POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
bel
Oi lina e Rodrigo!
E a primeira vez q tento comprar uma passagem de trem, de Paris a Londres , ida e volta. a minha agência de turismo cobra 300 reais a mais, então resolvi tentar comprar sozinha…mas no site da rail europe não conclui a venda, recbi um email dizendo para aguardar 3 dias que vão entrar em contato…ou para eu ligar em um 0800 que nunca está disponível. È assim mesmo? Não queria esperar, pois a passagem é para daqui a um mês e o preço já está muito alto…o que vc me aconselha? tentar outro site? estou meio perdida…rsss
obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Bel, eu te aconselho o site da empresa oficial francesa de trens. Eles não cobram nenhuma comissão. Site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
christina
obrigada Rodrigo, mais uma vez Conexão Paris respondendo prontamente a minhas duvidas. um abraço
christina
oi Rodrigo!!! prefiro comprar no balcao das estações porque ja tive problemas com compra na internet e tive que comprar outra passagem para poder embarcar. Em agosto vou estar em Paris e pretendo comprar minhas passagens na Gare de Montparnasse. Qual é o horario de funcionamento dos guiches a noite? São 24 horas? Um abraço
Rodrigo Lavalle
Christina, não são 24 horas, ficam abertos até 21:00.
Abraços.
Jacqueline Temponi
Olá, tentei agora há pouco comprar duas passagens pelo site voyages e quando fui confirmar o pagamento com meu cartão Visa, apareceu a seguinte mensagem: “Ce paiement bénéficie du contrôle 3D Secure. Votre banque effectue une authentification avant de procéder au paiement.
En cas de doute sur la procédure à suivre, contactez votre banque.
Vous pouvez également choisir un autre mode de paiement ou un autre mode de retrait, depuis le lien “Modifier la commande” sur la page de paiement. ”
Como não apareceu nenhuma confirmação, nem recebi nenhum e-mail, voltei na loja e tentei passar outro cartão, um Mastercard e apareceu a msm mensagem. Agora estou com medo de cobrarem duas vezes. Como faço para cancelar uma das transações?
Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Jacqueline, não se preocupe, os cartões não foram debitados. Existe uma incompatibilidade entre o site Voyages e os cartões de crédito brasileiros. Algumas pessoas conseguem efetuar a compra e outras não. Me escreva no email [email protected]
Abraços.
Angelica
Olá Lina! Comprei passagens de trem pelo site Rail Europe (achei mais prático que o SNCF) e as recebi pelo e-mail. Uma delas, Paris para Verona, é na primeira classe e consta os nomes dos dois passageiros (eu e meu marido), nas outras (todas de pequenos trajetos na Itália) constam somente o nome do meu marido, que foi quem fez a compra. Será que terei problemas? Como devo proceder ao chegar na estação em Paris?
Rodrigo Lavalle
Angélica, imagino que por serem trechos entre cidades pequenas não haverá problemas. Leve o cartão de crédito que você utilizou para comprar as passagens. Se as passagens forem e-billets (você mesma é quem vai imprimí-las) elas não precisam ser compostadas na estação de trem aqui em Paris. É só embarcar e ter junto o passaporte.
Abraços.
Lívia
Oi Lina!
Também farei bate-volta Paris-Amsterdam agora em abril. Não consegui comprar a passagem com meu cartão Visa Internacional na Thalys. Dizem que a mensagem que aparece – Verificar By Visa- só funciona com os bancos Itau e Bradesco. Usei um cartão da American Express. Recebi minhas passagens pelo meu e-mail. É necessário validar? Como faço para reservar os assentos? Agradeço desde já!
Rodrigo Lavalle
Lívia, como são as passagens que você recebeu? Você pode me enviar uma foto delas no email [email protected]?
Abraços.
Denise
Olá Lina,
Em maio ficarei 15 dias em Paris e estou querendo fazer alguns passeios de bate e volta. Pensei em Dijon e Provins e talvez Tours. Será que posso deixar para comprar as passagens quando chegar em Paris? Passagens regionais também têm aumento de preço conforme a data da compra?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Denise, tem aumento mas não muito significativos para os destinos próximos à Paris.
Abraços.
Antonio
Prezada Lina,
Efetuamos uma compra de passagem de Paris/Aeroporto Charles de Gaulle para Strasbourg, trem TGV. A compra foi feita pelo site http://www.voyages-sncf.com/; escolhemos a modalidade e-ticket e pudemos estabelecer os nossos nomes, sobrenomes e numeração de assentos. A compra foi feita com sucesso: o site da SNCF se comunica com o site do Itau (em nosso caso) e este solicita o iToken. Por fim o bilhete foi gerado com sucesso, contendo os dois nomes separados e um QRCODE. Isso foi em 14/03/2013.
No dia seguinte, tentamos efetuar a seguinte compra pelo mesmo site: de Strasbourg para Berna/Suíça. Neste caso é um trem internacional. Observamos logo de início que não há opção de impressão por e-ticket. Até aí tudo bem, pois escolhemos a opção de retirada no Guichê.
O que realmente está gerando dúvida é que nesta segunda compra, o site só dá a opção de colocar um único nome, que é o do comprador/dono do cartão de crédito. Eu vou com a minha esposa e nós temos sobrenomes diferentes.
Se eu comprar e os bilhetes forem emitidos somente em meu sobrenome podemos ter problemas?
Obrigado,
Rodrigo Lavalle
Antônio, os bilhetes a serem retirados nos guichês da SNCF aqui em Paris são bilhetes comuns não-nominais e ao portador. O seu nome é só um nome de referência para a empresa. No entanto, diferente dos e-tickets, esses bilhetes precisam ser compostados antes do embarque. A compostagem é feita em máquinas amarelas existentes nas plataformas de embarque (como essa da foto nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2008/11/17/atencao-no-trajeto-aeroporto-charles-de-gaulle-e-paris/).
Abraços.
Jaime
Olá. Comprei passagens no site do idTGV (www.idtgv.com) e agora preciso imprimir os bilhetes. Estou com dúvida quanto ao preenchimento do nome dos passsageiros. Nas passagens aéreas normalmente as agências ignoram o nome do meio e consideram apenas SOBRENOME e PRIMEIRO NOME. As passagens de trem também devem ser assim? Por exemplo, se alguém se chama JOSÉ DA COSTA ENCOSTADO devo preencher sobrenome ENCOSTADO, nome JOSÉ, ou SOBRENOME ENCOSTADO, nome JOSÉ DA COSTA? No passaporte o nome vem completo. Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Jaime, se a pessoa tem dois nomes e dois sobrenomes, por exemplo, Paulo Eduardo Vieira dos Santos, o nome (‘prénom’ em francês) é Paulo Eduardo e o sobrenome (‘nom’ em francês) é Vieira dos Santos. Preencha as passagens de acordo com os passaportes pois são eles que servirão para compravar que as passagens são suas.
Abraços.
Henrique Avallone
Bom dia!!! Tenho uma duvida, irei fazer minha primeira viagem de trem de Paris/Londres com um amigo e gostaria de saber se as poltronas do trem são numeradas?
Rodrigo Lavalle
Henrique, são numeradas. Você não escolhe o número, ele é determinado automaticamente. Se você comprar as 2 passagens juntas os lugares serão automaticamente lado a lado.
Abraços.