POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
591 Comentários
Adriana Aparecida de Castro
Boa tarde!!!
Comprei meus bilhetes de Paris a Bruxelas no site da Rail Europe, ontem eu recebi um email de cancelamento desse trecho, fui trocar os bilhetes esta me cobrando o dobro do valor.
Gostaria de saber se eu deixar para trocar na estação os valores serão diferentes?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Adriana, provavelmente o dobro do valor é porque a viagem está próxima. À medida que a data da viagem se aproxima, os valores das passagens aumentam.
Talita
Adriana, voce conseguiu o reembolso da sua viagem? aconteceu a mesma coisa comigo agora
Bianca
Rodrigo, estou desesperada!! Em 11/01/2018 comprei tickets de trem pela SNCF de Munique para Paris para o dia 25/05/2018. A única opção que estava disponível era para receber em casa. Como não tinha outra opção, achei que era tranquilo. Mas não recebi até hoje!!! Quando entro em contato eles só falavam que vou receber até 10 dias antes da viagem, mas eu já estarei na Europa!! Viajaremos em 06/05/2018. Estou completamente perdida, realmente não sei o que fazer. Tem alguma sugestão?
Rodrigo Lavalle
Bianca, sugiro que você entre novamente em contato com eles e diga que 10 dias antes da viagem você já estará na Europa; peça a eles que lhe enviem as passagens por email. A passagem que você comprou pode ser reembolsada?
Pablo
Oi Luiz! Você viu as distâncias? São no mínimo 7 horas no trem mais rápido de Rostock à Colônia, com ao menos uma baldeação. E mais quase duas horas à Bruxelas. Sem falar que Colônia não fica exatamente no caminho, você deve comprar duas passagens separadamente.
Já pensou em voar?
Pablo
Oi Luiz! Pois é, a Rail Europe é idônea, porém mais cara. Melhor comprar direto, no caso da Alemanha, na Deutsche Bahn:
http://www.bahn.com/en/view/index.shtml
Luiz Alberto Barros
Rodrigo, eu sempre comprei pela Rail Europe, tanto recebendo o ticket em casa como imprimindo e trocando lá, e nunca tive problema. Já fui atendido por telefone, inclusive, por um atendente argentino falando português. Desde sexta-feira estou tentando contato com esse mesmo telefone e não estou conseguindo. Daí fui verificar, nos comentários, se havia outro número e li que comprando diretamente fica bem mais barato. Qual seria o site direto para eu comprar o trecho de Rostock (Alemanha) para Bruchelas (Bélgica), com conexão em Colônia (Alemanha)? Desde já agradeço!
Rodrigo Lavalle
Luiz, você pode comprar no site da SNCF ou no site correspondente alemã dela citada pelo Pablo no comentário acima. Uma questão é que, muitas vezes, há uma incompatibilidade entre esses sites e as operadoras de cartão de crédito brasileiras, isso faz com que muitas pessoas não consigam comprar passagens nesses sites. Esse problema não acontece no site da Rail Europe.
berta
rail europe e idoneo????
Rodrigo Lavalle
Berta, sim.