POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Michael
Olá pessoal do Conexão Paris. Muito bom o site, com dicas que ajudam bastante.
Estou estudando a melhor forma de comprar passagem de trem de Paris até Munique.
Pela SNCF eu só posso comprar para retirada nos guiches da própria SNCF em Paris. Este processo é fácil de fazer? Sei que preciso apresentar o CC utilizado na compra e o e-mail de confirmação, mas falo zero de francês. Será esta a melhor maneira?
Me indicaram também a compra pelo site da Bahn que seria mais fácil e já receberia o e-ticket por e-mail. Mas não sei se é indicado pois o trem é TGV (francês). Pensei também que pode ocorrer o problema do nome relatado no post.
O que acham?
Rodrigo Lavalle
Michael, o processo é fácil sim. Não esqueça de trazer o cartão utilizado na compra das passagens, esse é o modo clássico francês de retirada de passagens ou ingressos comprados pela internet. Se você não quiser interagir com um atendente você pode retirar as passagens nas máquinas de venda que ficam nas estações, próximas aos guichês.
Abraços.
VIRGINIA
Olá Lina!
Simulei uma compra pela SNCF (já que para a data que preciso ainda não está a venda) saindo do aeroporto de Genebra até Paris. Tem um trecho do aeroporto até a estação Cornavin de Genebra em que aponta que não há reserva de lugar. Como fica essa situação? Se o trem não tiver lugar não posso fazer o trajeto? Pego o próximo?
Também pretendo comprar minha outra passagem entre Paris e Bruxelas pela Thalys. Li vários posts do seu site, mas não vi ninguém reclamando de problemas com o Thalys Ticketless, você já soube de algo? Pretendo imprimir o comprovante pelo e-mail.
Tenho usado muito do seu site para organizar a minha viagem. Principalmente no que se refere às passagens de trem.
Muito Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Oi, Virginia, os trens onde não é possível fazer reserva de lugar são trens urbanos como se fossem metrôs. Se não tiver lugar disponível para sentar, as pessoas viajam em pé. Imagino que deva ser um trajeto curto.
Os problemas que ocorrem com essas empresas de trens são que, geralmente, os cartões de crédito brasileiros são recusados. Incompatibilidades…
Abraços.
Mary
Oi, Lina
Pretendo ir de Paris a Tours dia 14/10, , assim que chegar pelo aeroporto Orly, posso deixar para comprar as passagens na hora? Qual estação eu pego?
Lina
Mary
Pode comprar na hora. O trem sai da estação Gare Montparnasse. Vá de táxi até lá. Pagará menos de 28 euros pelo trajeto.
Jorge Pereira
Também tive problemas tentando comprar no site da SNCF. Meu cartão foi recusado dias 07 e 10 de setembro e nas duas vezes recebi SMS do banco confirmando a compra. Tenho trocado e-mails com o atendimento ao cliente da SCNF, que são gentis mas não resolvem. O gerente do meu banco me informou que provavelmente o débito não será feito mas tenho que aguardar 8 dias. No site da Rail Europe as passagens ficam muito mais caras. Será que lá funciona?
Lina
Jorge
O raileurope é um site da SNCF para atendimento aos clientes que não são franceses. Por isso os bugs com cartões de outros países não existem. Mas é muito mais caro.
Uma solução que indico é entrar em contato com uma pessoa que indicamos e que presta seviços aos leitores do blog. Peça à ela para comprar suas passagens na SNCF. Veja quanto custa este serviço. Se compensa ou não. Muitos leitores optaram por esta solução.
a pessoa se chama Rodrigo: email de contato [email protected]
Virgínia
Olá Lina!
Simulei uma compra pela SNCF (já que para a data que preciso ainda não está a venda) saindo do aeroporto de Genebra até Paris. Tem um trecho do aeroporto até a estação Cornavin de Genebra em que aponta que não há reserva de lugar. Como fica essa situação? Se o trem não tiver lugar não posso fazer o trajeto? Pego o próximo?
Também pretendo comprar minha outra passagem entre Paris e Bruxelas pela Thalys. Li vários posts do seu site, mas não vi ninguém reclamando de problemas com o Thalys Ticketless, você já soube de algo? Pretendo imprimir o comprovante pelo e-mail.
Tenho usado muito do seu site para organizar a minha viagem. Principalmente no que se refere às passagens de trem.
