Após passar por várias experiencias não satisfatórias, decidi que nunca mais peço o menu degustação (1) de um restaurante.
Os bons restaurantes, sobretudo os restaurantes que entram na categoria gastronômicos, possuem com frequência esta opção. Abrimos o cardápio e lá está, antes mesmo das outras escolhas, o famoso menu. Às vezes ele apresenta uma versão simples, somente os pratos, e outras vezes a versão completa com a harmonização dos vinhos.
Mas do que se trata?
Com esta proposta, o restaurante deseja apresentar as melhores receitas do chef. O objetivo é mostrar ao cliente uma gama variada de sabores e texturas e seduzi-lo com o que o restaurante tem de melhor. Este menu propõe um número elevado de serviços, duas ou três entradas, pratos principais e sobremesas.
Teoricamente a proposta é excelente. Mas na realidade ela é decepcionante por duas principais razões.
Com seis ou mais serviços, a quantidade de cada prato é imperativamente pequena. Do início até o fim da refeição temos uma série de pequenas porções. Um desfile de pequenas entradas, de pequenas pedaços de carne ou peixe e, para finalizar, mínimas porções de sobremesas.
Este é o primeiro defeito desta proposta. No final da festa, eu não tenho mais fome mas não estou satisfeita. A sucessão de pequenas quantidades não consegue substituir o prazer de uma boa entrada, um bom prato principal e de uma boa sobremesa.
Todas as vezes que pedi o menu degustação, o primeiro serviço já foi acompanhado pelo desejo do “quero mais”. Este sistema nos impede um real mergulho no sabor do prato através de várias e gourmandes garfadas. Ficamos ali ciscando pedacinhos.
E, para agravar a situação, o tempo é longo demais. Este é o segundo defeito. Os inúmeros pratos pedem um tempo mais dilatado que o da tradicional refeição francesa. E nada pior do que uma refeição que se eterniza.
Esta opinião reflete meus gostos e manias. Imagino que a maioria goste, visto que encontramos esta opção com frequência.
(1) Este menu pode adotar vários nomes. Com frequência ele se chama degustação, mas pode ser apresentado de acordo com a imaginação do chef.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias à venda no site Minha Viagem Paris. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Daniel Reynaldo
Acompanho o blog há anos e realmente discordo desse post.Fui estágiario de cozinha por um ano em um hotel de luxo na Borgonha e lá os tamanhos das porções eram justas e muito satisfatórias.E em relação ao tempo entre cada prato, na verdade nós fazemos o tempo, pois o quando o maitre percebe que o cliente está finalizando, ele passa o course para a cozinha, sem haver demora alguma para ambos os lados.Digo isso pois além de estar no back por um tempo, tive o privilégio de degustar um dos menus degustação do local.Para os curiosos é o Hotel La Cote Saint Jacques e Spa, 3 estrelas michelin, na cidade de Joigny, 1 hora de Paris.
Patricia
Nossa, sigo há tempos seus post … Mês passado estive em Paris e elaborei um roteiro de restaurantes baseado nas suas recomendações. Dentre eles, destaco o excepcional Pottoka, no qual tive o prazer de provar o menu degustação. Foi divino ! Olha, viva a liberdade de manifestação e expressão, mas fiquei decepcionada com essa crítica aos menus degustação 🙁
Josane Galeno
Concordo 100 %! Já tive essa sensação e decidi que o menu degustação não combina por exemplo com um jantar romântico, mas pode ser uma boa pedida quando se está acompanhado de vários amigos!
jorge fortunato
Lembro quando fui ao Gastón y Astrid em Lima e não pude pedir o menu degustação porque minha reserva foi para às 22h e precisaria de mais ou menos três e meia para apreciar tudo … de fato, é cansativo, mas é uma opçao interessante. Há muitos anos, para festejar a conclusao de uma pós-graduação organizei um almoço num restaurante com menu degustação e passamos lá umas 6 horas… provando tudo, bebendo muito e conversando…
LAURA LOUREIRO
Concordo plenamente com o Moacir . Ia exatamente escrever o que ele já escreveu .
