POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
eni gulineli
comprei uma passagem de trem, alias 3 londres p bruxelas , pel a Raileurope, escolhi a opção imprimir em casa , mas nao consigo o que fazer
Rodrigo Lavalle
Eni, não sei lhe informar, escreva para a Raileurope.
Abraços.
michelle
olá, comprei uma passagem de Lille a Londres pelo eurostar e no site indicava o valor em euro, porem foi creditado em meu cartão o valor em libras. gostaria de saber se realmente funciona dessa forma.
obrigada eu adoro o blog
Rodrigo Lavalle
Michelle, não sei lhe informar. Entre em contato com a empresa.
Abraços.
denise
Ola! estou tentando comprar paris x bruxelas pelo site thalys e não consigo concluir a compra, preenchi tudo certinho, ja liguei no cartao,meu cartao é internacional, ta tudo certo.Sabe me dizer se o site ta com algum problema? Por favor poderia me dizer se deixar pra comprar na estação paris nord quando estiver lá será muito mais caro? e corro o risco de não ter vaga???
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Denise, existe uma incompatibilidade entre as empresas de cartão de crédito brasileiras e os sites de compra de passagens. Eu lhe aconselho a tentar com cartões diferentes. Tente também comprar nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/.
A passagem fica mais cara à medida que o dia da viagem se aproxima.
Abraços.
Sileyr
Boa noite! Efetuei a compra pelo site e os bilhetes chegarão por e-mail, mas não havia opção de escolher assento. Os assentos de cada passageiro serão distantes um do outro ou lado a lado? Os locais são aleatórios ou junto com o bilhete físico virá a opção de escolher assento? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Sileyr, não há como escolher os assentos na compra de passagens de trens pelo site. Se você comprar as passagens ao mesmo tempo os lugares serão designados automaticamente lado a lado.
Abraços.
Valmir Valadares
Olá Rodrigo. Parabéns elo site e a disponibilidade de tirar dúvidas dos viajantes.
Acabei de comprar 3 passagens Zurique X Dijon pelo site da SNSF. O problema é que não apareceu nenhuma opção de compra que não fosse receber pelo correios. Também não tive a opção de preencher os nomes dos outros 2 passageiros. Fiquei preocupado de como serão enviados os bilhetes. Será que virão sem nomes dos passageiros? Ou todos e meu nome? Terei algum problema? O que você acha?
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Valmir, as passagens enviadas pelo correio não precisam ser nominais. Somente as enviadas por email e impressas em casas precisam.
Abraços.
JULIANE
Olá Rodrigo ! Comprei dois bilhetes para Beauvais, mas não apareceu a opção de escolher o nome dos dois passageiros. Vou retirar os bilhetes na estação, mas o meu cartão de crédito é o Visa Entropay que é online. Eles precisam do cartão para quê? Porque se for só o numero eu posso imprimir o layout do meu cartão online. Obirgada!
Rodrigo Lavalle
Juliane, você comprou a passagem pelo site voyages-sncf.com? Se você escolheu a opção de retirar as passagens na estação de trem não há necessidade de colocar o nome dos viajantes.
É preciso inserir o cartão na máquina e digitar o código. No seu caso não sei lhe informar como proceder. Tente retirar as passagens com o atendente na loja da SNCF que existe dentro das estações de trem.
Abraços.
Luciene
Rodrigo, obrigada pela resposta. Estou tão imersa nos preparativos da viagem e de uma mudança, aqui, que acabei não respondendo. Consegui fazer a compra da passagem Rennes-Paris, depois de cadastrar um iToken na minha conta do banco. As passagens Paris-Rennes do horário que queremos não estavam ainda disponíveis. Agora que estão, o iToken não está resolvendo. Um drama, mas tenho certeza de que tudo será resolvido. Já temos a reserva do hotel e a passagem de volta. Só falta a passagem de ida. 🙂
Rodrigo Lavalle
Luciene, espero que tudo se resolva.
Abraços.
Luciene
Prezados, estou tentando realizar uma compra no site da SNCF, mas o site identifica que estou fora da Europa e me encaminha para o Rail Europe (não adianta clicar em “Stay”, porque a caixa de diálogo sempre reaparece, forçando que eu clique em “Go”, em direção ao site da Rail Europe). Além do site ter algumas traduções bizarras, na primeira tentativa, eles cobraram uma taxa de 20 euros para realizar a operação (!). Na segunda tentativa, com a volta pela primeira classe, a taxa subiu para 60 euros. Isso é normal? Não há mesmo como comprar pelo site da SNCF estando fora da Europa? Já comprei online bilhetes do Eurostar e do Thalys, e nunca havia visto taxas tão extorsivas. Agradeço uma orientação.
Rodrigo Lavalle
Luciene, tente nessa versão internacional do site da SNCF: http://en.voyages-sncf.com/en/. O Rail Europe realmente cobra uma taxa alta.
Abraços.
Wilma Belo
Tô comprando passagem no TGV de 144 euros e eles me jogaram para uma de 411,00 euros.
Já fiz, refiz e sempre me dão uma passagem muito mais cara do que as que eu escolhi no site. Não sei mais o que fazer.
Me dê uma luz, por favor.
Obrigada!
Wilma Belo
Eu tô tentando compra 3 passagens para Estrasburgo no TGV, aí dá um valor, e quando vai finalizar dá quase o dobro do valor.
O que está acontecendo, vc saberia me dizer??
Ida e volta custam 252,00+ 144,00= 396 euros
Aí, eles me dão uma finalização para débito no meu cartão no valor de 663,00 euros + taxa de serviço de 60,00 euros.
Vc saberia me dizer porquê pulou de 396 para 663 euros??
Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Wilma, não sei lhe dizer. Você está comprando em qual site?
Abraços.