POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
591 Comentários
Madá
Acho que nessa opcao de imprimir o bilhete em casa não dá esse problema de nomes não, pois vc precisa preencher os nomes e idades. Essa opção de tirar na maquinas na estação acho bem complicado e arriscado. Além de todos os problemas já citados, já aconteceu comigo de o cartão perder a validade entre a compra antecipada e a data da viagem e outra vez, a maquina que leu meu cartao estava com defeito e quase bloqueou meu cartao por nao reconhecer a senha.
A sugestão da Sophia é boa e já fiz isso também. Porém, se precisar ir ao guichê, as filas costumam ser grandes mesmo.
Se vc estiver com muitas malas ou mala pesada, é bom lembrar que a estacao de trem de muitas cidades não tem elevador nem escada rolante e voce pode precisar subir e descer escadas para ir da plataforma até a saída. O embarque e desembarque nos vagões com malas também estressa um pouco. Achar um carregador nem sempre será possível.
Sophia
Se houver uma boutique da SNCF próxima a seu hotel ou apartamento, uma possibilidade é comprar pelo site e retirar na boutique em dias anteriores à viagem. Se a viagem é muito cedo, já chegar na estação com o bilhete é mais tranquilo.
Adriane
Olá, eu comprei o e-ticket e não tinha como imprimir, cheguei 1 hora mais cedo para verificar o que eu poderia fazer. Eles não imprimem na estação este tipo de tarifa, fiquei desesperada, mas dae ele me explicaram que se eu mostrasse a passagem no meu Iphone estava ok. Adorei! Apenas mostrei a imagem do QRCode e tudo certo, ele nem olhou nome ou qualquer outra informação, apenas fez a leitura do código.
Lina
Adriane
Os jornais franceses relataram o caso do fiscal que não aceitou a imagem do QRCode. Como a mídia tem tratado deste problema talvez a direção da SNCF dê ordem aos fiscais para aceitarem.
Fernanda H.
Ola! Também ja comprei inumeras vezes as passagens eletrônicas, e nunca tive problemas. No momento da compra os campos para preencher nome, sobrenome e data de nascimento de cada passageiro aparecem claramente. Acho mais pratico do que as passagens tradicionais, porque as maquinhas da SNCF so aceitam cartão com chip e não aceitam American Express, e nos guichês as filas costumam ser longas…
Monica
Ola! Lina,
Ja havia comprado as passagens para 3 trajetos para familia e fiquei apreensiva. Li os comentarios e relaxei um pouco pois na realidade como ingressei com o nome e data de nascimento de todos. Obrigada pela dica!
Débora
Oi Lina! Já comprei passagens Paris-Grenoble (ida e volta) no site da SNCF durante a minha viagem e, já que não tinha como imprimir, optei por retirá-las no guichê da estação. Além de apresentar meu passaporte e cartão de crédito com que efetuei a compra, só precisei dizer qual a “Référence de dossier”, um conjunto de letras que me foi enviado por e-mail. Nâo tive absolutamente nenhum problema!
Nilda
Lina. O meu e-ticket veio com meu nome incompleto, faltando a ultima vogal do meu nome. Vc acha que haverá algum problema?
Lina
Nilda
Acho que não. Depois destes artigos nos jornais franceses a SNCF deve ter feito uma reunião com os fiscais “antipáticos”.
Priscila
Uma dica: para quem quer comprar pelo site e para que cada passagem saia com o nome do seu respectivo dono, basta realizar um cadastro no site para cada passagem que será comprada. Dá trabalho também, mas depois, pelo menos, ganha-se tempo durante a viagem. Além do que o e-ticket não precisa ser validado nas caixinhas e existem muitos turistas desatentos que esquecem de validá-los ou não acham as caixinhas. Ou as caixinhas não estão funcionando! Essa última situação já aconteceu comigo!
Agora, se um funcionário trabalha numa empresa que tem um sistema de compras de passagem pela internet e que pode acontecer essa situação de 1 pessoa comprar para várias e a passagem sair com um único nome…se esse funcionário não sabe disso ou se ele finge não saber disso para “estorquir” dinheiro do turista, então isso é pura safadeza! Me desculpe!
Pois, se você parar pra pensar várias coisas saem com um único nome. Como por exemplo as reservas do hotel.
Complicado!
Maria das Graças
Já comprei passagens para duas pessoas e não tive problemas no preenchimento dos dados dos dois passageiros. Imprimi em casa e no dia da viagem embarquei no maior conforto.
Voltei ao site agora e continua como era. Voce vai avançando na compra e as telas vão abrindo para que preenchamos os campos com os dados dos passageiros, escolha os lugares e também se quer imprimir em casa ou receber pelo correio, etc.
Antes de imprimir é preciso checar se todos os dados estão corretos.
Nick
Oi Lina, neste ano comprei os bilhetes do TGV Paris-Reims pelo site da SNCF e imprimi os e-tickets. Comprei no meu cartão de crédito a minha passagem e a de um amigo que viajava comigo, e no site tinha a opção dos nomes dos passageiros. Cada e-ticket tinha o respectivo nome e no trem não tivemos esse problema. O importante é ficar atento na hora da compra pelo site.