Ana Rita Rodrigues
Inteiramente de acordo Lina. Até vivi uns anos em Espanha e nunca simpatizei muito com o conceito das tapas justamente por essa sensação dede insatisfação… comemos muito mas saimos do restaurante com a impressão de que não jantamos! Lol
ana lucia
Adorei o texto da lina.sempre muito sincera nas impressoes e opinions. Moacyr e Eymard tb adorei os comentarios inteligentes e divertidos.
eymard
Lina, concordo com o seu texto e estou cada dia mais convencido sobre isso. Moacyr, compreendo quando voce diz acerca das escolhas e do prazer. Mas há exageros nos restaurantes gastronomicos. Alguns não tem oferecido opção de menu além do menu degustação completo. Também há uma certa “ditadura” do chef (não me entenda mal!!). O Chef quer te apresentar o melhor de sua “gastronomia”, quando, na minha opinião, o prazer do chef deveria ser ve-lo (ver-nos) comer e deliciar….Tenho tido uma certa “overdose” de menus fechados e isso me incomoda. Entrada+prato ou duas entradas+prato ou prato+sobremesa, ou entrada+prato+sobremesa muitas vezes é suficiente. Não há necessidade de um “desfile” de pequenas porções. Entendo que sejam propostas diferentes (uma brasserie, por ex, e um restaurante considerado “moderno”, gastronomico). Mas, mesmo nesse segundo conceito, há exageros. Hoje nossa experiencia foi excelente em um restaurante com menu fechado. Mas uma sequencia deles (restaurantes com menus fechados) é até mesmo enfadonho. Gosto quando o chef respeita o cliente e quer agradá-lo. Quer ve-lo feliz. Comendo uma sequencia pre-definida ou deixando em aberto para que ele componha um menu e possa fazer a sua experiencia. Caso contrário vira um, com o perdão da palavra, mc donalds gastronomico. Tudo igual para todos. Com o mesmo gosto e os mesmos ingredientes. Muita espuma de parmesão, tupinambur, aspargos….Lina, proponho que comecemos, já, uma provocação no bom sentido. Provoquemos os chefs. Eles precisam pensar mais no cliente do que neles mesmos. (nada mais chato do que aquele funcionário jovem, com terno escuro, cabelo engomado, explicando o prato…..com o mesmo tom de voz em todos os restaurantes gastronomicos). Quero o brilho nos olhos como vi nos restaurantes do Piemonte. Quero quase o “salivar” ao explicar um prato. Caso contrário, o ipad explicará seu prato com mais segurança. Voilá, adora a gastromia e suas polemicas.
Moacyr
Nossa Lina estou chocado com esse seu artigo. Eu gosto tanto dos seus textos mas vou ter que descordar categoricamente de voce. Eu acho o menu degustaçao o maior barato!!!
Eu acho que depende muito de como voce encara o objetivo da sua visita ao restaurante. Se o objetivo é comer alguns poucos pratos, em quantidades fartas e sem muita demora, eu entendo a sua opiniao. Mas entao acho que voce nao deveria frequentar os restaurantes chamados “gastronomicos”. Quando voce vai a um restaurante desse, que de fato estabeleceu o menu degustaçao como seu carro chefe, tendencia evidente dos bons restaurantes abertos em paris nos ultimos anos, o grande barato é descobrir a cozinha do chef, poder degustar a maior variedade possivel de pratos e ser surpreendido com texturas, sabores e combinaçoes que voce nao encontraria em nenhum outro lugar. Como um grande apaixonado pela gastronomia, isso é o que me faz ter a paciencia de reservar uma boa mesa com antecedencia e passar horas no restaurante acompanhado da minha esposa e uma (ou porque nao duas) boa garrafa de vinho. O menu degustaçao é uma grande experiencia (certo com altos e baixos algumas vezes), um prazer imenso para os curiosos gastronomicos e amantes de uma boa mesa. Viva o menu degustaçao!
Lina
Moacyr
Sua opinião é diferente da minha, nem por isso eu estou chocada. Ao contrário. Fico feliz diante da diversidade, diante de espaços que aceitam opiniões contrárias, diante da liberdade de expressar opiniões sejam elas concordantes ou divergentes.
Ótimo você gostar de Menus Degustação. Meu marido também adora. Nem por isso ele pediu divórcio.
Espero que você não vai divorciar do Conexão Paris porque eu não gosto deste menu.
Lilianne
Estou aqui rindo deste texto, principalmente da parte “ciscando o prato”. Fui num restaurante destes que estao na moda e a entrada era ravioli de lagostin. Estava uma delicia mas vieram 3 raviolis pequenos que eu poderia ter comido em 1 minuto, mas dai cortei em pedacos pequenos para passar um pouco mais de tempo na minha entrada.