POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
JUSSARA
Olá, Rodrigo!
Não estou confiante para comprar passagens pela internet. Com quatro dias de antecedência, eu teria problemas para conseguir Paris/Amboise/Tours (pernoite) e, no dia seguinte, Tours/Chenonceau/Paris?
Obrigada! Abç
Rodrigo Lavalle
Jussara, creio que você não teria problemas em achar as passagens com 4 dias de antecedência.
Abraços.
João Paulo Coimbra
Olá, estou tentando comprar uma passagem de Frankfurt para Paris no dia 21 de maio pelo site voyages-sncf, porém a única opção é receber o ticket pelo correio. Como falta pouco tempo para eu viajar pela Europa, estou com medo da passagem não chegar a tempo ao Brasil. Será que ao efetuar a compra eu recebo algum email que me permita retirar o ticket no guichê no dia da viagem? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
João Paulo, no site existe a opção de retirada dos ingressos aqui em Paris. Para isso você precisa do cartão de crédito usado na compra das passagens.
Abraços.
Paula Sicsu
Boa noite!
Comprei trechos como Madri – Paris, Paris – Munique, Munique – Berlim, Berlim – Amsterdam e tudo foi tranquilo (com relação as compras, pois ainda não viajei…), mas agora estou tendo problemas na compra entre Amsterdam – Bruxelas, Bruxelas – Londres e Lonbdres – Madri… O tal Verificador By Visa não dá certo de jeito nenhum… Pensei em comprar pela voyage mas acabei de ler aqui alguns absurdos… Posso comprar por esta empresa e retirar meu bilhete fora de Paris, já q estarei fazendo trechos internacionais? Estou começando a ficar angustiada…
Rodrigo Lavalle
Paula, as passagens compradas pelo site Voyages só podem ser retiradas na França.
Me escreva no email [email protected].
Abraços.
Eduardo
Sinceramente acho que existe algum tipo de protecionismo ou blindagem a SNCF, todas as empresas que utilizei para transporte em geral na Europa (nem vou entrar no mérito dos trens somente) funcionaram perfeitamente com seus e-tickets, pagamentos, respostas, emissão, enfim, tudo perfeito, POREM em 2 vezes que eu tentei utilizar os serviços na SNCF de compra eletrônica acabei me dando mal, desisti de fazer dessa forma, na minha última viagem deixei de ir até Bruges por conta de uma confusão imensa que criaram, debitando em meu cartão as passagens e não as emitindo, depois de muitos e-mails aqui do Brasil antes da viagem, acabaram por devolver meu dinheiro, porem com a data da viagem próxima acabei por não mais conseguir um valor favorável e optei por outro programa… Enfim, não utilizem esse sistema, tem que melhorar bastante pra atender quem vem de longe e quer planejar sua estadia.
Renata
Olá Lina e demais leitores,
Infelismente eu sou a mais nova vítima do site da SNCF, https://www.thalys.com. Depois de pesquisar bastante achei os preços mais atrativos e resolvi comprar passagens de trem PARIS-AMSTERDAM-BRUXELLAS, no momento de confirmar a compra apareceu as mesmas mensagens dos casos que deu erro, dizia que a compra foi recusada e que deveria verificar junto ao banco, detalhe: meu cartão é VISA do BB, parece que os casos de erro tem ocorrido com esta bandeira… então recebi no mesmo instante msn do banco dizendo que tinha efetuado uma compra, então liguei para o SAC do cartão e realmente há uma compra na SNCF, mas não recebi qualquer e-mail do site. Neste momento curto a fase do desespero total… encaminhei e-mail e estou aguardando resposta.
POR FAVOR, AS PESSOAS QUE PASSARAM PELA MESMA SITUAÇÃO VOLTEM PARA NOS DAR BOAS NOTÍCIAS!!!!!
Cuidado com as passagens de trem eletrônicas!
Renata
Rodrigo Lavalle
Renata, geralmente (já aconteceu comigo) o que acontece é uma pré-aprovação de débito que, a partir do momento que a compra não é finalizada, é cancelada. O valor demora um tempo a ser estornado.
Em todo caso entre em contato com a SNCF:
– pelo telefone 00 33 9 70 60 99 60
– através dessa página http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous/email onde você vai escolhendo as opções que são relacionadas com o seu caso.
Abraços.
Cynthia
Olá Conexão paris..
Estou indo para Paris agora no final de maio e queremos fazer um bate e volta em Londres.. Você acha melhor comprarmos a passagem de trem via internet ou direto na estação? Vou ficar do dia 27 á 05/06 em paris.. Obrigada ótimo site..
Rodrigo Lavalle
Cynthia, o quanto antes você comprar a passagem mais barato você vai pagar.
Abraços.
Maria Clara Matos
Bom dia,
Comprei 4 trechos pelo Rail Europe e na hora da conclusão da compra o site informou só um código de reserva, mas não me enviou os vouchers por email. No meu cartão houve o débito, mas qdo entro no site com meu código de reserva ele diz que o email de confirmação não pode ser enviado pois o email não coincide com os registros deles. O que faço? Não achei um telefone para entrar em contato…
Rodrigo Lavalle
Maria Clara, tente na seção ‘Contate-nos’ no site brasileiro da Rail Europe: http://www.raileurope.com.br/spip.php?page=contact.
Abraços.
Luciane
oi tudo bem?
eu vou viajar de londres para Paris de trem, vou reservar umapassagem para mim e para minha tia, qual é melhor opção imprimir em casa ou retirar na bilheteria? e com relação ao nomes, minha tia tem dois nomes no meio, eu colocaria no campo do nome ou do sobrenome?
Obrigada,
Luciane
Rodrigo Lavalle
Luciane, o mais pratico é voce imprimir em casa. Coloque os dois nomes no campo do nome e somente o sobrenome no campo do sobrenome.
Abraços.
Thayse
Olá, Rodrigo! Comprei três passagens pelo site voyages-sncf.com de Paris para Milão, e cada e-ticket está com um nome, o problema é que só coloquei o nome e o último sobrenome de uma das passageiras, esqueci o sobrenome do meio! Será que isso dará algum problema?
Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!
Rodrigo Lavalle
Thayse, se o controlador for muito sistemático pode haver problema. Além do passaporte, leve também o cartão de crédito usado na compra da passagem. Às vezes eu também esqueço de escrever o meu nome do meio e nunca tive problemas.
Abraços.
Rafael
Bel, não compre na Rail Europe, que é uma intermediária. Compre direto no http://www.eurostar.com