POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Fernanda Garcia
Bom dia Lina,
Nós estaremos em Paris e daí iremos para Avignon. Queremos comprar as passagens antes, a minha pergunta é se é seguro selecionar a opção para envio das passagens pelo correio, no nosso endereço parisiense. Você saberia me informar se há algum problema referente a isso?
Um abraço
Fernanda
Mariana Berutto
Fernanda, é seguro sim. Não conheço relatos de problemas relacionados a envio. Mas você precisa ter um local seguro para recebê-las.
Lenna
Minhas viagens pela França, e outros países da Europa, normalmente são de trem. Nunca tive problemas, apesar de comprar por internet. Mas, sempre é bom estar saber para se precaver.
eymard
Sou mineiro. Imprimo em casa, confiro e levo comigo (rs).
Denise Castro
Tb comprei este ano Paris/Reims e Paris/Londres em Eurostar e não tive problema nenhum.
Imprimi em casa c/os devidos nomes e foi tudo bem fácil.
Lina,
Que você tenha um otimo Natal c/muitas alegrias, Paz e Saúde.
Que o próximo ano seja de grandes realizações p/você e p/o CP.
Abs;
De
Joao - DF
Olá Lina,
Antes de mais nada gostaria de agradecê-las pelas dicas que obtive no Conexão sobre a rota do vinho. Mas que cidade linda é Riquewihr. Ficamos de boca aberta. Não sabíamos o que admirar. Aproveitamos para exprimentamos a Tarte Flambée (Forestiere e au Munster), o vinho Gewurztraminer, o queijo Munster e outras coisitas da região. Pegamos -4C com Sol. Haja vinho quente. Voltaremos rolando para casa.
Vamos ao tickets de trem. Comprei todas as minhas passagens pelos sites da db.de e voyages-sncf.com e não tive problema algum, inclusive o trecho Praha / Dresden foi comprado pela DB (alemã), mesmo com a origem em outro País. O importante é que o cartão de crédito utilizado na compra via WEB seja apresentado ao funcionario para validação. Ele pega o seu CC e passa na maquineta dele e confere com os dados do e-ticket.
Outro fato interessante é que eu cancelei, via internet, um dos trechos no dia anterior ao da viagem. Quando cheguei hoje à Colmar de carro, proviniente de Riquewihr, fui diretamente à Gare pegar o valor reembolsado de 90% sobre o valor pago e não tive a menor dificuldade. Apenas informei o código da reserva + CC da compra. Recebi um recibo da operação ref. ao valor que será creditado no meu Cartão de Crédito. Aproveitei para pegar o ticket de Colmar/Paris na maquina. Tudo tranquilho e sem dificuldades. Escolhi o idioma e tudo certo. Viajar de trem é bom e seguro. Recomendo.
Um grande abraço e boa sorte.
Jacqueline
Como fiquei quinze dias em Paris e havia uma loja da SCNF próxima, não tive problemas. Mas todo cuidado é pouco.Às vezes, fico pensando como é que consegui fazer por conta própria uma viagem de um mês pela Europa sem nenhum contratempo nos roteiros e reservas. Sem dúvida, o CP me ajudou muito. Merci!
janine
je suis francaise et je vis actuellement au bresil
je suis tres surprise par les propos enonces dans ce blog
a ce jour et mon dieu je voyage beaucoup beaucoup et je n ai jamais rencontre de problemes avec le e ticket. peut etre avez vous mal lu ou mal compris ce que ce site demandait……
Ana Paula
Corri para ver os nomes nas passagens que comprei Paris-Amsterdã, Amsterdã-Paris e os nomes estão corretos… Ufa, que alivio. Bom saber, de qualquer maneira!!! Obrigada, como sempre!
Alvany
Oi. Lina
Comprei passagens de trem pela internet para outros países, mas valeu a informação. Já enviei e-mail de precaução para Rail Europe.
Você sabe se a Galeria Lafayette vai abrir nos domingos de dezembro? Obrigada. Bj
Fernanda
Que desagradável! Eu não tive problema, comprei passagens pelo site, imprimi em casa e deu tudo certinho com os nomes.