POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Davis Miranda
Comprei passagens para 3 pessoas (eu, esposa e filha) de Paris para Bruxelas e Bruxelas para Paris (CDG), porém nas passagens de Bruxelas/Paris apenas o meu nome/sobrenome veio correto, o da minha esposa veio apenas o sobrenome e da minha filha veio as 3 primeiras letras do seu nome e o sobrenome correto. Nas passagens da Thalys (Paris/Bruxelas) os nomes/sobrenomes vieram corretos. Foi realizado apenas uma compra pelo Rail Europe. Poderei ter algum problema ao embarcar em Bruxelas? Qual solução vocês recomendariam? Grato pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Davis, você optou pelo e-ticket ou a passagem foi enviada pelo correio?
Abraços.
Tissi
Gente o site da RAILEUROPE não está mais vendendo! estou bem preocupada pois preciso comprar o trecho Munique-Roma e eles não oferecem mais o e-ticket! Alguém mais com esse problema? qual a saída nesse caso?
Rodrigo
Olá Rodrigo.
Comprei dois tickts de antuérpia para Amsterdã direto pela Thalys… só que na hora de colocar o nome e o ultimo sobrenome da minha namorada eu coloquei o nome e nome do meio. Você acha que terei problema com isso ?
Obrigado
Rodrigo.
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, não sei te dizer. De qualquer forma, além do passaporte, leve também o cartão de crédito com o qual você pagou a passagem.
Abraços.
Aline Dolci
Olá,
Vou viajar agora em dezembro para Praga -Viena-Budapeste e não estou conseguindo comprar passagens, aparecem os horários mas para comprar diz ou indisponível ou pede para entrar em contato com a Central de venda. Já tentei por http://www.oebb.at; http://www.bahn.com; http://www.cd.cz . Só aparece pela raileurope.com mas já vi que é mais caro… alguma sugestão? Ou ideia porque não consigo comprar nos outros sites? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Aline, não conheço esse site. Como o foco do Conexão Paris é Paris e a França, nós recomendamos o site francês: http://voyages-sncf.com.
Abraços.
Michael
Olá de novo pessoal do ConexãoParis! Mais uma dúvida/problema. Estou tentando comprar passagem de trem de paris para munique para dia 18/jan pela SNCF. Mas, quando seleciono esta data especificamente, nenhum horário de trem aparece. O estranho é que já há horários até para fev/2014, mas para este dia não tem nada. Vocês sabem o que pode estar acontecendo?
Grato,
Michael
Rodrigo Lavalle
Michael, eu fiz um teste e apareceu uma mensagem dizendo que as passagens para os trens no dia 18/01/2014 não estão abertas para a venda. Não sei o motivo. Te aconselho a continuar tentando.
Abraços.
Erica
Olá Lina,
Tudo bem?
Eu posso comprar as passagens separadas pela Internet, no modo e-ticket?
Primeiro eu compraria a minha, finalizaria o processo e depois eu compraria do meu marido.
Não me importo de sentar em lugares separados.
Assim funciona, certo?
Muito obrigada! Parabens pelo seu Blog.
Rodrigo Lavalle
Erica, eu já comprei passagens para vários grupos de pessoas, usei o meu próprio cartão de crédito e não estava junto do grupo quando eles viajaram. Em determinado momento da compra você vai ter que colocar o nome de cada passageiro. Eu fiz isso e nenhum desses grupos teve problema. Mas, se você se sentir mais segura fazendo desse modo que descreveu, faça assim.
Abraços.
Ana Cristina
Adriano, como você conseguiu resolver?
Ana Cristina
Jorge Pereira, qual o email que você entrou em contato com o SNCF? Aconteceu o mesmo comigo e não sei como entrar em contato.
Rodrigo Lavalle
Ana Cristina, os meios de contato que a SNFC disponibiliza estão nessa página: http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous.
Abraços.
Ronaldo S. Silva
Lina eu novamente, vou ficar hospedado na 5 ave. Duquesne, para eu comprar a passagem de trem da Thalys para Amsterdam é melhor ir a pé 2 km até Gare du Montparnasse ou de metro até Gare du Nord ?? Muito obrigado pela ajuda =)
Rodrigo Lavalle
Ronaldo, jamais que eu vou permitir que você vá a pé com malas da avenida Duquesne até a gare Montparnasse. Longe demais. Ande até a estação Saint-François-Xavier e pegue a linha 13 do metrô até a estação Montparnasse-Bienvenüe.
Abraços.
Ronaldo S. Silva
Em agosto pesquisei passagens no site da Thalys de Paris para Amsterdam e elas custavam 79 euros. Conversei com a Lina e ela disse que não seria muito mais caro comprar la em Paris pessoalmente em uma estação. Mas hoje refiz a mesma pesquisa no site da Thalys e a passagem já aparece pra mim a 119 euros. Estou preocupado pois vai custar muito caro esta passagem lá na estacao uma semana antes ! ?
Rodrigo Lavalle
Ronaldo, a tendência são as passagens irem ficando mais caras a medida que a data da viagem se aproxima. Existe também variação de preço com relação ao horário e dia da semana. Passagens para cidades mais próximas à Paris costumam ter quase o mesmo preço sempre.
Abraços.