POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
591 Comentários
Beliana
Bom dia! Comprei duas passagens para Chartres e escolhi retirar meus bilhetes no quiosque de auto-serviço, verifiquei nos termos de uso que também posso retirá-los no balcão das estações SNCF ou nas lojas. Qual a opção seria melhor para as passagens não saírem com o mesmo nome? Caso isso não seja possível, seria melhor eu cancelar a compra?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Beliana, as passagens a serem retiradas nos quiosques de auto-serviço ou nas estações ou lojas da SNFC não são nominais. Você não precisa se preocupar com isso. Esse artigo se refere somente às passagens impressas em casa. Porém, antes de embarcar, você terá que validar as passagens. Essa validação é feita em máquinas amarelas espalhadas por toda a estação: https://www.conexaoparis.com.br/wp-content/uploads/2009/05/reims2.jpg.
Abraços.
Silvana Perez
Olá!
Comprei pelo site da RailEurope dois tickets Marselha/Londres com conexão em Paris (TGV e Eurostar). No ticket do meu namorado consta o nome e sobrenome corretamente. No meu ticket da TGV, nome e sobrenome aparecem em branco, e meus sobrenomes aparecem apenas no topo do bilhete, em “hello, (nome do passageiro), o primeiro nome não aparece em nenhum lugar; no ticket da Eurostar não aparece o primeiro nome, somente os sobrenomes.
Terei problemas com os bilhetes?
Rodrigo Lavalle
Silvana, não sei te informar. Leve consigo o cartão de crédito usado na compra das passagens e documentos de identidade. Entre em contato com o site da RailEurope.
Abraços.
Alan
Pessoal. Se quiserem comprar no site da Thallys sem erro no cartão é só vocês colocarem como país no canto superior direito o Belgium/english pois a limitação dos cartões não acontece escolhendo a Bélgica. Acabei de comprar com cartão smiles do banco do brasil bandeira mastercard sem problemas. Escolhi a opção imprimir e-ticket
Amanda
olá.. Só para confirmar novamente os bilhetes impressos em casa (eticket) não precisam ser validados nas máquinas amarelas das estações?
Rodrigo Lavalle
Amanda, não precisam. Leve um documento de identidade com foto.
Abraços.
Paulo Ricardo
Rodrigo, obrogado pela ajuda.
Entrei em contato com a https://www.facebook.com/raileuropeconexao.
Ainda nao tive resposta… mas vou aguardar.
Valeu
Paulo Ricardo
Comprei 4 passagens de Paris a Londres e de volta pra Paris. Só recebi um e-mail que contem os dados da compra, como nomes do cliente, trem, acertos. Porém tem uma observação que este não é o ticket válido. Não recebi um outro e-mail com o código QR, como havia acontecido em outras passagens q comprei. O que faço agora? escolhi a opção de imprimir em casa (print home). Que será enviado por e-mail pra mim, mas ate agora nao tive nenhum retorno.
Rodrigo Lavalle
Paulo, entre em contato com a SNCF através dos meios citados nessa página: http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous.
Abraços.
Luiz Flávio
Comprei 2 passagens de Paris a Bruxelas. Só recebi um e-mail que contem os dados da compra, como nomes, dnr, por, #do cliente, trem, acertos. Porém tem uma observação que este não é o ticket válido. Não recebi um outro e-mail com o código QR, como havia acontecido em outras passagens q comprei. O que faço agora? Eu perdi minhas passagens? Por favor alguém me ajude.
Rodrigo Lavalle
Luiz, qual a forma de envio que você escolheu? Você vai receber as passagens pelo correio, imprimi-las em casa ou retirá-las na estação de trem?
Ana Karina
Olá, será que poderiam me ajudar?
Fiz minha compra no site da Thalys, porém cadastrei o e-mail errado (meu bilhete seria enviado para o e-mail). Gostaria de saber se vocês já conseguiram retorno deles pelo formulário? Eu conseguirei vender esses tickets no Kelbillet?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana Karina, não sei te informar. Procure no site por um telefone de contato.
Abraços.
Denise
Ola estou com.mesmo problemas de alguns..na passagem do meu filho foi emitido 1e 2 sobrenome..e nao o ultimo. Mandei emails tb..alguem teve resposta?? Obs. Na passagem easy jet tb o mesmo problema!!
Rodrigo Lavalle
Denise, na passagem de trem não acho tão problemático mas na passagem aérea pode ocorrer algum problema.
Abraços.
victoria lara
Olá, comprei passagens de trem pela SNCF e a unica opção era de ser enviada por correio, eles deram 7 dias uteis, porém eu queria saber se tem alguma forma de rastrear meu pedido.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Victoria, não há como.
Abraços.