Muito Obrigada!
camila
Comprei minhas passagens no site da eurail mesmo. Você acha que é seguro?
Lina
Camila
É seguro sim. Não se preocupe.
Mara
Olá Lina
Preciso de sua preciosa ajuda mais uma vez. Estarei no 8 arrr proximo ao metro George V. Vou pegar um trem para Belgica que sai às 8:57h da Gare du Nord. Como nao conheço a estacao, quanto tempo antes da saida do trem vc acha que devo sair de casa? É melhor RER ou metro nesse horário? Qual as mudanças de linha que tenho que fazer se for de metro? Muitíssimo obrigada. Abcs.
Lina
Mara
Chegue na estação 40 minutos antes do embarque. Se pegar metro levará em torno de 40 minutos para chegar na Gare du Nord pois terá que trocar de linha em Châtelet. Se pegar RER o trajeto será bem mais curto, em torno de 20 minutos porque terá também que trocar de RER. Eu te aconselho pegar táxi. Muito mais confortável. Neste caso o taxi levará no máximo 20 minutos.
Fernando
Lina,
Desculpe-me por abusar de sua boa vontade, mas tenho outra dúvida. Verifiquei que existe uma diferença de preço bastante considerável entre os preços da TGV (que sai do CDG) e aquele que sai da Gare de Lyon (IDTGV). Constatei, ainda, que a opção “borne libre service” só é possível na compra do TGV que sai de CDG que é quase dobro do IDTGV. Diante disso, gostaria de saber se é possível comprar o bilhete PARIS/MONTPELLIER na estação Gare de Lyon e se há alteração no preço. Por último, gostaria de saber qual o tempo necessário e seguro para o deslocamento de CDG e Gare de Lyon. Muito obrigado!
Lina
Fernando
O IDTGV é uma tarifa complicada. Ela é prioritariamente destinada aos franceses por isso conseguimos comprar as passagens com esta tarifa somente em certas circunstâncias. Eu não tenho muita experiência com IDTGV porque é difícil conciliar datas e horários. Mas IDTGV é uma das tarifas mais baratas da SNCF.Não sei te dizer se a tarifa será a mesma se comprar no guichê da Gare de Lyon. Talvez não seja já que IDTGV é vendida com antecedência e os passageiros escolhem se querem vagão silencioso ou não.
Entre CDG e Gare de Lyon conte 1 hora.
Fernando
Lina,
Chegarei em Paris no dia 05/09, às 08:20, no aeroporto CDG e gostaria de saber qual o meio mais econômico de me deslocar para Montpellier. Fiz umas pesquisas e verifiquei que tem um TGV que sai da Gare de Lyon às 12:05, assim, gostaria de saber se esse intervalo de 3:45 hs seria suficiente para o deslocamento. Por último, tenho tentando comprar passagens pelo site http://www.voyages-sncf.com/billet-train e sempre dá mensagem de que o processo foi interrompido por problemas com o pagamento por meio do cartão de crédito, você saberia me dizer se isso é comum e como resolver.
Grato por sua atenção.
Lina
Fernando
A compra com cartão de crédito brasileiro às vezes é complicada. Leitores resolveram o problema através do banco e da liberação de n
ao sei o quê. Me esqueci os detalhes dos milhares de comentários do blog. Contate seu banco e verifique seu cartão de crédito e o uso dele no estrangeiro.
pedro paulo
Estou comprando as passagens de trem na frança pelo site SNCF e estava somente dando erro ao final da compra, vendo as msg deste post vi que devo comprar para retirar o tickt na máquina selecionando a opção Borne Libre Service ocorre, que para esta opção não posso colocar o nome dos passageiros, no caso eu e minha esposa. Somente há o campo para o nome de quem vai pagar pelas passagens, alguém sabe me dizer se os fiscais estão implicando por não ter o nome dos dois passgeiros? Seria melhor eu comprar uma passagem de cada vez e ir em poltronas separadas ou arriscar e comprar as duas juntas e ver no que vai dar na hora do embarque? Viajo dia 13/10/2013, se puder me ajudar agradeço. Abraço a todos.
Lina
Pedro Paulo
Eu acabei de comprar duas passagens e retirei nos guichês. São duas passagens com o mesmo sobrenome, sem os nomes. Coloque somente o seu sobrenome. Você terá duas passagens para dois adultos da mesma família.