POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Gilson Gariglio
Caro Rodrigo,
estou indo para a alsácia em abril/2017 não falo francês ,nem inglês, mas me viro. minha dúvida é se eu comprar o ticket de trem momentos antes do embarque eu tenho que validá-lo ? se tenho , como fazê-lo ?
Outra dúvida é se eu corro o risco de não conseguir comprar o ticket de Colmar para Lyon na hora, por motivo de lotação do trem. alguém poderia me ajudar?
Rodrigo Lavalle
Gilson, sim, as passagens compradas nas estações de trem devem ser validadas/compostadas nas máquinas amarelas que existem espalhadas por toda a estação. É só inserir a passagem na máquina. Não sei lhe dizer se as passagens Colmar-Lyon se esgotam com facilidade, sugiro que você compre com antecedência.
Morgana
Olá, comprei meus bilhetes Luxemburgo-Paris pela SNCF com opção de entrega em casa, porém já passou o prazo e até agora nada.
Recebi a confirmação por e-mail, mas como posso fazer com os bilhetes? será que consigo reverter a opção de entrega em casa para e-ticket? Obrigada desde já
Rodrigo Lavalle
Morgana, o site da SNCF diz que não é possível mudar a forma de envio das passagens já compradas. Caso você não as receba, você terá que comprar outras e, depois da viagem, enviá-las à empresa para ser ressarcida. Veja todos os detalhes aqui: http://help.en.voyages-sncf.com/en/ticket-not-received. Sugiro que você espere mais um pouco antes de comprar novas passagens.
Pri
Isso, Rodrigo. O cartão é igual o VTM, só que da MasterCard. Tem chip, números na frente e código de segurança atrás. Não consegui fazer a compra no site. Acho que vou ter que comprar no aeroporto mesmo nessa quinta que é quando eu chego. Você sabe me dizer se para comprar na hora o valor é muito maior? No site, o trecho que eu vou fazer (CHARLES DE GAULLE 2 TGV – LILLE EUROPE – CALAIS Frethun) está por 56,80 Euros para essa próxima quinta-feira. Eu chego no aeroporto 11:10 e o horário do trem é 14:45. Obrigada pelas respostas. Eu não esperava que tivesse que apresentar o cartão para retirar os bilhetes, agora to maluquinha aqui tentando ver como farei!!
Rodrigo Lavalle
Pri, creio que de hoje para quinta-feira esse valor não muda.
Pri
Entendi!! Você sabe me dizer se consigo comprar passagens na hora lá no Aeroporto CDG? É o mesmo valor que no site? Eu peguei meu cartão de viagem ontem, é o Travel Card da MasterCard, acho que é aceito normalmente assim como o VTM né?!
Rodrigo Lavalle
Pri, sim, há uma loja da SNCF (a empresa francesa de trens) dentro do terminal 2 do aeroporto CDG. O seu cartão tem chip? Os cartões sem chip não são muito aceitos pois a maioria dos estabelecimentos e máquinas só aceitam os cartões com chip.
Pri
Rodrigo, aproveito pra perguntar novamente. Sabe me dizer se é aceito pela SNCF o cartão VTM Visa Travel Money? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Pri, no site? Creio que não.
Pri
Olá, Rodrigo. Tenho uma dúvida… fui comprar minhas passagens e do meu cão pelo site da Snfc (vamos viajar dentro da França). Antes de efetuar o pagamento, o site avisa que eu preciso apresentar o mesmo cartão da compra para retirar os bilhetes. Acontece que o cartão que eu pretendo fazer a compra não é meu, portanto não o levarei na viagem! Existe a possibilidade do e-ticket? Compro dessa maneira que aparece pra mim e depois consigo pegar os e-ticket pela internet mesmo? Tenho medo de comprar com essa opção e depois descobrir que não há possibilidade de e-tickets. Obrigada pela sua atenção.
Rodrigo Lavalle
Pri, no site da SNCF existe a opção de e-ticket par a maioria dos trajetos. Essa opção vai aparecer antes da finalização da compra. Caso ela não apareça é porque para o trecho que você pretende comprar ela não existe. Nesse caso você terá que comprar as passagens em Paris.
Maxwell
Olá. Comprei duas passagens de Toulouse para Lourdes pelo http://www.goeuro.pt e recebi uma mensagem para validar os bilhetes nas máquinas amarelas da SNCF. Esse procedimento é fácil?
Rodrigo Lavalle
Maxwell, você vai imprimir os bilhetes em casa ou vai retirá-los na estação de trem? Em princípio as passagens impressas em casa não precisam ser validadas nas máquinas amarelas. De qualquer forma a validação é super fácil. Essas máquinas estão espalhadas por toda a estação de trem, é só inserir o bilhete.
Debora
Olá, Rodrigo, tudo bem? eu e minha irmã vamos pela primeira vez para a Europa em outubro. Estamos tentando comprar as passagens de trem pelos sites aqui no Brasil, com cartão de crédito. Temos uma dúvida: é necessário que o próprio passageiro seja o titular do cartão de crédito utilizado para a compra? porque eu e a minha irmã não somos as titulares do cartão que estamos pensando em utilizar, o titular não viajará conosco. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Débora, pelo menos para as viagens saindo da França (e dentro da França), se vocês optarem pelo e-ticket, ou seja, o bilhete que você imprime em casa, não é preciso apresentar o cartão de crédito usado na compra. Nas viagens de trem na Alemanha isso é necessário, não sei lhe informar com relação aos outros países. Para onde vocês pretendem viajar?
Fernanda
OLÁ! Não consigo comprar as passagens de trem de Paris para Londres. O cartão de crédito é internacional, mas a compra não conclui e a mensagem diz que o cartão não é válido. Alguma sugestão?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, tente no site http://www.eurostar.com.
Renato César Ribeiro
Estou tentando comprar a passagem entre Paris e Londres no site Rail Europe, mas, ao colocar o nome da minha noiva, o campo fica vermelho, indicando algum tipo de erro, mas ele não informa qual. Será que isso aconteceu porque ela tem dois nomes e dois sobrenomes? como faço para solucionar isso?
Rodrigo Lavalle
Renato, compre a passagem no site da própria Eurostar: http://www.eurostar.com. Se o problema persistir coloque o primeiro nome e o último sobrenome.