POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
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591 Comentários
Glauco Arrelaro
Boa tarde! Parabens pelas inumeras dicas! Comprei dois bilhetes no site en.voyages-sncf.com, trecho Bruxelas-Paris, empresa Thalys, optando por thicketless. A tarifa e nao reembolsavel. Num deles, o e-mail de confirmacao, com QR-code, veio escrito Joao Ameida (no passaporte esta escrito Joao Almeida). Voce acha que Teremos problemas durante a confrontacao do fiscal, por causa dessa letra que faltou no sobrenome? Agradecido ! Abraco!
Rodrigo Lavalle
Glauco, depende muito do controlador, às vezes eles nem conferem o nome.
Abraços.
Francis Mary Soares Correia da Rosa
Estava tendo dificuldades em comprar no site da Thalys, ao finalizar o pagamento com o cartão, sempre dando erro. usei a dica da amiga acima e mudei a opção do site p Bélgica-Inglês e consegui efetuar a compra p Amisterdã, com meu cartão da master internacional, normalmente. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Francis, obrigado pela dica.
Abraços.
Arlindo Luiz
Olá
Parabéns pelo seu site! Muito bom!
Eu estou tentando comprar passagens pela Thalys, entre Amsterdam e Bruxelas e depois entre Bruxelas eParis.
Tenho cindo nomes e ao preencher ele aceita total, mas depois na hora q ele confirma ele corta as duas últimas letras do meu último nome..
Sabe dizer se na impressão do ticket sair com o corte poderei ter problemas por isto durante a viagem?
Obrigado!!
Felipe
Rodrigo,
Quando compro a passagem pela thalys
Prenom: seria meu primeiro nome (Felipe)
Nom: Guedes Monteiro, ou apenas meu último nome?
Rodrigo Lavalle
Felipe, prenom é “Felipe” e nom “Guedes Monteiro”. Se não houver espaço coloque somente “Monteiro”.
Abraços.
Carlos Maia
Rodrigo, tudo bem?
Comprei 2 passagens de ams-paris, recebí confirmação do site nsinternational, recebí os 2 ticketless, mas no site da thalys não existe nenhum lugar pra checar a confirmação dos tickets, e no site da nsinternational tem um campo pra inserir o código de reserva, mas diz que o meu ´codigo não existe, como se eu estivesse sem passagem, estou desesperado, minha viagem está marcada pra o dia 7 e paguei 180EUR, que inclusive já estão no meu cartão! Alguma luz?
Rodrigo Lavalle
Carlos, não sei se entendi a sua situação. Você comprou as passagens em qual site? Se você recebeu os tickets por email então você tem as passagens. Sugiro que você entre em contato com o site/empresa na qual fez a compra.
Abraços.
Lorenna
Ei Rodrigo, boa tarde!
Comprei passagens na Thalys para cinco passageiros. O site nesse dia deu muito problema, mas com muita insistência e erro consegui comprar as passagens.
Quando fui ver o ticket gerado pelo sistema, dois passageiros estavam com o sobrenome completamente errado. Com nomes completamente diferentes no lugar.
Já enviei cinco email para a Thalys informando o erro, um deles apenas 5 min depois da compra. Mas não obtive nenhuma resposta.
Acredita que teremos problema para viajar ??? Sugere que eu faça alguma coisa??
Grata, Lorenna
Rodrigo Lavalle
Lorenna, na teoria os bilhetes eletrônicos são nominais. Entre em contato com a Thalys pelo telefone +33 8 25 84 25 97 ou nessa página: https://goo.gl/WFhPyT.
Abraços.
Fernanda Pereira
Oi Rodrigo, td bem? Comprei o bilhete do Thalys Belgica – Paris pela internet. Imprimi o bilhete, mas somente agora me dei conta que, por força do hábito, coloquei apenas o meu nome e o meu sobrenome, excluindo o nome do meio. Entretanto, no passaporte, meu sobrenome contempla o nome do meio e do sobrenome. Vc acha que terei problemas no embarque?
Rodrigo Lavalle
Fernanda, não vai haver problemas. Geralmente em passagens usamos somente o primeiro nome e o sobrenome. De qualquer forma traga também o cartão de crédito usado na compra da passagem.
Abraços.
Livia
Bom dia Rodrigo,
efetuei a compra de uma passagem saindo de Bruxelas para Amsterdam pelo site da b-europe.com
quando efetuei a compra, não apareceu o valor da taxa IVA, mas depois recebi um recibo com o valor da passagem e o valor do IVA para reembolso.
Vc sabe me dizer onde posso conseguir esse reembolso? se é na propria estação de bruxelas?
obrigada
Rodrigo Lavalle
Lívia, não conheço essa taxa IVA. Seria a VAT? Se for, creio que funciona como a détaxe, mas só é possível ter reembolso em compras acima de 175€.
Abraços.
Gustavo Guedes
Rodrigo, boa tarde.
Estou com dois problemas.
O primeiro, não consegui comprar no site da Thalys com nenhum dos 3 cartões de crédito que tenho, fui no site da voyages-sncf, e consegui comprar com a opção de retirar o bilhete em um dos guiches, apresentando o cartão, ocorre que, o cartão que utilizei vence em Novembro, e a passagem foi para dezembro. Será que terei algum problema?
O outro problema é que comprei 3 passagens, e todos os 3 sairam no meu nome, sendo que preenchi o nome das outras pessoas, como faço para corrigir?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Gustavo, não sei lhe informar, sugiro que você entre em contato com a Thalys.
Abraços.
Maria Clara
Olá. Muito obrigada por responder (gostaria que a Thalys respondesse na mesma rapidez ao meu e-mail rs). Primeiro comprei o trecho Amsterda – Bruxelas. Apareceu campo para preeencher o nome e email de cada passageiro separadamente. Ai deu tudo certo, nós duas recebemos nosso ticketless por e-mail. Quando comprei segundo trecho Bruxelas – Paris, eu recebi um e-mail com confirmação do pagamento, número da reserva e etc e outro e-mail com o ticketless, só que minha amiga não recebeu. Ainda vou no site onde teoricamente poderia acompanhar minhas reservas, digito meu booking code e o sistema não o encontra. Será que indo até estação central de Amsterdã, eu conseguiria resolver isso? Você pensa em alguma outra solução? Estou preocupada. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria Clara, sugiro que você ligue. Peça a alguém que fale inglês mais fluente.
Abraços.