POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Georgiana
Então Rodrigo ao concluir as compras pela Eurostar eu cheguei a receber um download com os e- tickets, esses será os mesmos que vou precisar pra viajar de ( Londres / Paris ) ? E se eu quiser retirar lá em Londres os e-tickets o que devo fazer,? já que o cartão de crédito que comprei é no nome da minha mãe! ? Agradecida
Rodrigo Lavalle
Georgina, se você optou por receber as passagens no seu email você deve imprimi-las e apresentá-las no dia da viagem. Geralmente não se pode receber o e-tickets e depois retirar as mesmas passagens na estação de trem. Ou é de um modo ou de outro.
Georgiana
Boa noite, queria muito a ajuda de alguém. Comprei 3 bilhetes da turistas de Londres para Paris, só que a titular do cartão que é minha mãe não vai está na viagem, porém posso levar o cartão dela para apresentar na hora. Queria saber se tem algum problema na hora de imprimir os tickets. Estou aflita e agradeceria a ajuda de vocês, obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Georgiana, você vai retirar os ingressos em Londres ou vai imprimi-los em casa?
Abraços.
Rosangela
Rodrigo, os bilhetes foram de Paris para Londres ida e volta para fevereiro de 2015.
No passaporte dela esta “Farias Barrozo” eu utilizei o sobrenome Farias. E opcional ou e obrigatório utilizar somente o último sobrenome ?Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rosângela, em princípio o sobrenome são os dois ou somente o último. Não sei o que o controlador vai levar em consideração. Entre em contato com a empresa através do site e pergunte a eles.
Abraços.
Rosangela
Olá Rodrigo, comprei o bilhete do Eurostar para minha filha no site da Eurostar, só que preenchi o primeiro nome dela e o primeiro sobrenome (Farias), mas deveria ter preenchido com o último sobrenome. Você sabe me informar se posso utilizar qualquer um dos dois sobrenomes (Farias Barrozo) ou só posso utilizar o ultimo (Barrozo)? O que devo fazer para alterar o sobrenome do bilhete?
Rodrigo Lavalle
Rosângela, entre em contato com a empresa através do site e pergunte a eles.
Abraços.
Simone Silva
Gente, boa tarde.
Acabei de comprar 3 tickets de Nice para Paris para fevereiro. Comprei pelo PayPol e recebi os e-ticket normalmente.
Só tem um detalhe, quando fui ver os nomes, aparecem os três normalmente, mas onde consta: Surname está o nome e onde deveria constar o First name está o Sobrenome.
Será que teremos problemas com isso? Fiz tudo certo e saiu desta forma. Não sei o que aconteceu. Alguém já passou por isso??? Estou aflita!!!
Rodrigo Lavalle
Simone, creio que não haverá problema. Esteja com o seu passaporte.
Abraços.
Ricardo Amorim
Ola, comprei 5 pasaagens de paris para reims de ida e volta., mas um dos passageiros está com a data de aniversario errado, será que tem algum problema na hora de embarcar? Espero que não.
Muito obrigado
Rodrigo Lavalle
Ricardo, se a pessoa for adulta e o bilhete for para criança vai haver problemas. Caso contrário é provável que não. Leve junto o passaporte e o cartão de crédito utilizado na compra da passagem.
Abraços.
adriano ramos
Olá, agradeço ao apoio.
efetuei a coimpra diretamente pelo site da TGV, e usando o PAYPAL a compra se deu de forma tranquila. A minha dúvida é que como consegui imprimir todos os bilhetes queria saber se esses já são definitivos, visto que em uma compra separada dos demais imprimi como e-ticket e os demais comprados todos numa só vez também imprimi os bilhetes porém como um bilhete normal tipo passagem mesmo mas não e-ticket. Só para especificar que nos dois tipos todos os os nomes dos passageiros sairam corretos bem como todas as informações do trem e viagem. Se puder me informar qual a diferença agradeço,
abraços.
Rodrigo Lavalle
Adriano, teoricamente os tickets enviados por email após a compra são os definitivos, não há necessidade de trocá-los por outros. Verifique se no email há alguma instrução dizendo que eles devem ser trocados.
Abraços.
Filipe
Boa tarde, Efetuei a compra de uma passagem no site da SNCF, porém só tinha a opção de envio pelo correio. Aconteceu que ficou faltando o numero da residencia, já fui em todo lugar do site e não achei como alterar o endereço que já foi enviado!! Alguma dica:?? obrigado
Rodrigo Lavalle
Filipe, tente entrar em contato com a SNCF por um dos canais disponíveis nessa página: http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous.
Abraços.
Filipe Silva
Ola Rodrigo! Qual a melhor empresa para comprar uma passagem de trem de Roma para Florença aqui do brasil? VC poderia nos ajudar? VC considera essa operação segura? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Filipe, tente no site oficial da empresa de trens italiana http://www.trenitalia.com/.
Abraços.
Jessica
Rodrigo, boa tarde! Gostaria de tirar outra duvida, no site da sncf os bilhetes abrem para compra com quanto tempo de antecedencia? Tentei comprar para 21 de dezembro mas da erro, diz que ainda nao esta disponivel.
No aguardo e muito obrigada pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Jéssica, isso depende do destino mas, em geral, as vendas abrem com 2 a 3 meses de antecedência.
Abraços.