POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Ana
Olá, gostaria de comprar as passagens de Londres-Paris pela Eurostar, pela internet antecipadamente e imprimir em casa, a fim de economizar…
Mas, minha dúvida é: quando imprimimos o bilhete em casa, esse bilhete é válido para embarcar mesmo, ou é necessário retirar o bilhete na estação? Tipo, esse que imprimimos em casa funciona como o bilhete de embarque mesmo, ou ele funcionaria só como um comprovante e temos que imprimir o bilhete lá nas máquinas na estação tbm?
Não sei se deu pra entender…rsrs
Desde já obrigada…
Rodrigo Lavalle
Ana, você vai receber no seu email o bilhete real e deve imprimi-lo. Ele será o bilhete válido para embarque.
Ivy
Olá pessoal da conexão, preciso de uma informação.
Eu não imprimi na hora da compra pq passava das 2 da madrugada aqui no Brasil e eu vi que o bilhete tinha chegado no meu email. Fui imprimir agora mas não aparece a possibilidade de jeito nenhum. Nem adianta salvar pq se eu salvar aparece novamente salvar. Bem, a pergunta é: Se eu imprimir só meu nome e o código da compra ( fiz um sprint) isso serve? Obrigada, aguardo.
Rodrigo Lavalle
Ivy, não entendi o que você pretende fazer mas, em princípio, é possível imprimir as passagens pelo email de confirmação recebido. Você comprou no site da SNCF (voyages-sncf.com)?
Camile
Olá. Comprando no NS Hispeed, fiquei uma dúvida boba, mas melhor tentar esclarecer. o meu nome é Camile Nunes Faria. O site pede o first given name, preposition e surname. Deixo a lacuna do “preposition” em branco, é isso? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Camile, sim.
nadia
Ola, tudo bem? Obrigada pela sua resposta! Outra duvida, o site B-europe é confiavel? Achei estranho que encontrei promocoes nele do mesmo trem pela SNFC por quase 20 euros mais barato.
Outra coisa..comprar a passagem do aeroporto charles de gaulle para montpellier eh arriscado nao conseguir mais passagens? O preço varia se comprado anteriormente? Tenho 1 semana até o dia da viagem e ainda nao comprei este trecho..
Rodrigo Lavalle
Nádia, não conhecemos esse site mas ele me pareceu confiável. Geralmente o valor da passagem aumenta à medida que o dia da viagem se aproxima.
nadia
Ola, boa noite.. Eu estou com dúvida..sobre.. qual o melhor site para comprar passagem do aeroporto Charles de Gaulle direto para Montpellier? Outra dúvida que tenho é que chegarei as 11:30 , preciso pegar mala, passar por imigraçao, pegar um trem da 14 hrs é arriscado? Chego no Terminal 2E
Obrigada de coraçao!
Rodrigo Lavalle
Nádia, o site oficial da empresa francesa de trens é o http://www.voyages-sncf.com. O tempo que você tem entre a chegada do voo e a saída do trem é suficiente. A estação de onde saem os trens fica entre os terminais 2C, 2D, 2E e 2F (siga as placas indicativas).
bruno
Boa tarde, fiz uma compra no Eurostar Paris-Londre… Lembro que o site recomendava levar o cartão de crédito com o qual foi feita a compra…Entretanto, esse cartão foi extraviado e o outro que recebi tinha numeração diferente. Terei problemas? Obrigado e parabens.
Rodrigo Lavalle
Bruno, se o cartão de crédito for exigido para comprovar que você é realmente o dono da passagem pode ser que você tenha problemas mas creio que essa verificação não seja feita. Geralmente o passaporte é utilizado pra isso.
Lu
Olá! Acabei de comprar a minha passagem e a de mais duas pessoas entre Paris e Bruxelas. Na ida, pelo Izy (o novo trem low cost) e, na volta, pelo Tallys.. Coloquei apenas nome e sobrenome… Quando fui tentar comprar um trem regional, na Bélgica, havia um aviso dizendo q o nome deve ser igual ao do passaporte (com nome do meio e tal…) . Será q terei problemas por não ter feito isso no Izzy e no Tallys?
Rodrigo Lavalle
Lu, creio que não.
Antenor
Rodrigo, estou de bilhete comprado na Eurostar para ir de Paris a Londres em 18.10 deste ano (comprei bem antecipado mesmo, tentando economizar, tomara que as medidas da nova ministra britânica não frustre meus planos). Minha dúvida é: ainda há alguma necessidade de ‘validar’ esse bilhete? Já li muito sobre multas em caso de não validação de bilhetes caso os fiscais dentro do trem solicitem o mesmo e verificarem que não foi feita a validação. Você pode me esclarecer isso?? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Antenor, não é necessário validar bilhetes impressos em casa.
Maiara
Olá Pessoal,
também tive o mesmo problema que a maioria de vcs, de ter o nome grafado errado na passagem. Uma letra apenas. Queria saber de quem já foi se teve algum problema com isso? Aconselham a comprar outra passagem?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Maiara, não creio que você terá problemas.
Julia
Olá! Vou pegar um trem de Paris para marseille e queria saber se vcs acham arriscado comprar na hora. Como vou pegar direto no aeroporto, tenho medo de comprar com antecedência e o voo atrasar, demorar na imigração e etc… A diferença de preço é muito significativa de antecendência para na hora? Obrigada,
Rodrigo Lavalle
Julia, no caso de Paris-Marseille a diferença entre comprar com antecedência e comprar na hora é significativa. Faça uma simulação no site oficial da empresa de trens: http://en.voyages-sncf.com/en. Compre a passagem para 3 horas depois do horário de chegada do seu voo.