POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
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591 Comentários
RENISSON
Olá! Comprei uma passagem, mas coloquei no NOM meu primeiro nome, será que posso ter problemas??
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Renisson, creio que não, de qualquer forma, apresente junto um documento de identidade.
Abraços.
José
Patricia, compre a sua passagem pela https://www.b-europe.com Lá está funcionado normalmente com a opção do e-Ticket. No site da Thalys não tá indo de jeito nenhum. O preço é o mesmo.
Abraço!
José
Estou com o mesmo problema da Patricia. Na semana passada comprei uma passagem com a opção ticketless no site da Thalys e hoje quando fui comprar outra, a opção não apareceu. Só tem a opção de envio pelo correio.
patricia
boa noite. Estou no site da Thalys , e quando vou efetuar a compra não me dão a opção de imprimir os tickets pela internet, só de enviar o bilhete para um lugar que eu fornecer o endereço. o Que eu faço???
Rodrigo Lavalle
Patrícia, não sei o que poderia ser o problema. Todos os bilhetes da Thalys comprados no site deveriam ter a opção 3Ticketless”. Entre em contato com a empresa: http://bit.ly/1s0HaeB.
Henrique
Olá, Rodrigo! Comprei as passagens pelo site http://www.thalys.com do trecho Liége – Paris. Imprimi a passagem e fui dormir. Dois dias depois vou ver o bilhete que imprimi e só aparece o trecho Bruxelas – Paris! Achei que tivesse errado, mas fui ver no meu celular e tem a foto do instante em que comprei Liége – Paris, inclusive custou 36 euros, o mesmo preço que aparece se for comprar esse trecho hoje para o mesmo dia de minha viagem, 23 de maio de 2016. Ou seja, o trecho Liège – Bruxelas eu não tenho o bilhete impresso em casa!!! Meu Deus! Como eu faço pra embarcar até Bruxelas??!!
Rodrigo Lavalle
Henrique, entre em contato com a Thalys. Veja aqui os canais de contato: https://www.thalys.com/fr/fr/aide#contacts.
Abraços.
Neftalí
Oi André! Você não vai ter nenhum problema, e não é preciso validar o e-ticket. Basta mostrar o documento impresso ou o código QR no celular para o fiscal no trem, ele não costuma pedir documento de identidade.
André
Boa noite, Rodrigo. Comprei pela internet diretamente do site da Thalys. Imprimi agora os e-tickets e verifiquei que no local indicado para surname e first name, respectivamente, eu grafei o nome e depois o sobrenome (como fazemos no Brasil). Há algum risco de a passagem não ser considerada válida? Outra pergunta: eu tenho que validar os e-tickets ou só com o documento impresso eu já posso embarcar? Agradeço desde já pelas respostas.
Rodrigo Lavalle
André, apresente junto o seu passaporte, creio que o fiscal vai entender a troca. Não é preciso validar o e-ticket.
Abraços.
Andrea Macedo
Comprei 3 passagens pela Thalys no trecho entre Paris e Amsterdam, porém apesar de constar o débito no meu cartão de crédito, ao finalizar a compra recebo a mensagem pela Thalys que a transação foi rejeitada. O que fazer? Estou com medo, pois a operadora do cartão disse que efetuou a compra e a Thalys que não finalizou a mesma.
Rodrigo Lavalle
Andrea, se você não recebeu o email da Thalys com a confirmação da compra ela será estornada. Há um incompatibilidade entre as empresas de cartão de crédito e os sites europeus de venda de passagens de trem.
Tente comprar pelo site da empresa francesa SNCF (http://en.voyages-sncf.com/en) mas antes faça o procedimento descrito por uma leitora do CP nesse artigo (leia também os comentários): https://www.conexaoparis.com.br/2011/07/12/como-comprar-passagens-de-trem-mais-baratas-na-franca.
Abraços.
Alexander Tovar
Infelizmente é fato que à partir do Brasi, é 99% de chances de ter a compra de passagem de trem recusada no sistema da SNCF, uma hora ou outra aprova, mas sempre terao dor de cabeças, nao importa o Cartao seja Visa, Master ou Amex, o problema é a origem da emissao dos Cartoes: Brasil!!Infelizmente tb é fato que somos campeoes em Fraudes, ate pelo tamanho do País!!Sendo assim venho ajuda-los a resolver de vez esse problema: COMPREM PELO SITE http://WWW.CAPTAINTRAIN.COM, É UM SITE SITUADO NA FRANÇA, confiável, e se vc tiver conta pelo paypal tb pode comprar atraves dessa conta!!Nao tem taxa, e os precos sao os mesmos da sncf, pois eles reservam pelo mesmo sistema…O lucro deles vem da comissao que as empresas de trem pagam pra eles por venderem suas passagens.COMPREI E RECOMENDO!!CHEGA DE TER A MENSAGEM “PAYMENT REFUSÉ, ESSAYER DANS 24 HEURES OU AVEC UNE AUTRE CARTE” BOA SORTE A TODOS!!DEIXO AQUI REGISTRADA A DICA, POIS É MUITO TRISTE SERMOS DISCRIMINADOS!!!E COM CERTEZA A COMPRA ANTECIPADA COM ATE 90 DIAS VCS VAI AXHAR PRECOS INCRIVEIS!!!FICO A DISPOSIÇAO! MEU FACE: ALEXANDER TOVAR!!
Alex
Caro Rodrigo,
Comprei duas passagens de trem (Thalys) Bruxelas – Paris pelo site da SNCF. A minha passagem veio com o nome correto. Ocorre que uma das passagens veio com o nome do passageiro “DEUX Genta de Leao” (meu sobrenome) e não com o nome da minha namorada, o qual cadastrei no site.
Saberia me informar o que posso fazer? Tem algum email e telefone de contato das empresas (SNCF e Thalys)?
Desde já grato.
Rodrigo Lavalle
Alex, o site da Thalys disponibiliza o seguinte telefone:
Service Clientèle Thalys
De segunda a sexta de 8h30 as 18h30.
Téléphone: +33 8 25 84 25 97
Fax: +32 2 504 05 00
Você pode entrar em contato pelo próprio site: https://goo.gl/UEVbyN. Clique em “Demande d’information”