POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
ana paula
rodrigo, td bem? comprei passagens de carcassone a aix-en-provence, com retirada pelo sistema ‘borne livre’, com apresentação do cartão com q fiz a compra e tal. qual a diferença entre este sistema e o de retirada da passagem nos guichês, se é q há alguma? se houver problemas na hora da retirada na máquina, posso me dirigir ao guichê e contactar um funcionário, apresentando o código da compra, para q ele imprima os bilhetes? o q quer dizer cartão estrangeiro com ‘piste magnétique’? o meu, visa internacional, pode não ser aceito na hora da retirada dos bilhetes?? e se a gente opta pelo envio das passagens pelo correio – é uma opção boa (ou seja, sem problemas)?
muito obrigada desde já (a mensagem anterior foi enviada por engano, estava incompleta, desculpe).
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, não há diferença, são duas opções para o mesmo método de retirada. Para conseguir retirar as passagens nas máquinas o seu cartão deve ter chip (o site da empresa SNCF diz não é possível fazer a retirada nas máquinas com cartões sem chip).
Não posso garantir que não vai haver problemas na opção de receber as passagens em casa (pode haver extravio, atrasos, etc).
A melhor opção é imprimir os bilhetes em casa. Antes de finalizar a compra vai surgir um campo onde é preciso escrever o sobrenome e nome dos passageiros e a data de nascimento de cada um deles.
Abraços.
ana paula
rodrigo, td bem? comprei passagens de carcassone a aix-en-provence, com retirada pelo sistema ‘borne livre’, com apresentação do cartão com q fiz a compra e tal. qual a diferença entre este sistema e o de retirada da passagem nos guichês, se é q há alguma? se houver problemas na hora da retirada na máquina, posso me dirigir ao guichê e contactar um funcionário, apresentando o código da compra, para
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, não há diferença, são duas opções para o mesmo método de retirada. Para conseguir retirar as passagens nas máquinas o seu cartão deve ter chip (o site da empresa SNCF diz não é possível fazer a retirada nas máquinas com cartões sem chip).
Abraços.
Francisco Wellington
Olá Rodrigo, eu vou comprar dois bilhetes ida e volta para casal trecho Paris-Genebra e vou escolher a opção retirar os bilhetes nas máquinas, a pergunta é na gare geneve-cornavin tem máquinas de compostagem do bilhetes ? aquelas amarelas nas quais precisamos validar o bilhete antes de embarcar no trens..obrigado!
Rodrigo Lavalle
Francisco, algumas considerações:
1- o site da SNCF diz que não é possível retirar as passagens nas máquinas se o cartão de crédito for de chip.
2- só é possível retirar os bilhetes nas máquinas nas estações de trem dentro da França, ou seja, em Paris retire as passagens de ida e volta.
3- não sei te informar como funciona o sistema de compostagem na Suiça, sugiro que você pergunte a algum funcionário na estação em Genebra.
Abraços.
Cristiana
Rodrigo, dá uma luz para uma leitora apavorada hehe. Comprei 2 tickets bruxelas/paris e pedi ticketless (thalys) . Os tickets vieram por email e sms, com o nome certinho, o problema é que o do meu marido foi direto para seu email e ele apagou e pra completar o celular dele foi inutilizado e não conseguimos recuperar a mensagem. O meu já consegui imprimir certinho, mas na página não existe opção para reenviar os tickets. Mandei email perguntando mas não sei se respondem com agilidade. Você sabe se consigo na estação resolver isso com o número de referência? No email de confirmação da compra tem inclusive o nome dele com lugar marcado e tudo. Só o email com o qr code dele que perdemos.
Rodrigo Lavalle
Cristiana, no site não há como inserir o número de reserva e receber um novo email? Não sei te informar se é possível resolver essa questão na estação. Espere pela resposta da Thalys.
Abraços.
Vanessa
Olá, comprei passagem de Nice para Paris e coloquei o número do meu passaporte no documento, mas tive que renovar agora, vc sabe me dizer como faço pra alterar o número do documento? Ou seria possível levar meu passaporte antigo e o novo?
Rodrigo Lavalle
Vanessa, não sei te informar se é possível alterar o número. Entre em contato com o site onde você comprou a passagem. De qualquer forma traga os dois passaportes.
Abraços.
Carlos
Estou com problema parecido ao da Marcella. Ficarei em Paris de 19/04 a 26/04 e me programei de ir p/ Bruxelas na quarta, dia 22/04. Comprei faz tempo as passagens de ida e volta. E eles me mandaram email dizendo que haviam cancelado por causa dessa greve. Porém no site, na parte de “exchange”, só tenho a opção de cancelar e receber 20% do valor de volta +-… não tenho a opção de escolher outra data (23, 24 ou 25/04). Mandei email, mas não sei se vão responder.. Não sei como eles vão adaptar isso se todos os outros trens dos demais dias estiverem já cheios… Alguma dica?
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Carlos, leia as dicas da Neftalí: trocar a passagem de rtem, ir de avião ou de ônibus.
Abraços.
Neftalí
Marcella, a outra alternativa, se você tem que ir no dia 22 de abril, é pedir o reembolso da passagem de trem e ir de ônibus (www.eurolines.com), que demora o dobro e custa a partir de 19 Euros. Avião está muito caro (160 Euros ou mais).
Neftalí
Oi Marcella. Não é que a Thalys tenha cancelado os trens, e sim que há uma greve geral na Bélgica no dia 22 de Abril. Comunique-se com a Thalys o antes possível para mudar sua passagem (sem custo) para o dia 21 ou 23 de Abril.
Marcella
Alguém pode me ajudar? Viajo dia 19 para Paris e sigo para Amsterdam dia 22. Acontece que a thalys cancelou as viagens de trem nessa data e eu não sei mais o que fazer, já que estou com todas as reservas e passeios comprados.
Rodrigo Lavalle
Marcella, faça o que Neftalí sugeriu nos comentários acima.
Abraços!
Laura Winckler Pereira
Bom dia. Comprei ticket pelo site e utilizei apenas meu ultimo sobrenome Laura Pereira, será que terei problemas?
Rodrigo Lavalle
Laura, não terá. Leve o passaporte com você.
Abraços.