POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Andressa
Rodrigo, você mencionou acima que no caso da Thalys, passagens eletrônicas impressas pelo passageiro não precisam ser compostadas. Então é só apresentar o bilhete que recebi por e-mail já dentro do trem? Não precisa validar nas máquinas antes? Estarei indo de Amsterdã a Paris. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Andressa, as passagens compradas no site da Thalys e impressas pelo passageiro não precisam ser compostadas. Apresente o email impresso ao fiscal do trem que pode pedir um documento de identidade.
Abraços.
Marco Aurélio
Oi Rodrigo tudo bem?, comprei duas passagens de paris-amsterdã via lille pra retirar na bilheteria da ferrovia (TGV-2) passagem debitada no cartão de crédito, porém, ao ler a matéria vc informa que deve ser o cartão no qual a compra foi efetuada, inclusive no email consta esse número, todavia esse cartão que utilizei vence em junho devo receber outro com novo numero e nova numeração. Minha dúvida, posso desbloquear o novo cartão, cancelando por consequencia o da compra, daí levá-lo somente pra apresentação no guichê, ou haveria algum problema por ele estar bloqueado? os pagamentos já foram efetuados, por isso a duvida Obrigado e desculpe-me pelo tamanho da mensagem
Rodrigo Lavalle
Marco, para retirar as passagens na máquina, o cartão precisa ser inserido e a senha digitada. Traga os dois cartões e retire as passagens no guichê com um atendente ou nas lojas da SNCF espalhadas por Paris.
Abraços.
Iuri
Rodrigo, comprei passagem de trem Paris-Marseille pela Raileurope, da forma tradicional. Onde fica o guichê para retirar o bilhete? Posso retirá-lo no dia da viagem?
Rodrigo Lavalle
Iuri, não sei te informar, não tenho familiaridade com a Rail Europe. Entre em contato com empresa através do site.
Abraços.
Neide
Tentei comprar 2 tickets diretamente no site da Thalys e quando coloquei os dados do cartao deu erro dizendo que a compra não foi finalizada. Como meu cartão tem serviço de aviso de compras via sms, na mesma hora recebi a confirmação da compra e pude retificar a informacao ligando pro cartão. Vasculhei o site pra ver se tinha algum canal de comunicacao e eles tem apenas telefones para chamadas a partir da europa. Alguem já passou por isso e pode me ajudar como proceder?
Rodrigo Lavalle
Neide, isso acontece com frequência. Existe uma incompatibilidade entre as empresas de cartão de crédito brasileiras e alguns sites europeus de venda de passagens de trem. Se você não recebeu um email do site confirmando a compra, ela será estornada em breve.
Abraços.
LILIAN REIS
Olá!
Comprei duas passagens para adulto Paris – Londres pelo Rail Europe. Recebi o a-mail de confirmação com nossos nomes corretos. No entanto, ao imprimir os bilhetes, notei que nossos nomes ou foram abreviados (no meu, excluiram o prenome e cortaram uma parte do último sobrenome e no outro deixaram só a primeira letra do prenome com o restante do sobrenome correto). Não sei se é regra sair assim já que o nome completo não caberia no espaço! Estou desesperada já que será minha primeira viagem de trem. Terei algum problema por conta disso ou é de praxe o bilhete sair assim?
Rodrigo Lavalle
Lilian, não sou familiarizado com a Rail Europe. O artigo acima se refere às passagens compradas no site da SNCF (http://www.voyages-sncf.com/). Pelo que você descreveu parece ser praxe da Rail Europe os nomes saírem assim.
Abraços.
Edna
Comprei minha passagem e as passagens de minhas filhas no site da Thallys, Pedi uma amiga para preencher o formulário e ao invés dela colocar o último sobrenome ela preencheu com o penúltimo.Assim embora o nome esteja correto no bilhete constou o sobrenome do meio.Posso ter problemas?
Rodrigo Lavalle
Edna, não sei te informar.
Abraços.
Nelma
Comprei eticket pelo site da raileurope pq no da eurostar não conseguia. Ao imprimir veio meu nome conforme consta no cartão de crédito com meu segundo nome abreviado, diferente do passaporte. Pergunta 1=Alguém por aqui já teve problemas assim Pergunta 2= preciso validar já que está impresso em folha A4 como pediram? Estou indo semana q vem …q medo !
Rodrigo Lavalle
Nelma, você não terá problemas. Não é necessário validar passagens impressas em casa.
Abraços.
Simone
Olá Rodrigo,
Sou fã do CP! Já reservei o passeio para o Vale do Loire com 10% de desconto. Estou tentando comprar meus tickets para Londres pelo TGV pelos site indicados aqui e eles exigem uma autorização do banco para efetuar a compra com o cartão. Você sabe se é realmente assim, ou é porque estou comprando do Brasil? Desde já agradeço sua atenção.
Rodrigo Lavalle
Simone, é assim. Aqui em Paris, ao efetuar a compra no site da SNCF, o banco envia um SMS com um código que deve ser inserido no site para confirmar a transação.
Abraços.
Neftalí
Oi Francisco. Sim, Prenom é o primeiro nome. De qualquer modo nunca me pediram um documento de identidade, quando comprei escrevi errado mas não teve problema.
Francisco Wellington
Rodrigo uma duvida acerca do site Thalys no campo onde prenche os dados do passageiro Nom : Seria meu sobrenome e Prénom: o meu primeiro nome ?
ou é o inverso ?
Rodrigo Lavalle
Francisco, NOM é o nosso “sobrenome” e PRÉNOM é o nosso “nome”.
Abraços.