POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Luiza
Estou tentando comprar no site da TGV. Eles pedem o forename e o name. Depois para o email pedem o Surname e o fist name. Só me confirma: O Forename é o nome, né?
Rodrigo Lavalle
Luíza, não sei te informar. Em francês ‘nom’ é o sobrenome e ‘prenom’ é o nome.
Abraços.
Danielle
Comprei vários bilhetes de trem pelo site RailEurope e no trecho Bruxelas a Amsterdã, tendo comprado 4 bilhetes, apareceram 2 bilhetes em nome da minha filha e meu marido ficou sem um em seu nome. Como devo proceder já que são nominais e intransferíveis? naõ acho nenhum fone p contato e email p o fale conosco ja enviei e não recebo resposta. Já paguei e tenho receio de não poder usar… por favor alguem me ajude
Rodrigo Lavalle
Danielle, só consegui a achar essa página de contato no site da RailEurope Brasil: http://www.raileurope.com.br/spip.php?page=contact. Tente também na página deles no Facebook (https://www.facebook.com/raileuropeconexao?fref=nf) e no Twitter (https://twitter.com/RailEuropeBR).
Abraços.
elaine
Tenho tentado comprar passagem da eurostar londres paris, mas ao final quando aguardamos os vouches aparece uma tela branca, sem nada. Estou com medo porque digitamos até a senha do cartão. vc sabe o que pode estar acontecendo?
Rodrigo Lavalle
Elaine, existe uma incompatibilidade inexplicável entre o site da SNCF (é nesse site que você está tentando comprar?) e as operadoras de cartão de crédito brasileiras. Sugiro que você tente com vários cartões diferentes. Caso não consiga me escreva no email [email protected].
Abraços.
Anderson
Bom dia Rodrigo,
Comprei uma passagem para Paris-Londres pela Rail Europe só que meu nome saiu incompleto na passagem. Saiu And Oliveira Duarte. Sendo que deveria sair Anderson Oliveira Duarte. Como devo proceder?
Rodrigo Lavalle
Anderson, não tenho familiaridade com o site da Raileurope. Entre em contato com eles através do SAC, no site deve haver um link para contatos.
De qualquer forma, quando for viajar, leve um documento de identidade com foto e o cartão de crédito utilizado na compra da passagem.
Abraços.
Ana Maria Brandão
Olá , estou pesquisando os ingressos para a Disneyland Paris e torre eiffel e achei o site http://www.parisbilhetes.com/reservas/ eu gostaria de saber se é seguro se eu posso comprar pois o site da Torre não tem a data e da disney também não. Muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana Maria, não conhecemos esse site. Compre os bilhetes nos respectivos sites oficiais: Torre Eiffel (http://ticket.toureiffel.fr/?langue=en) e Disney (https://www.booktickets.disneylandparis.com/tnsa6/live/shop/1/MAINFRCD/pluto/product_list.php?vld=1&sp=1&affid=SECUTIX&tduid=32454335543R).
Abraços.
Lara
Rodrigo, qual seria a forma de compra antecipada das passagens de trem que você mais aconselharia? É necessário que o titular do cartão de crédito em que se efetua a compra seja o próprio passageiro? Seria possível efetuar esse pagamento por outra maneira?
Rodrigo Lavalle
Lara, compre as passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/. Em alguns países como a Alemanha, é preciso apresentar o cartão de crédito usado na compra das passagens. Você pode pagar também através do PayPal se escolher a opção de imprimir as passagens em casa.
Abraços.
Nicellia
Bom dia Rodrigo, efetue uma compra de bilhete de trem entre amsterdan – Bruges pela SNCB e recebi no meu e-mail o bilhete constando somente os sobrenomes sem o nome. ex. (Nicellia Faustina Pereira Caetano) e no bilhete saiu Faustina Pereira Caet. O que devo fazer agora?
Rodrigo Lavalle
Nicellia, entre em contato com a SNFC nessa página: http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous/email.
Abraços.
Karla RLN Rosa
Comprei uma passagem de trem para dois passageiros dia 14/08/2014 de Genebra a Milao no site SNCF voyage. Paguei com um cartão de “crédito” da confidence bandeira mastercard, deu certo o pagamento porém está falando que tenho que retirar o bilhete em um maquina. “Vous avez choisi : le retrait en Borne Libre Service” Onde retiro. Posso retirar o bilhete na França, na Suiça? Quantos dias antes já está disponível?
Comprei de Paris a Genebra e nesse trecho deu pra escolher pra imprimir agora de Genebra a Milao não deu pra imprimir por email. Achei meio confuso. Se puderem me ajudar agradeço
Rodrigo Lavalle
Karla, você pode e deve retirar os bilhetes na França. Eles já estão disponíveis para retirada assim que o pagamento é feito. Traga o cartão de crédito que você utilizou para comprar as passagens.
Abraços.
pablo raoni
Olá,
Comprei dois bilhetes de Paris para Tours e notei, ao imprimi-los, que foi trocada a ordem do nome e do sobrenome.
Quanto aos bilhetes de volta, não aparece a opção para imprimir, e não consta o nome de nenhum dos dois passageiros, mas apenas a referência do pedido e o nome do associado. Há algum problema em relação a isso?
obrigado
Rodrigo Lavalle
Pablo, traga o cartão que você utilizou na compra das passagens e o passaporte. Geralmente eles só conferem a passagem com o documento de identidade se a pessoa pagou alguma tarifa especial em virtude da idade.
Os bilhetes de volta você terá que retirar em qualquer estação de trem na França. Mais uma vez traga o cartão utilizado na compra das passagens, um documento de identidade e o número de referência.
Abraços.
Maria Regina
Comprei passagem de trem Londres a Paris e optei por imprimi-las, porém meu nome apareceu assim MA e o certo seria Maria Regina, pois quando do preenchimento do formulário coloquei da maneira correta, ou seja, NOME + SOBRENOME (obs.: o sobrenome saiu correto no bilhete, somente o nome é que não apareceu por completo). O que fazer? vou ter problemas?
Obrigada pela ajuda .
Rodrigo Lavalle
Maria Regina, não posso garantir que não vá haver algum problema. Imprima as passagens, o email de confirmação e leve também o cartão que você utilizou para comprar as passagens.
Entre em contato com o site onde você fez a compra.
Abraços.