POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
ELINE
é confiavel comprar passagem do eurotrem pela raileurope ? comprei a forma que imprime em casa e nao consigo confirmar meu booking reference no site do eurostar
grata
Rodrigo Lavalle
Eline, o site é confiável sim.
Abraços.
Patricia
Só pra deixar meu depoimento. Tentei hoje comprar as passagem com Ourocard Platinum, e só funcionou quando escolhi a opção do e-billet, porque aí foi para o verified by visa. Tentei com o bone libre service primeiro (que não tem o verified by visa) mas a transação foi negada, acho que nem chegou no banco.
rachel aquilla
Bom dia, Rodrigo.
Eu não estava conseguindo comprar passagens da TGV pelo site deles e o RAILEUROPE cobra o dobro do valor. Daí encontrei no site de vocês uma dica de um leitor. Consegui comprar três dos seis trechos que eu precisava, pelo sistema de validar nas máquinas deles. Agora estava lendo este tópico e vi que as pessoas estão tendo problemas quando compram mais de um trecho pela internet. O que devo fazer? Dois dos meus trechos são bem baratos, o mais caro é o Paris-Tours. Tem como eu garantir que ao menos esse o bilhete imprima corretamente (tipo, posso escolher qual trecho vai dar certo? hehe). Estou pensando em não comprar os outros três trechos que faltaram e deixar pra comprar quando chegar em Paris, será 9 dias antes das viagens, será que consigo comprar sem problemas? São trechos bem pequenos (amboise-tours, tours-chenonceau-tours).
Rodrigo Lavalle
Rachel, pode comprar. Traga o cartão que você usou para efetuar a compra como forma de comprovante. Você também pode deixar para comprar esses trechos curtos aqui, com os 9 dias de antecedência você vai conseguir achar passagens.
Abraços.
Gisele
Comprei as passagens no site hoje. Agora tem a opção do PayPal. O meu cartão internacional, por motivos desconhecidos, também não passou. Então mudei a opção de pagamento para PayPal e deu tudo certo!
luciano
tentei efetuar a compra pelo site da thalys, e não tive meu cartão master/bradesco internacional aceito… alguém sabe algo sobre?
Rodrigo Lavalle
Luciano, existe uma incompatibilidade inexplicável entre esses sites e os cartões de crédito brasileiros. Me escreva no email [email protected].
Abraços.
Davis Miranda
Srs. e Sras.
como relatado anteriormente comprei pela raileurope.com.br passagens (e-ticket) de Bruxelas p/ paris, porem apenas meu nome/sobrenome apareceu completo, já as passagens da minha esposa e da minha filha vieram com nomes incompletos. Como sugestão do Rodrigo Lavalle entrei em contato com o SAC da raileurope e recebi a seguinte resposta: “Prezado cliente,
Os bilhetes ponto a ponto ( com exceção dos Passes de Trem ) são ao portador, não são nominais, os nomes são para controle da Rail Europe que através de sistema arquiva os nomes e detalhes de contato caso seja necessário algum contato com o passageiro, sairam assim devido a uma questão de emissão do bilhete, e em alguns tipos de bilhetes apenas é emitido um dos nomes como lider do grupo de viagem, tanto no bilhete como no email de confirmação, em outros tipos de bilhetes os nomes podem estar impressos normalmente. De qualquer forma embarca normalmente com os bilhetes adquiridos.”
Acredito que essa resposta deva nos tranquilizar um pouco. Espero ter ajudado e mais uma vez agradeço a atenção de todos.
Rodrigo Lavalle
Davis, muito obrigado pelo esclarecimento!
Abraços.
Yara Romani
Boa Tarde! Alguém sabe me dizer se eu posso comprar as passagens de trem tanto no site da Eurostar quanto a Thalys com um cartão de crédito de uma outra pessoa que não seja os passageiros? ex: irei viajar com meu namorado, porém, utilizarei o cartão de crédito da minha irmã (levarei o cartão na viagem)
Grata.
Rodrigo Lavalle
Yara, pode sim desde que você traga o cartão utilizado na compra das passagens. Que é o que você fará. Pode ser que os fiscais de passagem peçam para ver o cartão que foi utilizado para a compra.
Abraços.
Aurea Costa
Davis Miranda
Veja se atraves do site http://www.raileurope.com.br voce consegue tirar sua duvida. Comprei passagens atraves do site há poucos dias. Sai mais caro mas é em português.
Davis Miranda
Rodrigo,
minha opção foi e-ticket pelo Rail Europe. Os bilhetes de Paris a Bruxelas (Thalys) vieram, cada um, por email e estão corretos. Já para os bilhetes de Bruxelas a Paris (CDG) que é pela SNCF foi enviado, por email pela Rail Europe, um link para imprimir os bilhetes. Estes bilhetes constam erros. Não aparece o nome da minha esposa, apenas o sobrenome. No bilhete da minha filha, apenas as 3 primeiras letras do seu nome. O sobrenome da minha filha está correto. O meu bilhete está correto. Grato mais uma vez pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Davis, envie um email para o SAC da empresa. Eu não posso garantir que você não vá ter problemas. Já aconteceu comigo do bilhete do adulto sair com o nome da criança e vice-versa mas o fiscal não disse nada ou não percebeu.
Abraços.
Maurício
Olá e felicitações…
comprei para o dia 04 de maio 2014 quatro passagens para um bate e volta à Bruges. Não havia opção para a compra por e-ticket. Então minha opção foi pegar a passagem no terminal (le retrait en borne libre service)que parece ser a mais segura. Minha dúvida é se posso pegar as passagens um dia antes ou só no dia???? …. Antecipadamente agradeço
Rodrigo Lavalle
Maurício, você pode pegar um dia antes. Não se esqueça de trazer o cartão de crédito que você utilizou para efetuar a compra das passagens.
Abraços.