirar uma dúvida. Pretendo viajar à Europa no ano que vem e gostaria de saber qual seria o melhor site para comprar passagens de trem entre Amsterdam/Bruxelas, Bruxelas/Londres e Londres/Paris. Qual site darão opção de e-ticket e aceitarão cartão de crédito emitido no Brasil sem problemas.
Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Lais, tente nesse site: http://bit.ly/2dr86QZ.
Felipe
Estou tendo o mesmo problema que alguns outros leitores. Tento comprar passagens no site da Eurostar e dá pagamento recusado. Já tentei dois cartões diferentes e não foi problema de limite.
Liguei para o SAC e um dos cartões informou que é bloqueado para compras nesse site.
Alguém sabe mais sobre o assunto?
Rodrigo Lavalle
Felipe, existe uma incompatibilidade entre os sites europeus e as empresas de cartão de crédito brasileiras. Tente por esse site: http://bit.ly/2dr86QZ.