POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
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591 Comentários
Michelle Mayrink
Obrigadão Rodrigo e Maria das Graças. Só mais uma ajuda, desculpe abusar… Eu estarei hospedada no Royal Saint-Germain, na Rue de Rennes em Saint-Germain. Qual seria a estação mais próxima? Desde já agradeço a ajuda!! Abraços
Rodrigo Lavalle
Michelle, a estação de trens mais próxima do seu hotel para a compra da passagem para Bruxelas é a Gare Montparnasse que fica a menos de 10 minutos de caminhada do seu hotel. A estação Rennes sugerida pela Dillemba é uma estação de metrô que não vende passagens de trens.
Abraços.
Maria das Graças
Michelle Mayrink, faça isso. Compre na estação quando estiver em Paris. É um ótimo programa, pode crer. Aproveite para se situar no espaço da estação. Ficará mais segura no dia do embarque.
Michelle Mayrink
Estava indo comprar no site, Rodrigo rsrs Me expressei mal porque fiquei tão preocupada na hora. Ainda estou no Brasil, vou pra Paris semana que vem. Mas já conversei com uma amiga de Bruxelas e ela sugeriu deixar para comprar quando chegar aí, será a primeira coisa a fazer, que aí eu não fico com essa dúvida do cartão de crédito. Ela disse que é fácil conseguir as passagens, você concorda? Obrigada por sua atenção e cuidado. Obrigada também Neftalí por sua atenção, sua resposta foi tão imediata que me acalmou bastante. Beijos
Rodrigo Lavalle
Michelle, existem vários trens diários de Paris para Bruxelas. Para não haver surpresas, compre as passagens logo que você chegar à Paris. Você pode comprá-las em qualquer estação de trem (seja nas máquinas, seja nas lojas da SNCF direto com um atendente).
Se você comprar as passagens pelo site da SNCF e escolher a opção de retirá-las aqui em Paris (seja nas máquinas, seja nas lojas da SNCF) você vai precisar do cartão utilizado na compra.
Qualquer outra dúvida estamos à disposição.
Abraços.
Neftalí
Michelle, não se desespere, você está indo a Paris. Eu comprei no ano passado as mesmas passagens (Paris-Bruxelas) no site da Thalys, com a opção Ticketless, onde você somente imprime a passagem ou mostra o código QR no celular para o fiscal no trem. Não é necessário validar a passagem antes e em nenhum momento me pediram o cartão de crédito usado para a compra ou algum documento de identidade. Talvez você só teria problema se escolher retirar a passagem em algum caixa na estação, o que é bem menos prático…
Michelle Mayrink
Rodrigo, desesperei!! Estou querendo comprar ticket Paris – Bruxelas, mas não vou levar cartão de crédito nesta viagem, só pré-pago. Estava indo agora comprar a passagem com o cartão da minha irmã (que não vai na viagem), mas se você diz que tem que levar o cartão pra validar a retirada do ticket lá, faço como? Me dê uma luz, please. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Michelle, você está onde? Indo onde comprar as passagens?
Abraços.
Juliana
Olá! Ao tentar comprar passagens pelo app da Thalys, tenho 3 sobrenomes e eles aparecem todos juntos na indicação de passageiro (antes de finalizar a compra). Ficou assim: “Juliana Sobrenome1sobrenome2sobrenome3” e o mesmo aconteceu com meu namorado, que o sobrenome é menor pois só tem dois. Será que devo deixar assim ou deveria ter preenchido somente o último sobrenome? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Juliana, o ideal seria ter colocado somente o último sobrenome. Em todo caso leve consigo o passaporte.
Abraços.
RITA ZANIBONI
Na Eurostar o procedimento para compra de passagens Paris X Londres é o mesmo que na Thalys, ou seja, não precisa validar e posso imprimir o ticket em casa? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Rita, as passagens compradas pelo site e impressas em casa não precisam ser validadas/compostadas. Apresente um documento de identidade e leve também o cartão de crédito usado na compra das passagens.
Abraços.
RITA ZANIBONI
Boa tarde,
Comprei passagens pela Thallys, recebi a confirmação com todos os dados das reservas (dossier voyage, TCN, CIN) e li nos comentários que não preciso validar, correto? No entanto, aparece uma imagem que seria um suposto código de barras que não consigo abrir. Com essas informações do bilhete impresso basta que eu apresente documento com foto ou preciso de algum código de barras? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Rita, as passagens compradas pelo site e impressas em casa não precisam ser validadas/compostadas. Apresente um documento de identidade e leve também o cartão de crédito usado na compra das passagens.
Abraços.
Fabiano
Alan, obrigado pela dica! Já não sabia o que fazer para comprar o ticket da Thalys. Mudei a opção de país para a Bélgica e a forma de pagamento funcionou direitinho (MasterCard BB).
Beliana
Rodrigo, muito obrigada pela ajuda!